Amortecedor ou bieleta? Qual é a origem do barulho no Onix

Batidas secas na suspensão podem ter diversas origens. No caso do Chevrolet Onix, um dos motivos pode ser facilmente confundido com outros componentes da suspensão.

O Chevrolet Onix é um sucesso de vendas, sendo assim, é um carro que apesar de ter baixa manutenção, é muito visto em oficinas e uma dica de manutenção, principalmente em carros entre 40 e 60 mil quilômetros, são itens da sua suspensão.

coxins e batentes mobensani
Qualidade original também no mercado aftermarket

Amortecedor?

É comum ouvir um barulho na suspensão e condenar o amortecedor. No vídeo abaixo, podemos ver o caso de uma bieleta e amortecedor com desgaste.

Quando o mecânico movimenta a ponta da bieleta, pode-se observar a folga de uma de suas pontas. No ponto superior do amortecedor, ele mostra sinais de vazamento e a coifa de proteção rasgada.

Veja Também:

Bieletas: veja como trocar em casa

Troca da Correia Dentada do Motor Peugeot 1.6 16v

Para economizar, verifique sempre o kit do amortecedor composto por coifa e batente, se houver rasgo na coifa ou batente estourado, é bem possível que o amortecedor já esteja condenado, porém no caso citado, o cliente acaba optando por manter o amortecedor que já está com baixa ação de trabalho e substituir apenas a bieleta com defeito.

Bieletas

Elas fazem a ligação entre o amortecedor e a barra estabilizadora. Quando o amortecedor faz seu movimento e as bieletas estão com desgaste, ouve-se o barulho de batida seca.

Confira abaixo o vídeo do canal Auto Center do Marcão, como é simples o diagnóstico do barulho

Aproveitando o carro no elevador, observe se há fissuras nas buchas de bandeja e elimine possíveis problemas a mais. Com um dos componentes sendo utilizado com desgaste acentuado, é comum que o esforço da suspensão reflita em outros componentes.

Créditos da foto de capa: Wikipedia/Matti Blume

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Motor
Bieletas
Barras Estabilizadoras
Pistões
Carburador
Escapamento

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica