Um estudo conduzido pela Marcopolo, provou que a renovação do ar de seus ônibus ficou acima do exigido a supermercados, agências bancárias e aeroportos, confira.
Segundo os testes realizados pela Universidade de Caxias do Sul e a Marcopolo, foi possível comparar os valores de renovação do ar de ambientes cuja recomendação é da norma ABNT NBR 16401 que define os padrões para instalações de ar-condicionado unitários e sistemas centrais.
Equipados com dispositivos que abrangem sistemas naturais de captação de ar e sistemas forçados como o ar-condicionado, onde são capazes de conferir a renovação por passageiro que varia de 5,6 L/S por pessoa até 23,7 L/S por pessoa, esses valores garantem uma renovação do ar de até 63% maior que a vazão estabelecida para supermercados, agências bancárias e saguão de aeroportos.
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O relatório abrange todas as marcas e modelos com carroceria Marcopolo e os valores levam em consideração a capacidade máxima de cada veículo.
Sistema de admissão e exaustão de ar da cabine para renovação do ar
Engenharia Marcopolo
“No momento delicado em que nos encontramos, existe apreensão quanto a possibilidade de contaminação através das vias aéreas causadas por agêntes patológicos, como vírus e bactérias, principalmente em ambientes fechados. O estudo demonstrou que a capacidade de renovação do ar através dos dispositivos das carrocerias Marcopolo, aliado a medidas de segurança, como o distanciamento necessário e uso de máscaras, são importantes aliados na prevenção de doenças virais como o caso da Covid-19”, afirma Luciano Resner, diretor de engenharia da Marcopolo.
Higienização
Além da renovação do ar, outro fator de extrema importância é a limpeza e higienização correta de superfícies, com sua desinfecção e descontaminação.
Nesse sentido, a Marcopolo Next, divisão focada em inovação apresentou o FIP Onboard, um produto de biossegurança desenvolvido junto com a Aurratech com alto poder bacteriostático para ser aplicado ao salão de passageiros, cabine e bagageiro com ação desinfetante de até 72 horas.
Confira abaixo como é feita a manutenção do ar-condicionado do ônibus Torino G7
A norma ABNT 15570 define as especificações técnicas para fabricação de veículos urbanos de transporte coletivo, incluindo a renovação de ar para o ônibus com taxa de pelo menos 20 vezes o volume interno útil do veículo, conforme explica o professor Dr. Alexandre Vieceli, coordenador do curso de engenharia mecânica da Universidade de Caxias do Sul.
Na tabela acima, confira os valores recomendados para renovação do ar em ambientes fechados e os valores alcançados nos testes realizados pela UCS
Foram realizadas medições experimentais das vazões dos dispositivos presentes nas carrocerias dos ônibus da Marcopolo, quantificando o volume médio de ar externo admitido e a equipe técnica concluiu que os modelos apresentam vazões equivalentes ou superiores aos ambientes especificados pela norma.
É importante lembrar que a renovação do ar da cabine não inibe o uso de máscaras, distanciamento e higiene pessoal. Siga as recomendações para o uso do transporte público.
Texto: Marcopolo / Foto de capa: Julio Soares/divulgação Marcopolo – Imagens: Engenharia Marcopolo
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