Como Funciona a Bobina de Ignição?

Bobina de Ignição

Você sabe o que é a Bobina de Ignição? Conheça qual a função e o funcionamento desta peça e como ela influencia no sistema!

A bobina de ignição tem a função de transformar a tensão da bateria que alimenta o enrolamento primário, em alta-tensão no secundário, capaz de produzir centelha nas velas ou por meio de um distribuidor ou ligada diretamente a elas.

Em todos os casos, o acionamento da bobina é realizado por meio de um módulo de potência ou estágio final.

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O princípio físico da Indução Eletromagnética estabelece que: todo campo magnético em que se encontra imersa uma bobina ou solenóide, provocará a indução de uma tensão na mesma, independentemente de como é produzida a modificação no campo magnético.

Este campo pode ser provocado:
  1. Girando a bobina relativamente ao campo: gerador elétrico.
  2. Modificando a intensidade do campo magnético: transformador e Bobina de Ignição.
  3. Movimentando, relativamente, um ímã e uma bobina; aproximando-os ou afastando-os: sensor de rotação de relutância variável.

Transformador

O transformador funciona sob o princípio de indução eletromagnética e é utilizado para aumentar ou diminuir tensão ou corrente elétrica.

Nos transformadores, o fenômeno de indução é provocado por um campo magnético variável.

Não há movimento relativo entre o condutor e o campo magnético.

Confira as Informações Técnicas da Bobina de Ignição:

Clique AQUI: MTE-THOMSOM

O transformador é constituído de um bobinado (solenóide) primário “P” sobre o qual é bobinado um outro “S”, denominado secundário.

O núcleo destes bobinados é um conjunto de lâminas de ferro ou um outro material ferromagnético, o qual constitui o “circuito magnético” do transformador.

Isto, com o objetivo de reforçar o campo gerado pelo solenoide primário, diminuindo a “resistência” do circuito magnético ao fluxo magnético.

Funcionamento

Tomando como exemplo o circuito, verifica-se que quando é fechado o interruptor, aparece um campo magnético na bobina “P” (bobinado primário).

Quando o interruptor abre, o campo desaparece. Também, pode ser verificado que, tanto no momento de fechar como no de abrir o interruptor, o voltímetro conectado nos bornes da bobina “S” (Bobina Secundária) acusa a presença de uma tensão para logo após, voltar a indicar zero volts.

Circuito Elétrico da Bobina de Ignição
Circuito Elétrico da Bobina de Ignição

Fonte: MTE Thomson

Ou seja, quando se modifica o campo magnético na bobina “P” existe transferência de energia elétrica para a bobina S.

Aumentando o número de voltas (espiras) de “S” com relação às de “P”, aumenta a tensão induzida; diminuindo o número de voltas de “S”, se produz uma diminuição na tensão.

Aplicando uma tensão alternada no primário, no secundário se induz outra tensão alterna, da mesma frequência e de valor maior ou menor, dependendo da relação de espiras entre primário e secundário.

Esquema Elétrico Corrente Alternada
Esquema Elétrico Corrente Alternada

Fonte: MTE Thomson

Bobina de ignição

Como mostra a figura abaixo, o funcionamento da bobina de ignição é um outro exemplo do fenômeno de indução eletromagnética.

Fenômeno de Indução Eletromagnética
Fenômeno de Indução Eletromagnética

Fonte: MTE Thomson

Quando o platinado está aberto, não circula corrente. Ao fechar-se o platinado, começa a circulação de corrente primária (carga da bobina) que gera o campo magnético (de forma gradual) no circuito magnético.

Ao abrir-se o platinado, a corrente se interrompe de forma imediata (não gradual) pelo que o campo se anula abruptamente. Esta variação de campo magnético induz a alta-tensão no secundário.

Observar que a variação do campo magnético ao anular-se é igual àquela da formação, só que de sentido inverso.

No entanto, o fator que contribui à geração da alta-tensão é a velocidade com a qual se anula o campo, no momento da abertura do platinado:

O campo se anula em algumas dezenas de microssegundos enquanto que a sua formação (ao fechar o platinado) demanda de 3 a 7 milissegundos.

A bobina de ignição tradicional é na realidade um autotransformador. Observar que o primário e secundário estão ligados entre si.

Já no caso dos modernos sistemas de ignição estática de faísca perdida, a bobina de ignição é um transformador.

Como mostra a figura abaixo, não há ligação entre primário e secundário.

Esquema Elétrico
Esquema Elétrico

Fonte: MTE Thomson

Confira no vídeo abaixo, como funciona a bobina de ignição da MTE-Thomson.

COMO FUNCIONA – Bobina de Ignição do canal MTE THOMSON

Créditos da foto de capa: Super Street

Créditos da matéria: MTE Thomson

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