Você sabe o que é a válvula de controle de marcha lenta IACV? Conheça tudo sobre a função e funcionamento desta peça e como ela influencia no sistema!
Existem dois tipos de válvula de controle de marcha lenta IACV, são eles de duas ou uma bobina.
Duas Bobinas:
O atuador rotativo é um motor de corrente contínua que possui um rotor com dois bobinados que funcionam como eletroímãs.
Quando energizados, estes tendem a alinhar-se com os polos dos ímãs permanentes.
Uma válvula rotativa deslizante, solidária ao eixo do rotor, fecha ou abre a passagem de ar pelo duto do desvio.
Devido as características construtivas, o ângulo de rotação é limitado em 90 graus. O Conector elétrico possui 3 terminais.
Funcionamento:
A unidade de comando recebe a informação de rotação do motor e a compara com o valor de rotação definido para o estado atual de operação do motor.
A partir destes valores, o ECM envia sinais de tensão que energizam alternadamente as bobinas do atuador, gerando forças opostas no rotor do mesmo.
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O tempo de energização é muito menor que o tempo que levaria o rotor ao se movimentar entre as posições extremas.
Assim, devido a inércia do rotor, o eixo assume um ângulo correspondente a razão entre os tempos de energização das bobinas.
Fonte: MTE THOMSON
Uma Bobina:
Este tipo de válvula só possui uma bobina: aquela que provoca a sua abertura.
A ação do fechamento da válvula é exercida por uma mola.
Neste tipo de válvula, o ECM aciona a bobina com ciclo de trabalho variável, conseguindo assim controlar a abertura contínua da válvula entre 0 e 100%.
Fonte: MTE-THOMSON
Localização
A válvula rotativa seja ela de uma ou duas bobinas, controla uma parte do fluxo de ar admitido, em torno da borboleta.
A válvula liga, através de mangueiras, a saída do filtro de ar com o coletor de admissão.
Confira as Informações Técnicas da Válvula de Controle IACV:
Sintomas de falha
A falha da válvula solenóide ou da válvula rotativa leva à perda da marcha lenta e o motor pode até parar.
Diagnóstico de Falhas
A válvula solenóide pode apresentar falha por:
- Defeito mecânico: haste o eixo emperrado ou haste empenada.
- Defeito elétrico: bobina aberta ou em curto, terminais com contato defeituoso.
Como solucionar
Para defeito mecânico pode ser utilizado o scanner para exercitar a válvula e verificar que a mesma se movimenta.
Uma outra forma é provocar uma condição de modificação de abertura.
Para defeito elétrico a maior parte dos sistemas de eletrônica embarcada grava código de falha, que pode ser recuperado utilizando o scanner.
Confira no vídeo abaixo, como funciona a válvula de controle de marcha lenta IACV da MTE-Thomson.
Como funciona a Válvula de controle IACV do canal MTE THOMSON
Créditos de Matéria: MTE-THOMSON
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