Confira como funciona a válvula termostática eletrônica da Ford VT525

A válvula termostática eletrônica conhecida como “eletrovalve” presente nos veículos Ford Fiesta, Focus, Ecosport, Courier e Ka possuem a característica de identificar a variação de temperatura do líquido de arrefecimento, conforme o combustível utilizado pelo veículo.

No caso de veículos abastecidos 100% com etanol, a temperatura de abertura inicial da válvula é de 100°C.

A ECU (Engine Control Unit, ou em português, módulo de injeção) não comanda a abertura, ela é independente do aquecimento da cera expansiva interna; e quando o veículo estiver abastecido 100% com gasolina, a temperatura de abertura inicial é de 97°C.

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Já neste caso, o ECU envia tensão em pulsos para aquecer mais rápido a cera expansiva e antecipar sua abertura.

Vale ressaltar que o sensor interno é blindado na carcaça da peça, não sendo possível sua substituição, implicando na perda de garantia da peça caso seja retirado.

O sensor trabalha na faixa de resistência de 14 a 17 ohms. Quando o termostato não funciona o motor pode superaquecer e provocar sérios danos.

Assim que perceber o aumento de temperatura, pare e desligue o motor imediatamente e só retorne a ligar quando o motor esfriar.

Assim que possível procure uma oficina mecânica para reparos.

Faça sempre a manutenção preventiva do sistema de arrefecimento do veículo a cada 30.000 km.

Como funciona a válvula termostática eletrônica do canal MTE THOMSON

Créditos da matéria: MTE Thomson

Foto de capa do Blog: YouTube

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