5 dicas para você tunar carros dentro da lei

Tunar carros é um mercado de demanda crescente, com cada vez mais espaço para a inovação e a criatividade, tanto de mecânicos, quanto de proprietários de veículos automotores. Mas como fazer isso dentro da lei, sem violar as regras relacionadas à estrutura física e estética dos veículos? Customizar veículos não é tarefa simples, pois os procedimentos envolvidos na transformação de um carro deve seguir as regulações da Resolução 292 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Saiba como tunar veículos sem infringir a legislação:

Escolha rodas com o diâmetro de fábrica

É muito comum que proprietários que queiram tunar seus carros busquem alterar as rodas de proteção dos veículos, substituindo as peças originais. No entanto, para ficar dentro da lei ao fazer isso, é imprescindível que o diâmetro da roda seja mantido como o de fábrica, sem aumentar nem diminuir essa medida. Além disso, é importante observar a proteção que o para-lamas proporciona às rodas do veículo, por isso seus limites não podem ser ultrapassados.

Seja criativo ao escolher o visual do carro, mas sem prejudicar a usabilidade

Elementos como pintura e outros acessórios, como spoilers e bodykits, podem ser livremente adicionados ao veículo. Ao tunar carros dessa forma, o importante é que a visão periférica de quem dirige não seja comprometida. Respeitado esse critério, proprietário e mecânico têm maior liberdade para deixar a criatividade correr solta e escolher o melhor visual para cada carro dentro da lei.

Fique dentro da lei ao aumentar a potência de seu motor

Essa é uma das dúvidas mais comuns entre mecânicos e proprietários: é possível aumentar a potência dos motores e ainda assim permanecer dentro da lei? Sim! No entanto, é preciso observar alguns critérios, como o limite máximo de 10% em relação à potência de fábrica do veículo. Tunar carros além desse limite é ilegal e pode acarretar multas e pontos na carteira do proprietário.

Mantenha a suspensão e os freios de fábrica

Devido a questões de segurança, suspensão e freios de veículos devem ser mantidos como de fábrica. Alterações nesses componentes, como regulagem de altura e modificações no sistema de freio são consideradas ilegais e também acarretam multa.

Avalie as alterações de altura ao tunar carros

O rebaixamento de veículos é mais uma forma de customização bastante comum entre os amantes da tunagem de carros. Há quem prefira aumentar a altura dos carros, como os jipes. Ainda que as alterações de altura não sejam expressamente proibidas pelo Contran, a lei afirma que o Inmetro deve avaliar essas alterações caso a caso, para permiti-los ou não. Durante essa avaliação, rodas e pneus não podem tocar a carroceria do veículo. O peso bruto total do veículo deve ser de até 3.500kg e a altura mínima permitida é de 100mm (10 centímetros).

O Canal da Peça pode te ajudar a tunar carros sem infringir a lei, basta acessar nosso site e procurar os catálogos automotivos! Tem dúvidas ou sugestões? Deixe aqui seu comentário! Além disso, compartilhe aqui sua experiência com carros e colabore com a discussão!

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica