Civic VTi: o famoso motor equilibrado de 100 cv por litro!

Civic VTi: O famoso motor equilibrado de 100 cavalos por litro!

O carro que ficou famoso por ter os equilibrados 100 cavalos por litro!

O Honda Civic VTI foi o hot hatch que marcou história e se tornou uma lenda entre os modelos já fabricados pela montadora japonesa.

Equipado com o motor de 1.6 litros com o cabeçote de 16 válvulas e integrado com o comando variável o VTEC (Variable Valve Timing and Lift Electronic Control ), o hatch japonês entregava 160 cavalos de potência cravados.

Gerações de VTI
Gerações de VTI

Fotos de Pedro Spina

O Civic apavorou os modelos nacionais e importados quando chegou em solo brasileiro, e era disponibilizado na carroceria hatch as versões DX, SI, LSI, VTI e versões sedans: a LX e EX além do coupé EXS.

Para aqueles que queriam mais exclusividade havia o coupé a EX-S.

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Muitos acreditam que o VTI só ficou famoso, após a franquia do filme “Velozes e Furiosos”, porém o carro já fazia a alegria de muitos com o seu motor B16A2.

Motor B16A2! VTI!
Motor B16A2 VTI!

Fotos de Pedro Spina

O motor desta versão foi lançado pela multinacional japonesa no ano de 1989, sendo na época considerado o motor com melhor aproveitamento aspirado em um carro de rua em série do mundo.

Se pararmos para refletir será que ainda não continua sendo?

Atualmente, o mercado de motores atualmente com a mesma configuração de 1.6 litros aspirado, não entrega a potência que o VTI apresentava nos anos 90.

O passado melhor que o presente!
O passado melhor que o presente!

Fotos de Pedro Spina

Será que retrocedemos? Ao invés de evoluir?

Os motores mais novos no mesmo seguimento e litragem variam geralmente em questão de 120 a 135 cavalos de potência, então vale a pena refletir a questão abordada acima.

O Civic VTI em detalhes!

O modelo chegou em solo “tupiniquim” no ano de 1993, ele veio em um período antes mesmo que esportivos como Mitsubishi Eclipse e Golf GTI , uma época ainda que esses gigantes não reinavam nas cabeças dos jovens brasileiros.

VTI em detalhes!
VTI geração EK em detalhes!

Fotos de Pedro Spina

O VTi possuía uma série de acessórios e opcionais que não o faziam apenas um Civic comum, mas sim um legítimo esportivo de pedigree japonês.

As rodas denunciavam a esportividade do VTI
As rodas denunciavam a esportividade do VTI

Fotos de Pedro Spina

Trazia junto a ele airbag duplo, sistema de ABS, ar-condicionado, trio elétrico e a cereja do bolo – o teto solar.

Interior em detalhes
Interior em detalhes

Fotos de Pedro Spina

Dois comportamentos em um único carro!

O VTEC fez do VTI um carro de duas faces. O carro em baixa tinha um comportamento como um carro de passeio comum, um típico carro de família, que entregava um desempenho razoavelmente econômico e que atendia bem as necessidades de um veículo de uso de dia a dia.

Dois carros em um
Dois carros em um

Fotos de Pedro Spina

Porém sua face esportiva, “dava as caras”a partir dos 5.000 rpm. Quando o motor atingia a essa rotação, o comando variável era colocado em prática, e o lobes mais “agressivos” ficavam por conta do acionamento das válvulas de admissão e escape.

Mito japonês
Mito japonês

Fotos de Pedro Spina

Chamado pelos “hondeiros” popularmente de “Kick do VTEC”, mudando completamente o comportamento do carro, deixando de ser “um carro “pacato” e se tornando um verdadeiro esportivo de puro sangue.

Entenda mais a fundo sobre o que é o VTEC por meio do vídeo do Canal da Peça!

O famoso motor B16A!

Motor B16A
Motor B16A

Fotos de Car throttle

O que denunciava a versão VTI em relação aos demais modelos hatch de Civic , eram suas rodas que possuíam um design diferenciado, aliado a sua altura de suspensão recalibrada pela montadora  para a proposta esportiva do carro.

Esportividade em detalhes
Esportividade em detalhes

Fotos de Pedro Spina

A Honda fez o uso de um sistema de suspensão que se assemelhava muito ao sistema que era usado em corridas.

VTI em Ação!
VTI em Ação

Fotos de Pedro Spina

Ela trabalhava inteiramente independente, possuía braços duplos em formato triangular na dianteira e traseira, (double wishbone) que trabalhavam somadas a rodas aro 15 com pneus pneus 195/55, que entregava um comportamento dinâmico exemplar para a época.

Confira mais sobre o VTI de 1° geração pelo canal do Acelerados!

Confira mais sobre o VTI de 2° geração pelo canal do Acelerados!

Saindo das ruas para entrar na história

Em 1995, chegou o fim do Civic VTI de quinta geração, dando lugar a sexta geração que disponibilizava 160 cv com o motor B16A2.

Lenda japonesa
Lenda japonesa

Fotos de Pedro Spina

Os fãs do esportivo japonês ficaram decepcionados, pois a sexta geração do Civic VTI foi importado por um curto período de tempo. Com o término da construção da fábrica da Honda localizada em Sumaré a montadora focou sua produção no nicho de sedans médios de luxo.

O Civic só voltou a ter uma versão esportiva em 2007 com a chegada do SI.

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