Conheça 7 inovações dos carros do futuro

Os seres humanos têm demandas que muitas vezes exigem a adoção de novas tecnologias. E há casos também em que as novas tecnologias surgem no mercado e motivam novos hábitos e modos de ser. Pense na internet e na mobilidade de alguns dispositivos, por exemplo. Em um futuro não muito distante, várias novidades poderão mudar sua maneira de lidar com seu carro e com a experiência de dirigir. Veja algumas inovações que poderão fazer parte dos carros no futuro!

Comunicabilidade entre carros

Este é um fator importante para impedir acidentes e emitir avisos de alta relevância entre os condutores nas vias. A tecnologia Vehicle-to-Vehicle communication (V2V) poderá fazer com que um carro freie automaticamente quando passar por um cruzamento e outro automóvel vier em sua direção, havendo passado pelo sinal vermelho, ou quando existe colisões na pista à frente, por exemplo.

Bateria wireless

Algumas construtoras, como a Audi e a BMW, já vêm trabalhando em sistemas de recarga de bateria sem fio para veículos elétricos ou híbridos. A ideia funciona quando o carro estaciona sobre uma placa de indução ou uma base específica instalada no piso de um local determinado e a bateria começa a ser recarregada por meio de um campo magnético. Coisas assim podem ajudar a popularizar ainda mais os veículos elétricos.

Informações do carro no seu para-brisa

Nos próximos anos não será coisa de filme o motorista ver diversas informações de seu carro projetadas no para-brisa. Ele poderá ter acesso a inúmeros dados em realidade aumentada e em uma tela touchscreen, como a velocidade imprimida, o nível de óleo, a previsão do tempo e dados de GPS, facilitando a interação com o que acontece no automóvel e em seu exterior.

Arquivamento das preferências do condutor

A interação com dispositivos móveis tende a aumentar cada vez mais. Isso poderá permitir que o sistema operacional interno do veículo memorize detalhes das rotinas do motorista, como as estações de rádio que costuma ouvir em determinados trajetos ou as funções do veículo que gosta de checar a cada viagem.

Conexão 4G de telefonia móvel

Os carros, além de conectados aos dispositivos móveis, também apresentarão as navegações e buscas na internet de maneira cada vez mais eficiente. Hoje em dia, a conexão 4G se destaca na velocidade da troca de dados, e sua utilização poderá se propagar rapidamente nos carros em menos tempo do que se imagina. Já de fábrica!

Mais autonomia

Se você pensa que os veículos que dispensam motoristas humanos ainda são coisas de ficção científica, saiba que várias empresas hoje em dia, como a Nissan e o Google, já têm pesquisas muito bem-sucedidas nesse assunto. Os veículos têm uma programação inteligente que os faz seguir um caminho pré-determinado e desviar de obstáculos ao longo do trajeto. No futuro, a coisa ficará certamente ainda mais desenvolvida para seguir caminhos mais complexos.

Aproveitamento da energia solar

Se os carros movidos a energia solar ainda não pegaram, esse tipo sustentável de uso energético poderá ser fantástico para o armazenamento de energia. Seria mais uma ótima forma de, por exemplo, carregar a bateria do carro ou aperfeiçoar a performance quando estivesse nas vias e no trânsito.

E então, alguma dessas tecnologias já encantou você e anda mexendo com sua imaginação? O que você acha que seria mais legal? De qual delas gostou mais? Conte para nós através dos comentários e visite o Canal da Peça!

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica