Ayrton Senna e a Formula Ford

Ayrton Senna e a Formula Ford

Para chegar na Formula 1, o ídolo Ayrton Senna trilhou um grande caminho no automobilismo, passando pelo kart e Formula Ford e Formula 3. Para comemorar seu aniversário, vamos falar um pouco de sua fase na Formula Ford.

Ayrton Senna havia se mudado para a Inglaterra e apesar de o convite para participar da Formula Ford, ele renegou em 1980, porém no ano seguinte, acabou topando participar da categoria.

A melhor equipe era a Van Deimen, em que Emerson Fittipaldi havia passado. Logo no primeiro ano, competindo com a equipe em 1981, ele ganhou 12 das 20 provas que participou, em dois campeonatos diferentes.

Ayrton Senna e a Formula Ford

Fonte: autoblogpv8.blogspot.com

O campeonato RAC ele conquistou 4 vitórias em 6 corridas e na série principal, a Townsend-Thoresen, foram 8 vitórias, chegando ao pódio em todas as corridas.

Veja Também:

Ayrton Senna – Loja Oficial

História – Ayrton Senna

O carro que Senna utilizou em 1981 era o Van Deimen F80, usado no ano anterior do campeonato. Era equipado com motor Ford Kent 1600, que equipava o Ford Escort com leve preparação para entregar entre 100 e 125 cv, o câmbio era manual de 4 marchas. O Chassi era tubular e carroceria em fibra de vidro, sem assistência hidráulica dos freios.

Ayrton Senna e a Formula Ford

Fonte: motor1.com

Senna havia testado antes da temporada durante um bom tempo procurando o melhor acerto do carro. Logo na estreia, ele terminou em quinto lugar e foi o melhor estreante daquele campeonato.

Na corrida em 8 de março ele chegou ao pódio em Thruxton, em terceiro lugar. Na semana seguinte, ele já conhecia o circuito em Brands Hatch e sabia exatamente onde ganhar tempo no traçado, ganhando as duas baterias do dia.

Ayrton Senna e a Formula Ford

Fonte: en.espn.co.uk

O carro é semelhante ao que temos hoje como Formula Spider, não possuía aerofólio traseiro e o carro era muito arisco, nada que fosse uma grande dificuldade para o Senna.

O troféu do título da Formula Ford em 1981, ficou com o chefe de equipe Ralph Firman.

Após o título em 1981, ele seguiu para a Formula Ford 2000, que já possuía todo kit aerodinâmico com asa dianteira e traseira além de pneus slick.

Confira no vídeo abaixo um dos carros que tornou Ayrton Senna campeão em sua vida, o Formula Ford de 1981.

Confira mais sobre a Formula Ford 2000 e F3 de Ayrton Senna com o pessoal do Senna TV falando com Reginaldo Leme.

Texto: Rafael Micheski / Fotos: autoblogpv8 / motor1.com / gptoday.eu

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Motor
Turbinas
Filtro de ar
Pistões
Carburador
Escapamento

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica