Veja Como Cuidar de Sua Moto no Dia a Dia!

Manutenção motocicleta

A pandemia de Covid-19 trouxe um aumento considerável nos serviços de delivery. Confira algumas dicas para que motoboys e motociclistas não sejam pegos de surpresa com a manutenção de suas motos.

Apesar da redução gradual da imposição do isolamento social, a pandemia de Coronavírus tem se mostrado persistente e há indicadores de aumento de casos de Covid-19 todos os dias.

Com a preocupação de evitar aglomerações, os serviços de entrega redobraram e o delivery se tornou essencial.

Esse crescimento nas entregas exige a atenção dos motociclistas a alguns itens vitais para o funcionamento da moto. Sobretudo para novos profissionais do segmento.

Veja Também:

Saiba Tudo Que Precisa Sobre os Sistemas de Transmissão das Motos!

Motos 2 Tempos e 4 Tempos: Quais São as Diferenças?

“A importância dos serviços de entrega ficou mais evidente. Essa nova rotina requer atenção dos motociclistas em relação a manutenção da moto, principalmente em peças relacionadas à sua rodagem”, explica Fabio de Andrade, analista de produto da Laquila, empresa líder no mercado de motopeças da América Latina.

Confira a seguir algumas peças que exigem atenção nas motos

Pneus

Nas motos, o cuidado com os pneus é ainda mais importante do que nos carros, pois são responsáveis pela aderência e equilíbrio. “Verificar constantemente a condição dos pneus é vital. Veja por meio da marcação TWI (relevo que se encontra entre os frisos) a indicação do desgaste. Pneus deteriorados ou de baixa qualidade vão comprometer a segurança e são potenciais causadores de acidentes”, alerta Fabio.

Kit de transmissão

Responsável por transportar de maneira eficiente a potência do motor para a roda traseira da motocicleta, o kit de transmissão deve ser verificado diariamente. Com o aumento da quilometragem rodada, pode haver uma fadiga na corrente da peça, criando uma folga que possibilita o desencaixe da corrente ou até mesmo a sua queda, gerando o travamento das rodas e potencial risco de acidentes. Todo kit de transmissão deve possuir selo de verificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).

Confira a seguir algumas dicas da LM Motos para lubrificação das correntes do kit de transmissão

Filtro de ar

Filtros de ar desgastados permitem que impurezas entrem em contato com componentes internos do motor, formando um sistema abrasivo, que danifica as peças internas do motor e encurta a sua vida útil – alerta Laquila.

Filtro de óleo

O filtro de óleo deteriorado pode entupir a passagem de óleo para o cilindro, ocasionando superaquecimento e a quebra eminente. “Assim como o filtro de ar, o mau funcionamento do filtro de óleo também é capaz de influenciar no trabalho do motor”, conta Andrade.

Filtro de combustível

“A negligência na troca do filtro de combustível possibilita a entrada de impurezas diretamente na linha de alimentação de combustível, podendo entupir esses canais, isso influenciará diretamente no consumo de combustível ou mesmo, o não funcionamento do motor”, adverte o especialista da Laquila.

Lâmpadas de farol, freio e pisca alerta

De funcionamento obrigatório pela legislação de trânsito brasileira, as lâmpadas devem ser verificadas constantemente. A falta de qualquer uma desses itens gera menor visibilidade, trazendo riscos eminentes a segurança. “Não preciso nem lembrar que durante a noite os pedidos via delivery são ainda mais intensos. Ou seja, atenção redobrada para as lâmpadas da moto”, destaca Fabio de Andrade.

Cabos de embreagem, acelerador e freio

Muito importante para a segurança dos motociclistas, cabos desgastados têm grande risco de se romper, colocando a vida do condutor em perigo. “O manuseio pesado da motocicleta indica que chegou a hora da troca dos cabos, manutenção que deve sempre ser feita com o seu mecânico de confiança. Outro ponto relevante é a lubrificação dos cabos, por exemplo, os itens da marca K-CABOS possuem uma proteção interna de nylon, ela é auto-deslizante, e por isso não indicada a lubrificação, pois pode causar oxidação, diminuindo a sua vida útil”, completa o especialista.

Confira as dicas do Hugo Oliveira, instrutor do curso de pilotagem da Motoparts Honda sobre a manutenção diária das motos

Crédito da foto de capa: divulgação Laquila

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Kits de correia dentada
Bateria para moto
Sonda lambda para moto
Óleo para moto 2 tempos
Lâmpada para moto

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica