Caixa de direção: veja as diferenças, principais defeitos e soluções

Caixa de direção veja as diferenças principais defeitos e soluções

As caixas de direção se diferem entre: mecânica, hidráulica, eletro-hidráulica e elétrica. Mas não só isso, ainda há o sistema de rosca sem fim e pinhão e cremalheira. Veja quais são as principais diferenças dos sistemas, defeitos e os possíveis reparos de caixa de direção

O sistema da caixa de direção, foi evoluindo nos automóveis ao longo das décadas. O que é comum de se observar, por exemplo no sistema da VW Kombi, Ford Maverick, dentre outros veículos é a folga excessiva, onde era utilizado rosca sem fim e setor. Neste sistema, há uma multiplicação mecânica de força muito grande, porém ele é proporcional ao ajuste de folga das engrenagens. O acionamento é feito por duas roscas, uma ao fim da coluna de direção e outra conectado ao braço Pitman.

O problema desse sistema é a necessidade do ajuste constante para evitar folgas excessivas, ele foi utilizado nos veículos antigos, caminhões e pickups, porém hoje se tornou obsoleto nos veículos leves.

Veja a seguir como funciona o sistema de caixa de direção por setor e rosca sem fim dos carros antigos

Hoje o sistema mais comum utilizado nos veículos leves, é o de pinhão e cremalheira. O sistema é muito simples, onde o pinhão, conectado à coluna de direção e a cremalheira, que movimenta as barras de direção. Nesse sistema, não há folgas como no caso da rosca infinita e setor, porém não há um limite maior de multiplicação de esforço, se comparado ao sistema de setor e rosca infinita.

caixa de direção pinhão e cremalheira
Caixa de direção pinhão e cremalheira. Fonte Garagepro

Por conta do limite maior de multiplicação de esforço, para este sistema de caixa de direção, ao longo dos anos foram desenvolvidos sistemas auxiliares que foram chamados de: hidráulico; eletro-hidráulico e elétrico.

Veja a seguir a diferença das caixa de direção: mecânica, hidráulica e elétrica com Tales Miranda, técnico de desenvolvimento de produto da ZF Friedrichshafen

Mecânico

No sistema mecânico de pinhão e cremalheira, não há assistência. Com o a movimentação do volante, ligado à coluna de direção, o movimento é transferido para os braços de direção.

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Hidráulico

É utilizado desde o final dos anos 60 no Brasil e por meio da correia de acessórios que movimenta o alternador, também é responsável pela bomba hidráulica. Ao ligar o veículo, a bomba pressuriza o fluído de direção, que é distribuído no sistema por válvulas e pistões.

caixa de direção com assistência hidráulica (Fonte: Garagepro)
Eletro-hidráulico

A direção eletro-hidráulica é um sistema intermediário entre a hidráulica e elétrica. No lugar do acionamento da bomba hidráulica ser acionada por uma correia e polias, ela é acionada por um motor elétrico, desta forma pode utilizar uma quantidade menor de fluído.

Possui gerenciamento pela ECU do veículo, onde pode entregar uma reação progressiva de dureza ao volante, deixando o movimento mais livre para manobras e mais firme em alta velocidade.

Sistema eletro-hidráulico (Fonte: Nissan)
Elétrico

O sistema elétrico surgiu no fim da década de 80 e no lugar de uma bomba para pressurizar fluído e desmultiplicar o esforço para o movimento do volante, é utilizado um motor elétrico preso diretamente na coluna de direção.

Neste sistema, o motor elétrico utiliza sensores para detectar movimento e velocidade do veículo que são enviados à ECU, dessa forma, entregando a progressividade da direção ao motorista.

Sistema elétrico (Fonte: Mechanical ENGINEER’s)

Defeitos

De forma geral, o sistema de direção apresenta defeitos semelhantes, porém o hidráulico e eletro-hidráulico são os sistemas o mais comuns de surgir manutenção.

Confira a seguir como diagnosticar problemas nas caixas de direção com a oficina Formaggioni, especializada em direção

Vazamento

Quando há vazamentos, há folga no centro da caixa e na cremalheira, sentindo folga na coluna, como se a coluna de direção raspando ou batendo em algo. Folga no terminal axial também acaba forçando a caixa de direção e provocando folga na cremalheira.

Oxidação

A oxidação é uma consequência dos vazamentos, ela contamina a barra da cremalheira e precisa ser recuperada. No sistema pesado, há uma válvula sem fim que também apresenta oxidação em caso de vazamentos. Oxidação provoca barulhos por conta de vazamentos.

Válvula sem fim da caixa de direção de caminhão: na esquerda uma válvula recuperada e na direita, uma válvula oxidada

Um dos motivos da oxidação da caixa é a falta de manutenção nas coifas, que impedem a entrada de água e detritos. Em muitos casos, é necessária a substituição da caixa completa. Caso seja possível recuperá-la, é necessária a substituição do kit de reparo, o qual possui juntas e retentores da caixa.

Oxidação e contaminação por falta de manutenção das coifas: motivo de condenação da caixa de direção

No sistema elétrico, é comum folgas nas buchas da caixa mecânica ou no motor elétrico. É necessário a desmontagem da caixa para avaliação da cremalheira e substituição das buchas.

Há como realizar regulagem do torque da caixa e retirar as folgas, porém é importante a utilização de uma bancada com teste de torque de giro.

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