O carro que ficou famoso por ter os equilibrados 100 cavalos por litro!
O Honda Civic VTI foi o hot hatch que marcou história e se tornou uma lenda entre os modelos já fabricados pela montadora japonesa.
Equipado com o motor de 1.6 litros com o cabeçote de 16 válvulas e integrado com o comando variável o VTEC (Variable Valve Timing and Lift Electronic Control ), o hatch japonês entregava 160 cavalos de potência cravados.
Fotos de Pedro Spina
O Civic apavorou os modelos nacionais e importados quando chegou em solo brasileiro, e era disponibilizado na carroceria hatch as versões DX, SI, LSI, VTI e versões sedans: a LX e EX além do coupé EXS.
Para aqueles que queriam mais exclusividade havia o coupé a EX-S.
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Muitos acreditam que o VTI só ficou famoso, após a franquia do filme “Velozes e Furiosos”, porém o carro já fazia a alegria de muitos com o seu motor B16A2.
Fotos de Pedro Spina
O motor desta versão foi lançado pela multinacional japonesa no ano de 1989, sendo na época considerado o motor com melhor aproveitamento aspirado em um carro de rua em série do mundo.
Se pararmos para refletir será que ainda não continua sendo?
Atualmente, o mercado de motores atualmente com a mesma configuração de 1.6 litros aspirado, não entrega a potência que o VTI apresentava nos anos 90.
Fotos de Pedro Spina
Será que retrocedemos? Ao invés de evoluir?
Os motores mais novos no mesmo seguimento e litragem variam geralmente em questão de 120 a 135 cavalos de potência, então vale a pena refletir a questão abordada acima.
O Civic VTI em detalhes!
O modelo chegou em solo “tupiniquim” no ano de 1993, ele veio em um período antes mesmo que esportivos como Mitsubishi Eclipse e Golf GTI , uma época ainda que esses gigantes não reinavam nas cabeças dos jovens brasileiros.
Fotos de Pedro Spina
O VTi possuía uma série de acessórios e opcionais que não o faziam apenas um Civic comum, mas sim um legítimo esportivo de pedigree japonês.
Fotos de Pedro Spina
Trazia junto a ele airbag duplo, sistema de ABS, ar-condicionado, trio elétrico e a cereja do bolo – o teto solar.
Fotos de Pedro Spina
Dois comportamentos em um único carro!
O VTEC fez do VTI um carro de duas faces. O carro em baixa tinha um comportamento como um carro de passeio comum, um típico carro de família, que entregava um desempenho razoavelmente econômico e que atendia bem as necessidades de um veículo de uso de dia a dia.
Fotos de Pedro Spina
Porém sua face esportiva, “dava as caras”a partir dos 5.000 rpm. Quando o motor atingia a essa rotação, o comando variável era colocado em prática, e o lobes mais “agressivos” ficavam por conta do acionamento das válvulas de admissão e escape.
Fotos de Pedro Spina
Chamado pelos “hondeiros” popularmente de “Kick do VTEC”, mudando completamente o comportamento do carro, deixando de ser “um carro “pacato” e se tornando um verdadeiro esportivo de puro sangue.
Entenda mais a fundo sobre o que é o VTEC por meio do vídeo do Canal da Peça!
O famoso motor B16A!
Fotos de Car throttle
O que denunciava a versão VTI em relação aos demais modelos hatch de Civic , eram suas rodas que possuíam um design diferenciado, aliado a sua altura de suspensão recalibrada pela montadora para a proposta esportiva do carro.
Fotos de Pedro Spina
A Honda fez o uso de um sistema de suspensão que se assemelhava muito ao sistema que era usado em corridas.
Fotos de Pedro Spina
Ela trabalhava inteiramente independente, possuía braços duplos em formato triangular na dianteira e traseira, (double wishbone) que trabalhavam somadas a rodas aro 15 com pneus pneus 195/55, que entregava um comportamento dinâmico exemplar para a época.
Confira mais sobre o VTI de 1° geração pelo canal do Acelerados!
Confira mais sobre o VTI de 2° geração pelo canal do Acelerados!
Saindo das ruas para entrar na história
Em 1995, chegou o fim do Civic VTI de quinta geração, dando lugar a sexta geração que disponibilizava 160 cv com o motor B16A2.
Fotos de Pedro Spina
Os fãs do esportivo japonês ficaram decepcionados, pois a sexta geração do Civic VTI foi importado por um curto período de tempo. Com o término da construção da fábrica da Honda localizada em Sumaré a montadora focou sua produção no nicho de sedans médios de luxo.
O Civic só voltou a ter uma versão esportiva em 2007 com a chegada do SI.
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