Turbo ou Aspirado? Entenda as diferenças!

Motor turbinado

Sempre quis saber a diferença entre um carro turbo e um aspirado? Tire sua dúvida agora!

Muitos amantes de velocidade têm dúvidas sobre qual sistema de preparação é mais eficaz para os automóveis. Com tanta tecnologia e opções no mercado de peças, a discussão é grande: um carro turbinado ou um aspirado?

Dentre tantas perguntas, uma das questões mais frequentes é: qual a diferença entre os motores turbinados e os aspirados?

Se você tem dúvidas sobre a diferença desses sistemas, leia essa matéria até o fim e entenda.

O motor turbinado

Funcionamento turbocompressor
Funcionamento turbocompressor (animação: reddit/giphy)

O sistema turbo aproveita o fluxo de gases de exaustão do motor, esse fluxo, gira um eixo que, em sua outra extremidade, possui uma hélice com a função de comprimir o ar atmosférico. Após esse processo, o ar comprimido é direcionado para a admissão do motor através de um sistema de canos e mangueiras pressurizados.

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O turbocompressor aumenta a taxa de compressão dinâmica dos cilindros do motor devido a indução forçada de ar na admissão, superando 100% de eficiência volumétrica que, em carros aspirados originais costumam ser em torno de 55% à 75%.

Haverá uma melhor explosão e, consequentemente, mais potência será gerada pelo motor.

As vantagens e desvantagens do motor turbinado

Vantagens

Downsizing: motores com menor litragem mas que alcançam potências equivalentes à de motores maiores.

Economia: na fase aspirada, antes da rotação do motor atingir o regime de funcionamento do turbocompressor, o motor funciona com sua característica original, queimando menos combustível.

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Desvantagens

Redução da vida útil: um motor feito para funcionar aspirado e posteriormente, é turbinado, não teve sua construção pensada para tal esforço, sendo necessário muitas vezes componentes mais resistentes como pistões forjados, bielas forjadas, virabrequim com tratamento especial, válvulas resistentes à temperatura elevada. As peças tendem a se desgastar mais rapidamente.

Entrega irregular de potência: o chamado turbo lag, é o tempo que o motor leva para a rotação do motor gerar o funcionamento do turbocompressor ao ponto dele imprimir a pressão para a maior admissão de ar. Quanto maior a turbina, mais potência será gerada, porém é exigido mais rotações para que ela entre em funcionamento.

Os motores aspirados

Motor V8 aspirado
Motor V8 aspirado usando corpos de borboleta individuais para cada cilindro (foto: John Austin/Shutterstock)

O motor de ciclo Otto, funciona queimando ar e combustível através de uma mistura estequiométrica pensada para aquele volume da câmara de combustão.

Diferente do motor turbinado, ele não sofre uma interferência externa para aumento da taxa dinâmica do motor, sendo essa, contabilizada estaticamente, ou seja: o motor foi pensado para que ao final do ciclo de queima de ar/combustível obtenha o mesmo desempenho determinado por curso de pistões, taxa de compressão e diâmetro da câmara de combustão.

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Para ganho de potência em um motor naturalmente aspirado, você pode aumentar o fluxo de ar e combustível circulando nas câmaras de combustão através do aumento da cilindrada, mudança no comando de válvulas permitindo maior tempo de abertura para ingestão de combustível ou usar outras combinações, como a ampliação do sistema de escape, diminuindo a restrição dos gases, e uso de filtro de ar esportivo.

As vantagens e desvantagens do motor aspirado

Vantagens

Entrega linear de potência: diferente do sistema turbinado, não existe o “degrau” entre a fase naturalmente aspirada e turbinada do motor, conforme o giro do motor aumenta, ele entrega potência e torque linearmente até o pico de potência máxima.

Durabilidade: o sistema aspirado de potência tem menor risco de quebras pois não altera o volume de ar/combustível queimado dentro da câmara de combustão que foi pensado para o sistema.

Motor aspro
Na foto, três carburadores duplos alimentando um motor 6 cilindros aspirado (Foto: Zoltan Suga/Pixabay)
Desvantagens

Ganho de potência menor: existe um limite maior para o ganho de potência em um motor naturalmente aspirado, a taxa de compressão estática tem um limite para que não ocorra a pré-detonação da mistura dentro da câmara além de outras limitações, como limite de tamanho da câmara de combustão.

Perda de torque em baixa rotação: para que o motor aspirado gere mais potência, ele precisa aumentar o regime de rotações através do alívio do peso do volante do motor, válvulas com maior tempo de duração, para que seja queimado mais ar/combustível na câmara, isso impacta diretamente o torque do carro, muitas vezes mudando o regime máximo de torque para rotações maiores, perdendo força em baixa rotação.

Maior consumo de combustível: muitas vezes com o aumento de giclagem do carburador ou dos bicos injetores, o motor aspirado precisa de muito combustível para gerar potência.

É necessário o preparo de uma grande quantidade de componentes para conseguir mais potência em um motor aspirado, de modo que ele alcance maior número de rotações por minuto.

Por essa razão, a preparação do motor é mais exigente e pode ser consideravelmente mais caro, em comparação com o kit turbo.

No entanto, se o incremento for em média de até 30% sobre a potência original, pode ser que as despesas com as instalações e sua facilidade de execução compensem.

Para entender melhor, assista o vídeo explicativo que o iCarros fez com o professor de engenharia mecânica da FEI, Silvio Shizuo, falando sobre a diferença entre motores turbo e aspirado.

Engenheiro mecânico do canal iCarros explica a diferença entre motor turbo e aspirado!

Então, para você qual opção é melhor? Um motor turbinado ou uma máquina aspirada?

O que você colocaria em seu automóvel? Compartilhe através dos comentários e visite o Canal da Peça!

Créditos foto de capa da matéria: Bob Williams/Pixabay

Créditos de texto: Mundial Turbinas e Racing Club

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