O Alinhamento correto previne o desgaste de elementos da suspensão e também dos pneus. Confira a seguir algumas características que diferenciam o alinhamento em uma máquina 3D e na máquina convencional.
A geometria da suspensão é um fator extremamente relevante, pois corresponde às medidas corretas para a distância entre eixos e ângulos de inclinação das rodas estabelecidos na fase de desenvolvimento do projeto do veículo. A manutenção dessas dimensões é popularmente chamada de alinhamento de Direção.
Um veículo que não estiver com as especificações de alinhamento da suspensão em conformidade com o que determina o fabricante estará sujeito a sofrer arrasto dos pneus em curva, desequilíbrio das forças que atuam no veículo quando em movimento e desgaste prematuro dos componentes da suspensão e pneus, ocasionado pela má distribuição de cargas sobre os eixos.

Para realizar esta verificação de conformidade e posteriores correções foram desenvolvidos equipamentos de Alinhamento 3D como este que podemos observar no vídeo gravado pelo Canal da Peça.
Este processo tem início com a colocação do veículo sobre uma plataforma de testes, que dá acesso a parte de baixo do carro. As rodas são mantidas sobre trilhos que permitem a movimentação durante o alinhamento.

Fonte: Blogs da Tribuna do Norte
Funcionamento da máquina
Uma vez na plataforma, as rodas são posicionadas sobre apoios giratórios que dão condição de realizar a leitura do cáster. Sensores de reflexão de sinais são presos aos aros das rodas. Estes equipamentos se comunicam com um computador que faz a leitura do alinhamento e que tem, em sua CPU, um banco de dados com as dimensões do veículo.
Com as informações selecionadas no banco de dados, o equipamento de alinhamento realiza as leituras da geometria da suspensão e mostra os desvios na tela do CPU, por meio de ilustrações.
Veja Também:
5 Sinais de Que o Carro Precisa de Alinhamento e Balanceamento
O Que Revisar no Carro Antes de Viajar?
Para que a verificação seja a mais precisa possível, o equipamento de alinhamento leva em consideração o desgaste e a calibragem dos pneus. A seguir, é possível observar os alinhamentos de convergência, câmber e cáster.
Durante o processo de alinhamento, é possível observar amortecedores, buchas de suspensão e batentes para caso algum esteja com desgaste acentuado, seja substituído.
Confira o como é feito o alinhamento em uma máquina 3D
E aí, você já mandou seu carro fazer o alinhamento 3D?
Crédito da foto de capa do Blog: Wikipedia
Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:
Motor
Coletores
Filtro de ar
Pistões
Carburador
Escapamento