O câmbio Tiptronic é um sistema que realiza a troca de marchas detectando a velocidade (km/h) e a rotação do motor (rpm).
Depois disso, ele decide o momento certo para realizar a troca de marcha, sendo empregado nas montadoras Audi, Volkswagen e Porsche.
Funcionamento
Os câmbios manuais utilizam engrenagens de tamanhos diferentes e engates individuais, ao contrário dos automáticos que se baseiam em um sistema de planetárias, com tamanhos diferentes e engatadas entre si.
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No lugar da embreagem, o câmbio automático utiliza um conversor de torque, componente responsável por transmitir a força do motor para o câmbio de acordo com a pressão em seu interior.
Dicas
- A função Tiptronic pode deixar de funcionar, se o conector do sensor que realiza o aumento e diminuição de marcha estiver mal encaixado. Verifique antes de tomar qualquer medida.
- Os veículos com transmissão automática não devem ser rebocados com as rodas no chão.
- Veículos com transmissão automática não pegam no tranco.
- Mantenha o nível de óleo do câmbio segundo as recomendações do manual do proprietário.
Confira um câmbio automático aberto e veja o seu funcionamento!
Utilização correta da alavanca seletora de marchas
A ideia que a posição “D” deve ser selecionada e mantida é equivocada, pois as outras posições existem para proporcionar um melhor desempenho e economia de combustível, proporcionando uma segurança e conforto ao condutor.
Veja as principais posições da alavanca seletora e suas aplicações:
CONSIDERAÇÕES: algumas outras nomenclaturas podem ser utilizadas em outros sistemas de câmbios Tiptronic.
- Posição “P” Parada ou Parking: sempre utilizada para estacionar o veículo, realizando o travamento das rodas motrizes.
- Posição “R” Ré: utilizada para deslocar o veículo para trás, sendo bloqueado a partida do motor, possibilitando uma maior segurança para o motorista.
- Posição “D” Drive ou Dirigir: posição mais utilizada pelo motorista, se iniciando na 1ª marcha, 2ª marcha e assim por diante.
- Posição “1” 1ª marcha: utilizada em aclives ou declives muito acentuados, como subidas em rampas, garagens de prédios, subidas de serra; aumentando assim a segurança e garantindo o menor desgaste do sistema de freios. A pressão interna da transmissão é aumentada ao máximo, devido as condições em que é empregada.
- Posição “2” 2ª marcha: deve ser selecionada para aclives ou declives mais acentuados, aumentando o efeito de freio motor. Para segurança a partida é bloqueada.
- Posição “3” 3ª marcha: quando esta posição é utilizada, limitamos a velocidade do carro. Utilizada para aclives suaves, usando a transmissão como freio motor, economizando o sistema de freio do veículo.
- Modo Normal: posição utilizada para a condução do dia-a-dia.
- Modo Esportivo: conhecido por aumentar a performance do veículo, este modo é obtido quando o condutor pressiona uma tecla na alavanca seletora ou no console e envia um sinal elétrico ao computador. Uma luz no painel acende, o computador seleciona o mapa de trabalho para que a troca de marchas ocorra mais tardiamente.
Modo Tiptronic
O câmbio Tiptronic possui dois trilhos para seleção de mudanças de marcha.
As posições P, N, R, D podem ser selecionadas normalmente, no trilho esquerdo do console.
No trilho direito do console central do veículo, a mudança de marchas é feita manualmente.
Para aumentar as marchas, basta dar um toque na alavanca em direção ao símbolo (+) ou para as reduções posicionar para a posição (-).
Veja a explicação em detalhes do funcionamento da alavanca Tiptronic pelo instrutor técnico da Volkswagen!
Créditos: Carburel, Quatro Rodas, APTTA.
Foto de capa Facebook: Rafael Micheski
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