3 mitos sobre os catalisadores automotivos

catalisador mitos e verdades

O componente é pauta constante em centros automotivos. Afinal, quais são os mitos sobre o sistema de conversão dos gases do veículo?

Desde 1997, o catalisador é item obrigatório nos veículos do Brasil, porém desde o início dos anos 90, já era utilizado em diversos modelos. Internamente, o catalisador possui substrato metálico ou cerâmico com elementos ativos (Paládio, Ródio e Platina) para realizarem a conversão de gases nocivos resultantes da combustão e os transformando em água, gás carbônico e nitrogênio.

Mesmo após décadas de história, alguns fatos não são claros para todos os condutores. Para explicar alguns destes mitos, Stephan Blumrich, vice-presidente da fabricante de catalisadores Umicore fala ao Canal da Peça.

Catalisadores são totalmente eficientes contra gases poluentes do motor?

Verdade. O catalisador promove a conversão de 98% dos gases poluentes (hidrocarbonetos, monóxido de carbono e óxido de nitrogênio) em substâncias inofensivas à saúde.

Veja Também:

O Que é e Para que Serve o Catalisador?

Defeito no Catalisador Afeta o Meio Ambiente e o Seu Bolso

Luz da injeção acesa indica problemas com catalisador?

Mito: a origem da indicação de problemas com o motor por meio da luz amarela de alerta indica muitas vezes problemas de alimentação (injeção e bicos), ignição (velas, cabos, bobinas), ou também ao sensor de oxigênio (sonda lambda). Para se ter o diagnóstico adequado, é necessário realizar o protocolo OBD, ou mesmo o diagnóstico a bordo para identificar o código de falha correto.

“Os veículos já são dimensionados para utilizarem o catalisador, que depende de outras peças para funcionar apropriadamente. Por isso, é essencial realizar a correta manutenção e uma revisão a cada 10 mil quilômetros ou conforme descrito no manual do fabricante. O uso de combustível adulterado e óleos lubrificantes inadequados ou de má procedência são outros fatores que podem comprometer sua eficiência e durabilidade”, explica Stephan Blumrich, vice-presidente e diretor da Umicore.

catalisador
Catalisador tem a função de converter até 98% dos gases poluentes, provenientes da combustão, como hidrocarbonetos (HC), monóxido de carbono (CO) e óxidos de nitrogênio (NOx) em substâncias inofensivas à saúde humana

Remover o catalisador aumenta a performance do veículo?

Mito: A retirada desregula o sistema de injeção eletrônica e a contrapressão do sistema de escapamento, poderá haver perda de rendimento e aumento do consumo de combustível.

Sem a inspeção obrigatória, não é necessário verificar o catalisador?

Mito: Dada a importância do catalisador, deve-se realizar a inspeção e manutenção regular. A peça pode apresentar falhas em virtude da baixa qualidade do combustível, além de ser um sinal de problemas de ignição, por isso a inspeção do catalisador por meio da leitura dos gases é essencial.

“O catalisador é projetado para ter uma vida útil de, no mínimo, 80 mil quilômetros, e os motoristas devem tomar algumas atitudes para não comprometer a durabilidade quanto o funcionamento do componente. Novamente, é importante reforçar a atenção à qualidade do combustível, a necessidade de revisões periódicas e de inspeção veicular anual. É bom para o bolso do motorista e o meio ambiente agradece”, finaliza o executivo da Umicore.

Confira o vídeo do pessoal da Infra Cursos sobre a composição do catalisador

Crédito da foto de capa: PixFuel
Informações: Umicore

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Catalisadores
Juntas de coletor de escape
Filtro de ar
Corpo de borboleta
Bicos injetores
Colas automotivas

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica