Confira como fazer o sincronismo de um dos motores mais populares no Brasil – o motor AP!
O Motor AP equipou a maioria da linha Volkswagen durante anos, além disso, no período da Autolatina esse motor serviu também para muitos modelos da Ford que o utilizavam, além de outros modelos fora de linha devido sua alta confiabilidade.
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O motor AP teve variações de litragem sendo: 1.6, 1.8 e 2.0 os mais comuns, o mesmo ganhou fama por ser um motor forte e pela fácil aquisição aquisição de peças com o preço em conta para realizar a sua manutenção.
Para iniciarmos o sincronizar dos motores AP de 8v ou 16v (EA 827) da Volkswagen, devemos ter o cuidado para o motor estar em temperatura ambiente ou morno, pois a dilatação dos componentes afetará o sincronismo.
- Primeiramente deve-se retirar a correia dentada para facilitar o acesso, se for realizar a troca, sempre é interessante tirar uma foto ou somente desmontar as correias se já adquiriu as novas e estão em mãos para substituição, assim evitando a instalação incorreta.
- Neste motor são poucos os periféricos que são impulsionados pela correia facilitando a substituição.
- Em seguida remova a proteção da correia dentada para permitir acesso a mesma.
- Cuidado ao girar o eixo árvore, pois as válvulas podem bater nos pistões se estiverem no Ponto Máximo Superior (PMS).
Ferramenta
Sempre tenha em mãos um torquímetro para conferir todos os apertos e torque inicial e angular. Pode-se usar torquímetros profissionais de estalo ou digitais. Dê preferência para a ferramenta com maior precisão pois qualquer erro no aperto dos parafusos pode ocasionar perda de juntas ou vazamentos.
No caso do torquímetro digital, há opções como a linha Tramontina PRO, capaz de gerar 17-340 N.m durante o torque. A peça permite aplicação no sentido horário e anti-horário e possui 9 “memórias” para pré-configuração do torque/ângulo de trabalho, além de certificado de calibração. Quando em uso, o torquímetro aciona LEDs verdes que ficam vermelhos e combinados com um sinal sonoro quando o torque é atingido.
Passo a passo para sincronizar o motor 8 válvulas AP
Inicialmente devemos colocar a engrenagem do eixo do comando de válvulas conforme a marca “A” da imagem. Em seguida, girar o virabrequim para o cilindro 1 ficar em posição de PMS.
Fonte: Oficina Mecânica Jupiara
O dente chanfrado na engrenagem do virabrequim deverá coincidir com a marcação (2) na flange da bomba de óleo conforme a marca (B) da imagem.
Aperte o parafuso de fixação da polia tensionadora com um leve torque para posteriormente dar o aperto final com auxílio do torquímetro. Então, o entalhe da placa da base (1) deverá ficar acima do parafuso de fixação (2), conforme imagem.
Manuais Técnicos de Correias Dentadas:
Manual Técnico de Correias Dentadas (2015) – Nacionais e Franceses
Catálogo de Aplicação de Correias Automotivas – Nacionais e Importados
Tensione a correia dentada girando a polia tensionadora na direção indicada pela seta, até que o ponto (3) esteja sobre a marca na placa de base.
Existe a necessidade de utilização do torquímetro para aplicar torque correto na correia, pois a tensão pode variar de fabricante para fabricante, por isso verifique as informações do manual.
Fonte: Oficina Mecânica Jupiara
Após o aperto com o torquímetro, gire normalmente o motor, até que o mesmo esteja novamente na posição PMS do cilindro 1.
IMPORTANTE: Lembre-se de verificar o ajuste da correia com o torquímetro, pois pode não ocorrer o seu assentamento.
Passo a passo para sincronizar o motor 16 válvulas AP
Para este tipo de motor é recomendado colocar o eixo do virabrequim na posição PMS no cilindro 1, fazendo com que a polia coincida com a marca (0) da carcaça plástica da correia.
Fonte: Oficina Mecânica Jupiara
Assim, os furos de referência das polias dos comandos de válvulas se alinharão com os furos da tampa do cabeçote.
Fonte: Oficina Mecânica Jupiara
Para travar e verificar esta posição de sincronismo, duas ferramentas em formato em L, com diâmetro que não exceda 7,9 mm.
Fonte: Oficina Mecânica Jupiara
Com isso, os dois pinos devem ser instalados sem esforço.
Fonte: Oficina Mecânica Jupiara
Confira o procedimento completo da troca da correia dentado no vídeo abaixo:
Troca da correia dentado do motor AP do canal DCVídeos
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Crédito da foto de capa do blog: Canal da Peça/Pedro Spina
Crédito da matéria:Oficina Mecânica Jupiara
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