Trocar o filtro de óleo pode parecer simples, mas não deixa de ser um trabalho que necessita atenção
O filtro de óleo foi aplicado aos motores dos carros para protegê-lo de detritos que são formados pelo funcionamento do motor em alta temperatura e para garantir a lubrificação correta dos cilindros.
O desgaste natural de camisas, pistões, anéis dentre outros elementos internos, quando circulam pelo motor, podem ocasionar um grande prejuízo ao funcionamento, sendo o filtro de óleo, responsável por reter essas partículas.
Há filtros do tipo blindado que possui o elemento filtrante no seu interior. Também há filtros do tipo refil, onde é substituído apenas o elemento filtrante, como acontece em carros como o Mercedes E55 AMG 2000, dentre outros carros.
Confira no manual do proprietário a periodicidade recomendada para a troca do filtro de óleo. No caso dos veículos importados, tenha muito cuidado, alguns manuais indicam trocas do filtro e óleo com mais de dez mil quilômetros, sendo que no clima tropical do Brasil, essa troca não é recomendada para mais do que essa quilometragem.
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Trocar o filtro de óleo é uma ação importante para qualquer tipo de automóvel, e não podemos deixar para depois.
As vezes para economizar na manutenção do seu veículo, pode-se optar por colocar uma peça de outro veículo que é “compatível”.
Essa peça pode te trazer futuros problemas. Entenda neste vídeo do Doutor Carro que nem sempre o mais barato, é a melhor opção.
É recomendado que seja feita a troca do filtro de óleo a cada troca de óleo. O filtro novo pode ser o grande salvador de um possível entupimento da bomba de óleo do carro, que é responsável pela circulação e lubrificação correta do motor.
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