Em meados do século XVI Geronimo Cardano inventou o eixo cardan, levando a força produzida pelo motor para as rodas traseiras dos veículos!
O eixo cardan tem como principal função transmitir a energia gerada pelo motor para o eixo diferencial e depois para as rodas do veículo.
A engenharia desenvolvida neste componente garante que em terrenos irregulares sobre vibrações e ângulos, a força chegue as rodas sem a perca de potência.
Confira conhecimentos técnicos SPICER:
Eixo Cardan: Falhas e Suas Causas
Eixo Cardan: Por Dentro do Eixo
Localizado nas extremidades do eixo cardan estão as juntas universais compostas pelas cruzetas.
As cruzetas que transmitem a força do motor para o diferencial e que permitem a transmissão da força em ângulo.
Fonte: Spicer
Para entender melhor, confira a seguir em detalhes os componentes do eixo cardan.
Cruzeta
O componente principal da cruzeta é formado por dois eixos em forma de cruz. Nas extremidades possuem as espigas e em volta estão os roletes que são mantidos em uma capa protetora chamada de castanha.
Por meio de garfos e flanges as cruzetas são ligadas ao cardan.
Fonte: Spicer
Componente do eixo cardan
O cardan é composto por diversos componentes: flange, cruzeta, luva, ponteira, tubo, cruzeta, garfo e flange.
Componentes do Eixo Cardan
Fonte: Spicer
Manutenção do cardan
A lubrificação do componente é importante para garantir sua durabilidade. É recomendado utilizar uma graxa que tenha características de extrema pressão (EP).]
Manual de Lubrificação SPICER:
Cardans: Manual de Lubrificação
Para saber o período de lubrificação e manutenção, confira no manual de lubrificação do eixo cardan.
Cardan: O que é e como funciona do canal Diário de Bordo de um Caminhoneiro
Crédito da foto de capa do Blog: Dinamicar Pneus
Crédito da matéria: Spicer
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