Coronavírus: veja como proteger a oficina, os mecânicos e clientes

Coronavírus veja dicas de como se proteger na oficina

O transporte individual se tornou o meio mais seguro de percorrer as ruas em trajetos longos durante a epidemia, e devido a isso, a manutenção dos veículos ganha continuidade.

As oficinas voltaram a funcionar, porém ainda há dúvidas quanto a formas eficientes de enfrentar a crise do Coronavírus. Muitas pessoas, que não podem ficar em home office e também há quem precise se movimentar na cidade e usar o carro no dia a dia, com isso, rotina das manutenções volta junto com o uso do automóvel.

A Nakata por meio do seu blog, desenvolveu algumas dicas de como se proteger e consequentemente proteger os seus clientes durante a epidemia de Covid-19.

Amortecedores Nakata
Qualidade original para seu carro

1. Higienize as mãos com frequência

Uma das primeiras recomendações do Ministério da Saúde, lavar as mãos durante o dia de trabalho é um dos meios mais seguros de não se contaminar e propagar o Coronavírus – que é transmitida principalmente pelo contato com partículas no ar e nas superfícies – por isso, a importância na higiene que pode eliminar o vírus.

Utilize água e sabão ou detergente e por 20 segundos, lave bem as mãos a partir do punho. Caso não seja possível a higiene com água e sabão, utilize álcool 70%.

Coronavírus veja dicas de como se proteger na oficina

2. Mantenha distância

Para o brasileiro, que tem hábito de apertos de mão e abraços na hora de cumprimentar o colega ou cliente, esse tem sido um desafio.

Mantenha à distância de dois metros do colega de trabalho ou cliente, com esse espaço, você reduz a possibilidade de contaminação.

Veja Mais Matérias da Nakata:

Sistema de Suspensão: Tudo o Que o Motorista Precisa Saber

9 Sinais de Problemas na Suspensão

Muitas vezes é difícil segurar um espirro ou tossir e se a pessoa próxima estiver contaminada, mesmo sem apresentar sintomas, a distância dificulta a propagação do Covid-19 até você.

3. Máscaras e luvas são essenciais

A utilização de máscaras se tornou obrigatória na maioria dos ambientes fechados – pois foi comprovada sua eficiência na redução da contaminação – mas é importante que todos no ambiente estejam protegidos.

A recomendação é da troca da máscara a cada três horas, porém se reparar que ela está úmida, providencie sua troca. Utilize sempre protegendo nariz e boca, e deixe-a rente ao rosto. Se a máscara for

A proteção das luvas não exclui o cuidado com a higienes das mãos. Não toque a máscara com as mãos enquanto estiver utilizando pois aumenta o risco de contágio.

Coronavírus veja dicas de como se proteger na oficina_3

4. Proteja olhos, boca e nariz

Evite o contato das mãos com olhos, boca e nariz, eles são a porta de entrada para o Covid-19.

Mesmo com máscara e luvas, o risco de contágio ainda persiste, a máscara faz a contenção das partículas de saliva e também do nariz.

Mesmo com a proteção de tecido duplo da máscara, ao tocar com as mãos o rosto, o rísco de contágio aumenta consideravelmente.

Se precisar tocar o rosto, higienize as mãos antes com água e sabão ou álcool 70%.

5. Alcool em gel para os clientes

É de bom grado para com os clientes que a proteção esteja visualmente a frente. Além da proteção durante a rotina do trabalho, na hora de receber um cliente, deixe disponível um frasco com álcool em gel para ele higienizar as mãos.

Além de evitar que os clientes levem o Coronavírus para dentro da oficina, você mostra a preocupação com a pandemia. Ofereça sempre o uso às pessoas que chegarem na oficina ou mesmo a higiene das mãos com água e sabão.

Coronavírus veja dicas de como se proteger na oficina_lave_as_mãos
Ofereça álcool em gel para os clientes (foto: Pexels)

6. Higienize as superfícies

Não é fácil, porém é essencial a higienização das superfícies da oficina. Sobretudo, o balcão da recepção, onde circula o maior número de pessoas e os banheiros.

A higiene das ferramentas também é de extrema importância, mesmo utilizando os cuidados anteriores, não há como garantir que a superfície esteja livre do vírus, mesmo tomando os cuidados anteriores e nesse caso, todo cuidado é pouco.

7. Separe as ferramentas

Como falamos acima, as ferramentas devem ser limpas com frequência, sobretudo quando são compartilhadas entre os mecânicos.

Se organize para separar as ferramentas que cada mecânico for utilizar e na hora de emprestar aquela chave 10 que sempre desaparece, higienize-a.

Coronavírus veja dicas de como se proteger na oficina
Ferramentas limpas ajudam na prevenção (foto: Pxhere)

8. Facilite o processo de pagamento

Você já deve ter ouvido falar no grau de contaminação de bactérias que notas e moedas podem conter. Nesse caso, o cuidado deve ser redobrado.

Incentive o pagamento por transferência bancária ou cartão, pois a maquininha e o cartão são mais fáceis de serem higienizados, se possível, utilize a maquininha por aproximação.

Realize o processo de limpeza da maquininha antes e depois do cliente utilizar, a atitude será vista com bons olhos.

9. Trabalhe com agendamento

Organizar a agenda de atendimento é algo que muitos mecânicos nunca pensaram, porém nesse momento é essencial.

Tal atitude se faz necessária pois evita a circulação de pessoas na oficina e reduz a probabilidade de contaminação.

Cada mecânico pode garantir o agendamento da forma que achar mais fácil. Celular, redes sociais, e-mail, Google Agenda e outros meios podem facilitar na hora do cliente contatar e marcar o atendimento.

Desenvolva escalas de trabalho caso a oficina seja pequena para evitar a aglomeração de pessoas.

Coronavírus veja dicas de como se proteger na oficina

10. Proteja as áreas de contato no carro

Sempre que for iniciar o trabalho, higienize maçanetas, volante e as outras partes que vai tocar durante o reparo.

Confira o vídeo abaixo que o pessoal do Canal da Peça gravou junto com a oficina Seiko especialmente para o mecânico se proteger durante a pandemia.

Utilize plástico filme na manopla do câmbio e volante. Os bancos devem ser cobertos ou higienizados, sempre consulte o dono do veículo antes de usar algum produto de limpeza como a mistura de água sanitária, álcool ou outros nos bancos, o recomendado para a higiene é água e sabão.

11. Ambientes ventilados

Mantenha a oficina, recepção e outros ambientes do local bem ventilados. Essa recomendação previne a propagação do Coronavírus e também de outras doenças respiratórias.

De preferência, restrinja a circulação de pessoas no interior da oficina.

As dicas acima pretendem auxiliar o mecânico a dar continuidade ao trabalho, melhorar a relação com seus clientes e também, ajudam na otimização do tempo de atendimento e trabalho.

Mesmo com o fim da epidemia de Covid-19, a higiene e organização do atendimento, são essenciais para um bom relacionamento com seus clientes.

Texto: Blog Nakata / Foto de capa: Army.mil (Creative Common Copyright) / Imagens: Pxhere e Pexels

Compre Nakata:

Amortecedores
Molas da Suspensão
Braços & Barras da Suspensão
Coxins do Câmbio
Coxins do Motor

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica