Comando de válvulas variável, uma tecnologia muito usada nos automóveis nos dias atuais
O comando de válvulas variável altera o tempo de abertura das válvulas melhorando assim o consumo, além disso a performace – principalmente em relação a potência do veículo – aumentando consideravelmente.
O comando de válvulas sem variação, não permite a adaptação do ciclo de queima do combustível, inclusive limitando a potência do veículo.
Fonte: Performance Drive
Com a utilização do comando de válvulas variável é possível alterar a abertura das válvulas de admissão e de exaustão, otimizando assim a admissão de ar no motor. Isso é possível por meio de uma válvula solenoide.
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A diferença da utilização do comando de válvulas variável em motores SOHC (Comando Simples de Válvulas no Cabeçote) é a redução de consumo de combustível e consequentemente a diminuição nas emissões de gases poluentes.
Já no motor DOHC (Duplo Comando de Válvulas no Cabeçote) os principais benefícios são ganho de torque e potência, diminuição nas emissões de poluentes e redução do consumo de combustível.
Funcionamento do comando de válvulas variável do motor do canal Melsi Maran – Mecânica de automóvel
Veja também a explicação de um mecânico em relação ao funcionamento do comando variável de válvulas do canal Cidade Verde
Crédito foto de capa: Can Stock Photo
Crédito de texto: Quatro Rodas
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