Como Funciona o Sensor de Temperatura?

sensor de temperatura

Autor da matéria: Sérgio Santos

Conheça a importância do sensor de temperatura, que com a evolução dos veículos, torna-se cada dia mais importante para o conjunto do motor.

A cada ano que passa os motores evoluem, os sistemas de injeção estão cada vez mais complexos com motores de 3 cilindros entregando mais de 80 cavalos, e ele!

Veja Mais Matérias da MTE:

Como Funciona a Válvula Termostática

Como Funciona o Sensor Lambda

Como Funciona o Sensor de Detonação

O marcador de temperatura permanece em todos os motores.

Função

O sensor de temperatura da água também pode ser chamado de termistor devido a sua característica de fabricação, onde sua principal função é transformar temperatura em sinal eletrônico para o modulo de injeção.

Ele é o responsável por “avisar” o módulo que o motor está a determinada temperatura, e por meio desta informação, juntamente com a de outros sensores o módulo calcula a quantidade de combustível que deverá ser injetada no motor.

Localização da luz ou relógio

O marcador de temperatura da água do motor fica no painel do veículo de uma forma estratégica para que o condutor perceba rapidamente o mínimo sinal de problemas, e que geralmente vem em formato de luz vermelha ou de relógio.

Água do radiador sumindo? Veja o que fazer do canal SR Motors

Localização do sensor

O sensor de temperatura geralmente é alojado próximo a válvula termostática do veículo, que vai variar muito sua localização de motor para motor.

Sintomas de falhas

Uma falha nesse componente pode trazer sérios problemas de funcionamento do motor, pois a formação errada da temperatura irá fazer com que a quantidade de combustível a ser injetada não condizer com a condição ideal para o motor, podendo aumentar o consumo de combustível do veículo.

Cuidados

Caso o veículo acenda a luz da temperatura, ou se o marcador chegar na posição em “vermelho” para seu carro em um local seguro, desligue o motor, acione um mecânico de confiança ou um guincho e jamais abra a tampa do radiador com o motor quente, pois isso pode ocasionar um acidente grave.

COMO FUNCIONA – SENSOR DE TEMPERATURA do canal MTE THOMSON

Fundamentos da Eletricidade Básica com Professor Sergio da SR Motors do canal MTE THOMSON

Créditos da foto de capa: Speed Auto Cars

Créditos da Matéria: SR Motors – Facebook, SR Motors – Youtube

Compre MTE-Thomson:

Bobinas de Ignição
Módulo de Ignição
Sonda Lambda
Sensor MAF
Interruptor térmico do radiador

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica