Os utilitários foram os primeiros veículos fabricados no Brasil. Dentre eles, alguns caminhões fizeram sucesso e inclusive são usados até hoje para o trabalho. Confira a seguir.
#1 Mercedes- Benz L-1111
A Mercedes Bens lança em 1964 uma série de caminhões destinadas ao seguimento dos médios. Ele é considerado um dos principais marcos de qualidade e durabilidade.
Era equipado com suspensão por feixe semielíptico transversal reforçado por amortecedores telescópicos.
O “onze onze”, possuía cabine semiavançada, com frente curta, diferente do LP 321 conhecido como “cara chata”, com cabine avançada. Mais tarde, o sucessor, série AGL faria sucesso com o modelo L-1113 que foi sinônimo de qualidade robustez e durabilidade.
Crédito: Manual Técnico, Pinterest.
Crédito: Especificações técnicas, MerceDenco.
O L-1111 vinha equipado com o motor Mercedes-Benz OM-321, ainda contava com um sistema de injeção mecânica do tipo indireta da Bosch.
O motor aspirado possui 6 cilindros em linha gerando seus 120 cv. Veja as outras especificações na imagem abaixo.
#2 Scania T L113 H
O Scania L113 foi lançado por volta de 1991, dando a origem à Série 3.
Os motores utilizados nos 113 eram de 6 cilindros de 11L diesel, com versões 310, 320 e 363 cv (DSC11).
Quando equipado com motor V8 de 14 litros, era capaz de gerar 450 cv (DSC14) todos eram equipados com intercooler.
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Muitas pessoas relatam que esses caminhões passavam até 5 anos sem ter problemas mecânicos, mantendo somente a manutenção preventiva.
Alguns proprietários relatam que já rodaram mais de 1 milhão de quilômetros sem nenhum tipo de problema.
Em 1995 ganhou o título de o Caminhão do Ano.
Fonte: Planeta Caminhão
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#3 Chevrolet C6500
O C6500 foi o primeiro caminhão fabricado pela GM no Brasil, em São Caetano do Sul, São Paulo, atingia a velocidade máxima de 115 km/h.
Era apelidado de Chevrolet Brasil, pois a sua cabine era exclusiva para o mercado brasileiro, sendo produzida somente aqui.
Era fabricado com o motor seis cilindv ros em linha Jobmaster 261, de 4.3L, com 142cv, sendo fabricado em São José dos Campos, São Paulo; com um conjunto de câmbio da Clark de 4 marchas com ré para cima.
O acionamento de freios era hidráulico a tambor com assistência a vácuo.
#4 Mercedes L-1620
Lançado em 1996, o Mercedes L-1620 foi fabricado durante 15 anos, sendo um dos caminhões mais bem-aceitos pelos estradeiros.
A Mercedes Benz lançou também o caminhão L-1622 EL equipado com motorização eletrônica para substituir o L-1620, porém a versão mais moderna não teve o mesmo sucesso da primeira.
No final de sua produção, era fabricado na versão A Classic, com um motor de 6 cilindros turbo-diesel com 211 cv e torque de 71 kgfm e na versão Eletrônica com 231 cv e 83 kgfm.
Ambas as versões tinham tração 6×2 e possuíam um Peso Bruto Total (PBT) de 23 toneladas.
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#5 Ford F-8500
Fonte da foto: Planeta Caminhão
O F8500 voltou as estradas na década de 70. Com a escrita no para-choque “Pense forte, pense Ford” era uma resposta a frase utilizada pela Mercedes “Quem é bom já nasce diesel”.
O Ford F-8500
Fonte: Pinterest
Começou a ser produzido em julho de 1977 pela primeira vez pela Ford Nacional, tendo como capacidade de tracionar semirreboques de 2 eixos.
A Capacidade Máxima Tração (CMT) era de 30,5 toneladas e ele era equipado com o motor Detroit 6V-53N, de seis cilindros em V, 5.2L sendo capaz de produzir 202 cv e 61 kgfm de torque. A taxa de compressão chegava a 21:1.
Fonte: Diário de motorista
As aplicações típicas do cavalo da Ford incluíam semirreboques tanque, furgões de alumínio ou carga seca entre outros.
Fonte: Diário de Motorista
A embreagem de duplo disco se encarregava de transmitir a força motriz para a caixa de câmbio Clark 397 V de 5 marchas sincronizadas (exceto a primeira).
A reduzida do eixo traseiro era realizada por meio de um botão, localizado na alavanca de mudanças de marcha.
Fonte: Planeta Caminhão
#6 FNM D-11.000
Fonte: Blog do Caminhoneiro
FNM “FêNêMê” – Fábrica Nacional de Motores iniciou as suas atividades em 1940, no governo Getúlio Vargas.
Fundada pelo Brigadeiro Antônio Guedes Muniz, inicialmente com a função de construir motores aeronáuticos.
Somente em 1946 que a produção começou, porém pouquíssimas as unidades de motores de avião foram construídos.
No início de 1949, a FNM firmou contrato com a italiana Isotta Fraschini para iniciar a fabricação de um caminhão Diesel de 7,5 toneladas.
Foram entregues 200 unidades e em 1950 devido a dificuldades financeiras as atividades foram encerradas.
Ainda em 1950 a FNM formou um contrato com a italiana Alfa Romeo, sendo denominados FNM – Alfa Romeo D-9500, equipados com motor de 130 cv com capacidade de carga de 8.100 kg.
Era um caminhão único, possuindo uma espaçosa cabine com duas camas, ideal para longas viagens.
Em 1958 a FNM lança o modelo D-11.000 com motor 11L e 150 cv. Em 1967 a potência foi aumentada para 175 cv.
Fonte: Alfa FNM
Cruzando marcha no FMN D-11.000!
O mais curioso do D11.000 era o cruzamento de marchas, em algumas trocas o motorista precisava tirar as duas mãos do volantes.
#7 Mercedes L-608 D
Fonte da foto: Planeta Caminhão
Foi lançado em 1972, sendo uma aposta para o segmento de caminhões urbanos.
Foi um sucesso depois de seu lançamento, detendo 35% do seu segmento no mercado de caminhões.
Era equipado com um motor 3.8L de 4 cilindros com injeção direta, produzindo 85 cv e uma caixa de 5 velocidades ZF e Peso Bruto Total (PBT) de 6000 kg.
Crédito da foto de capa: Jason Vogel/Wikipedia
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