Veja como sincronizar o motor AP

sincronizar motor ap

Confira como fazer o sincronismo de um dos motores mais populares no Brasil – o motor AP!

O Motor AP equipou a maioria da linha Volkswagen durante anos, além disso, no período da Autolatina esse motor serviu também para muitos modelos da Ford que o utilizavam, além de outros modelos fora de linha devido sua alta confiabilidade.

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O motor AP teve variações de litragem sendo: 1.6, 1.8 e 2.0 os mais comuns, o mesmo ganhou fama por ser um motor forte e pela fácil aquisição aquisição de peças com o preço em conta para realizar a sua manutenção.

Para iniciarmos o sincronizar dos motores AP de 8v ou 16v (EA 827) da Volkswagen, devemos ter o cuidado para o motor estar em temperatura ambiente ou morno, pois a dilatação dos componentes afetará o sincronismo.

  1. Primeiramente deve-se retirar a correia dentada para facilitar o acesso, se for realizar a troca, sempre é interessante tirar uma foto ou somente desmontar as correias se já adquiriu as novas e estão em mãos para substituição, assim evitando a instalação incorreta.
  2. Neste motor são poucos os periféricos que são impulsionados pela correia facilitando a substituição.
  3. Em seguida remova a proteção da correia dentada para permitir acesso a mesma.
  4. Cuidado ao girar o eixo árvore, pois as válvulas podem bater nos pistões se estiverem no Ponto Máximo Superior (PMS).

Ferramenta

Sempre tenha em mãos um torquímetro para conferir todos os apertos e torque inicial e angular. Pode-se usar torquímetros profissionais de estalo ou digitais. Dê preferência para a ferramenta com maior precisão pois qualquer erro no aperto dos parafusos pode ocasionar perda de juntas ou vazamentos.

No caso do torquímetro digital, há opções como a linha Tramontina PRO, capaz de gerar 17-340 N.m durante o torque. A peça permite aplicação no sentido horário e anti-horário e possui 9 “memórias” para pré-configuração do torque/ângulo de trabalho, além de certificado de calibração. Quando em uso, o torquímetro aciona LEDs verdes que ficam vermelhos e combinados com um sinal sonoro quando o torque é atingido.

Torquímetro digital com led indicando o torque programado atingido

Passo a passo para sincronizar o motor 8 válvulas AP

Inicialmente devemos colocar a engrenagem do eixo do comando de válvulas conforme a marca “A” da imagem. Em seguida, girar o virabrequim para o cilindro 1 ficar em posição de PMS.

Esquema aferição do Motor AP 8V
Esquema aferição do Motor AP 8v

Fonte: Oficina Mecânica Jupiara

O dente chanfrado na engrenagem do virabrequim deverá coincidir com a marcação (2) na flange da bomba de óleo conforme a marca (B) da imagem.

Aperte o parafuso de fixação da polia tensionadora com um leve torque para posteriormente dar o aperto final com auxílio do torquímetro. Então, o entalhe da placa da base (1) deverá ficar acima do parafuso de fixação (2), conforme imagem.

Manuais Técnicos de Correias Dentadas:

Manual Técnico de Correias Dentadas (2015) – Nacionais e Franceses

Catálogo de Aplicação de Correias Automotivas – Nacionais e Importados

Tensione a correia dentada girando a polia tensionadora na direção indicada pela seta, até que o ponto (3) esteja sobre a marca na placa de base.

Existe a necessidade de utilização do torquímetro para aplicar torque correto na correia, pois a tensão pode variar de fabricante para fabricante, por isso verifique as informações do manual.

Correia de Sincronização
Correia de Sincronização

Fonte: Oficina Mecânica Jupiara

Após o aperto com o torquímetro, gire normalmente o motor, até que o mesmo esteja novamente na posição PMS do cilindro 1.

IMPORTANTE: Lembre-se de verificar o ajuste da correia com o torquímetro, pois pode não ocorrer o seu assentamento.

Passo a passo para sincronizar o motor 16 válvulas AP

Para este tipo de motor é recomendado colocar o eixo do virabrequim na posição PMS no cilindro 1, fazendo com que a polia coincida com a marca (0) da carcaça plástica da correia.

Polia do Virabrequim com marca “0”
Polia do Virabrequim com marca “0”

Fonte: Oficina Mecânica Jupiara

Assim, os furos de referência das polias dos comandos de válvulas se alinharão com os furos da tampa do cabeçote.

Esquema de Montagem Motor AP 12V
Esquema de Montagem Motor AP 12V

Fonte: Oficina Mecânica Jupiara

Para travar e verificar esta posição de sincronismo, duas ferramentas em formato em L, com diâmetro que não exceda 7,9 mm.

Ferramentas de aferição
Ferramentas de aferição

Fonte: Oficina Mecânica Jupiara

Com isso, os dois pinos devem ser instalados sem esforço.

Ferramentas de aferição
Ferramentas de aferição

Fonte: Oficina Mecânica Jupiara

Confira o procedimento completo da troca da correia dentado no vídeo abaixo:

Troca da correia dentado do motor AP do canal DCVídeos

Cabeçote é problema comum no VW AP e EA111 veja a seguir

Crédito da foto de capa do blog: Canal da Peça/Pedro Spina

Crédito da matéria:Oficina Mecânica Jupiara

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