Digitalização não é uma moda passageira

Cada vez mais comum no plano estratégico das empresas, a transformação digital vem mudando a visão de executivos mundo afora, que já enxergaram que ela não é uma onda momentânea: ela veio para ficar de vez

Gostando ou não de tecnologia, você deve estar se deparando com matérias, artigos e vídeos sobre transformação digital com muito mais frequência.

E não é para menos, afinal, a tecnologia está inserida em várias atividades corriqueiras, como chamar um táxi, pedir uma comida ou consultar a conta bancária.

Nessa invasão de conteúdos e informações relacionados ao tema, você já pode ter se questionado se o digital é apenas uma tendência, que será superada por outra amanhã.

+ Leia também: A transformação é para já

A resposta, definitivamente, é não. Para Pietro Delai, gerente de Consultoria e Pesquisa da IDC Brasil, quem está esperando a “onda” passar, corre o risco de afundar seu próprio negócio.

“Transformação digital não é moda. Simplesmente, não tem jeito, não vai acabar amanhã. O empresário precisa entender que o pioneirismo em seu mercado de atuação significa uma grande oportunidade. Não há razão para esperar ou ter medo”, diz. “Pelo contrário, há urgência”.

Encare os desafios

Num mundo totalmente conectado, quem não dá o primeiro passo, perde espaço, como na corrida do ouro em que os primeiros que chegavam angariavam mais metais preciosos.

+ O ouro do século 21

A corrida pela digitalização garante às empresas visionárias uma fatia muito maior do mercado em que atuam. O ouro de ontem é a transformação digital de hoje. E de amanhã.

Mas se ainda assim você tem medo de se envolver com um projeto digital, Pietro Delai dá uma dica valiosa. “O segredo é ter bons parceiros. De uma forma geral, as companhias estão com equipes enxutas por conta da crise que passamos, e sem fôlego na área de TI”, afirma.

Pietro Delai, da IDC. Foto: divulgação

“Procure uma empresa que esteja alinhada com seus objetivos e próxima, olhando de perto para os desafios e as oportunidades na sua companhia. Certamente, vai ajudar a cruzar essa ponte com mais rapidez”, diz.

O momento é agora

Empresários do mundo todo estão mais otimistas na aplicação de tecnologias em seus negócios. De olho numa fatia maior do mercado, companhias deverão investir ainda mais este ano.

Até dezembro, os investimentos em transformação digital deverão atingir US$ 1,7 trilhão, o que representa aumento de 42% em relação a 2017.

Segundo Delai, o avanço significativo reflete a nova postura dos executivos, que, através da tecnologia, têm alcançado mais benefícios.

+ Veja mais: O risco de não se digitalizar

“Com a transformação digital, empresas ficam mais preparadas para manipular um volume maior de informação e, assim, tomar decisões mais assertivas que vão impactar, sobretudo, sua lucratividade”, comenta.

E vai além. “Quem ainda não traçou um plano, irá chegar atrasado, se é que vai chegar, pois o mundo está se transformando digitalmente e rapidamente. Não tem como fugir”, afirma.

E você, vai continuar fugindo? O CWS ajuda a sua companhia a chegar na frente mais rápido!

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica