Funcionamento da bobina de ignição
O princípio de funcionamento da bobina de ignição é baseado no princípio da indução eletromagnética.
A função da bobina de ignição é transforma a tensão do sistema de alimentação do veículo de 12V a 14V para alta tensão.
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A alta tensão pode chegar até 45.000V, sendo esta conduzida pelos cabos de velas até as velas de ignição, produzindo uma centelha que dará início a combustão.
Indução eletromagnética
É um fenômeno no qual um campo magnético variável produz em um circuito elétrico uma corrente elétrica, chamada corrente elétrica induzida.
Podemos simplificar a indução eletromagnética analisando a figura acima, onde que a simples movimentação de um imã próximo a uma espira (circuito fechado) é possível gerar corrente elétrica.
Como funciona as bobinas de ignição
- A bobina recebe um valor de tensão de 12V da bateria no rolamento primário e o transforma em alta tensão, variando entre 8.000 volts e 45.000 volts, dependendo da bobina e fabricante
- A alta tensão é transferida para as velas de ignição, produzindo assim a faísca necessária para a combustão da mistura ar/combustível
Se você ainda não sabe como funciona uma bobina de ignição, confira a animação a seguir:
Primário e secundário da bobina de ignição
Cada bobina de ignição possui dois enrolamentos que envolvem um núcleo de ferro. Os enrolamentos primários possuem algumas centenas de espiras, enquanto o secundário possuem milhares de espiras.
Defeitos comuns nas bobinas de ignição
Uma bobina com defeito pode apresentar as seguintes falhas:
– Dificuldade durante a partida
– Aumento de consumo de combustível
– Veículo “engasgando” e motor funcionando irregular
– Perda de desempenho
Verificando o funcionamento da bobina de ignição
Os vídeos a seguir, mostram dicas rápidas e procedimentos necessários para analisar o funcionamento do primário e secundário da bobina de ignição usando o osciloscópio Sun PDL 5500 e a montagem correta da instrumentação necessário para realizar a medição do sinal elétrico.
Vídeo 1: Analisando o primário da bobina de ignição
Vídeo 2: Analisando o secundário da bobina de ignição
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