Você sabe o que é a Bobina de Ignição? Conheça qual a função e o funcionamento desta peça e como ela influencia no sistema!
A bobina de ignição tem a função de transformar a tensão da bateria que alimenta o enrolamento primário, em alta-tensão no secundário, capaz de produzir centelha nas velas ou por meio de um distribuidor ou ligada diretamente a elas.
Em todos os casos, o acionamento da bobina é realizado por meio de um módulo de potência ou estágio final.
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O princípio físico da Indução Eletromagnética estabelece que: todo campo magnético em que se encontra imersa uma bobina ou solenóide, provocará a indução de uma tensão na mesma, independentemente de como é produzida a modificação no campo magnético.
Este campo pode ser provocado:
- Girando a bobina relativamente ao campo: gerador elétrico.
- Modificando a intensidade do campo magnético: transformador e Bobina de Ignição.
- Movimentando, relativamente, um ímã e uma bobina; aproximando-os ou afastando-os: sensor de rotação de relutância variável.
Transformador
O transformador funciona sob o princípio de indução eletromagnética e é utilizado para aumentar ou diminuir tensão ou corrente elétrica.
Nos transformadores, o fenômeno de indução é provocado por um campo magnético variável.
Não há movimento relativo entre o condutor e o campo magnético.
Confira as Informações Técnicas da Bobina de Ignição:
O transformador é constituído de um bobinado (solenóide) primário “P” sobre o qual é bobinado um outro “S”, denominado secundário.
O núcleo destes bobinados é um conjunto de lâminas de ferro ou um outro material ferromagnético, o qual constitui o “circuito magnético” do transformador.
Isto, com o objetivo de reforçar o campo gerado pelo solenoide primário, diminuindo a “resistência” do circuito magnético ao fluxo magnético.
Funcionamento
Tomando como exemplo o circuito, verifica-se que quando é fechado o interruptor, aparece um campo magnético na bobina “P” (bobinado primário).
Quando o interruptor abre, o campo desaparece. Também, pode ser verificado que, tanto no momento de fechar como no de abrir o interruptor, o voltímetro conectado nos bornes da bobina “S” (Bobina Secundária) acusa a presença de uma tensão para logo após, voltar a indicar zero volts.
Fonte: MTE Thomson
Ou seja, quando se modifica o campo magnético na bobina “P” existe transferência de energia elétrica para a bobina S.
Aumentando o número de voltas (espiras) de “S” com relação às de “P”, aumenta a tensão induzida; diminuindo o número de voltas de “S”, se produz uma diminuição na tensão.
Aplicando uma tensão alternada no primário, no secundário se induz outra tensão alterna, da mesma frequência e de valor maior ou menor, dependendo da relação de espiras entre primário e secundário.
Fonte: MTE Thomson
Bobina de ignição
Como mostra a figura abaixo, o funcionamento da bobina de ignição é um outro exemplo do fenômeno de indução eletromagnética.
Fonte: MTE Thomson
Quando o platinado está aberto, não circula corrente. Ao fechar-se o platinado, começa a circulação de corrente primária (carga da bobina) que gera o campo magnético (de forma gradual) no circuito magnético.
Ao abrir-se o platinado, a corrente se interrompe de forma imediata (não gradual) pelo que o campo se anula abruptamente. Esta variação de campo magnético induz a alta-tensão no secundário.
Observar que a variação do campo magnético ao anular-se é igual àquela da formação, só que de sentido inverso.
No entanto, o fator que contribui à geração da alta-tensão é a velocidade com a qual se anula o campo, no momento da abertura do platinado:
O campo se anula em algumas dezenas de microssegundos enquanto que a sua formação (ao fechar o platinado) demanda de 3 a 7 milissegundos.
A bobina de ignição tradicional é na realidade um autotransformador. Observar que o primário e secundário estão ligados entre si.
Já no caso dos modernos sistemas de ignição estática de faísca perdida, a bobina de ignição é um transformador.
Como mostra a figura abaixo, não há ligação entre primário e secundário.
Fonte: MTE Thomson
Confira no vídeo abaixo, como funciona a bobina de ignição da MTE-Thomson.
COMO FUNCIONA – Bobina de Ignição do canal MTE THOMSON
Créditos da foto de capa: Super Street
Créditos da matéria: MTE Thomson
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