Covid-19: renovação do ar em ônibus Marcopolo fica acima do exigido

renovação do ar em ônibus fica acima da média

Um estudo conduzido pela Marcopolo, provou que a renovação do ar de seus ônibus ficou acima do exigido a supermercados, agências bancárias e aeroportos, confira.

Segundo os testes realizados pela Universidade de Caxias do Sul e a Marcopolo, foi possível comparar os valores de renovação do ar de ambientes cuja recomendação é da norma ABNT NBR 16401 que define os padrões para instalações de ar-condicionado unitários e sistemas centrais.

Equipados com dispositivos que abrangem sistemas naturais de captação de ar e sistemas forçados como o ar-condicionado, onde são capazes de conferir a renovação por passageiro que varia de 5,6 L/S por pessoa até 23,7 L/S por pessoa, esses valores garantem uma renovação do ar de até 63% maior que a vazão estabelecida para supermercados, agências bancárias e saguão de aeroportos.

Veja mais:

7 caminhões do passado que fizeram história no Brasil!

O primeiro caminhão da VW que pode dirigir com habilitação B!

O relatório abrange todas as marcas e modelos com carroceria Marcopolo e os valores levam em consideração a capacidade máxima de cada veículo.

Covid-19 renovação do ar em ônibus Marcopolo fica acima da médiaSistema de admissão e exaustão de ar da cabine para renovação do ar

Engenharia Marcopolo

“No momento delicado em que nos encontramos, existe apreensão quanto a possibilidade de contaminação através das vias aéreas causadas por agêntes patológicos, como vírus e bactérias, principalmente em ambientes fechados. O estudo demonstrou que a capacidade de renovação do ar através dos dispositivos das carrocerias Marcopolo, aliado a medidas de segurança, como o distanciamento necessário e uso de máscaras, são importantes aliados na prevenção de doenças virais como o caso da Covid-19”, afirma Luciano Resner, diretor de engenharia da Marcopolo.

Renovação do ar em ônibus Marcopolo

Higienização

Além da renovação do ar, outro fator de extrema importância é a limpeza e higienização correta de superfícies, com sua desinfecção e descontaminação.

Nesse sentido, a Marcopolo Next, divisão focada em inovação apresentou o FIP Onboard, um produto de biossegurança desenvolvido junto com a Aurratech com alto poder bacteriostático para ser aplicado ao salão de passageiros, cabine e bagageiro com ação desinfetante de até 72 horas.

Confira abaixo como é feita a manutenção do ar-condicionado do ônibus Torino G7

A norma ABNT 15570 define as especificações técnicas para fabricação de veículos urbanos de transporte coletivo, incluindo a renovação de ar para o ônibus com taxa de pelo menos 20 vezes o volume interno útil do veículo, conforme explica o professor Dr. Alexandre Vieceli, coordenador do curso de engenharia mecânica da Universidade de Caxias do Sul.

Na tabela acima, confira os valores recomendados para renovação do ar em ambientes fechados e os valores alcançados nos testes realizados pela UCS

Foram realizadas medições experimentais das vazões dos dispositivos presentes nas carrocerias dos ônibus da Marcopolo, quantificando o volume médio de ar externo admitido e a equipe técnica concluiu que os modelos apresentam vazões equivalentes ou superiores aos ambientes especificados pela norma.

É importante lembrar que a renovação do ar da cabine não inibe o uso de máscaras, distanciamento e higiene pessoal. Siga as recomendações para o uso do transporte público.

Texto: Marcopolo / Foto de capa: Julio Soares/divulgação Marcopolo – Imagens: Engenharia Marcopolo

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Motor
Turbinas
Filtro de ar
Filtro de cabine
Filtros Marcopolo
Escapamento

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica