Veja como a Internet das Coisas já pode estar presente até nos carros!

Se ainda existem pessoas que resistem em fazer compras pela internet, a tendência é que estes indivíduos venham a mudar de ideia. Atualmente, cada vez mais a internet está presente no cotidiano das pessoas, principalmente com a chegada dos sistemas conhecidos como Internet das Coisas. Você sabia que esta nanotecnologia já está presente até nos automóveis? Vamos mostrar agora como funcionam estes sistemas e quais as suas principais funcionalidades nos dias de hoje. Confira:

O que é a Internet das Coisas?

A Internet das Coisas é o nome dado às tecnologias que são desenvolvidas para conectar os objetos e os aparelhos do cotidiano com grandes bases de dados através da internet. Funciona através do cruzamento de informações entre os aparelhos e as coisas que estão sendo usadas. Seus principais mecanismos de ativação são estímulos sensoriais, como voz, toques e movimentos.

Os sistemas foram usados inicialmente na indústria farmacêutica. As utilizações mais recentes são nas áreas esportivas e nas de segurança pessoal. Alguns países utilizam a Internet das Coisas para passaportes e carteiras de habilitação, mas o seu uso, atualmente, é mais comum em aparelhos cotidianos. Veja agora como a Internet das Coisas já pode estar presente até nos carros.

A nuvem surge como principal novidade

A Internet das Coisas também chegou às casas e aos carros. Sua influência é cada vez maior em nossos afazeres diários. No caso dos automóveis, embora algumas tecnologias deste porte já existam há algum tempo, como o Bluetooth, por exemplo, a novidade agora está na possibilidade de termos conteúdos bem mais abrangentes que podem ser acessados através da nuvem.

Com chips que permitem ao veículo se conectar diretamente a redes 3G e 4G, via Wi-Fi, é possível acessar uma imensidão de dados que estão armazenados bem longe do automóvel. Assim, a Internet das Coisas não só facilita o trabalho do motorista, como também proporciona entretenimento a todos os presentes no automóvel, com uma infinidade de músicas, jogos e filmes, entre outros dispositivos.

Como estas facilidades funcionam na prática?

Dentre as inúmeras possibilidades proporcionadas pela Internet das Coisas nos veículos, destacamos o aumento da segurança, principalmente em manobras e mudanças de pista, devido à eliminação de pontos cegos. A solução possibilita que câmeras instaladas ao redor do carro se conectem aos retrovisores e mostrem cada pedaço do carro para o motorista, durante a condução do automóvel.

Além disso, os sensores permitem também que o próprio veículo reconheça a voz do dono do carro e se conecte diretamente ao Wi-Fi, sem a necessidade de um aparelho celular para intermediar este processo. Na prática, a nanotecnologia dá mais segurança para o trânsito, à medida que um motorista perdido pode pesquisar qualquer caminho, sem precisar olhar para a tela do smartphone, por exemplo. Basta que o dono do carro acione a busca, com a própria voz, para ouvir as instruções do caminho que deverá percorrer.

A Internet das Coisas permite ainda manter a velocidade constante e conectar à internet diretamente ao seu hardware. Você já teve alguma experiência com algum destes dispositivos? Então, poste nos comentários do nosso blog! Continue atento às novidades do portal e saiba quais as mais recentes tecnologias para o setor automotivo visitando o Canal da Peça!

 

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica