História do Porsche 911: mais de 50 anos de tradição

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Confira um pouco da história e como é feita a montagem de um dos motores carros de uma das marcas mais icônicas da Europa!

Caracterizado por suas belas curvas, motor e tração traseira, o Porsche 911 é fabricado desde 1963, equipado com o motor boxer.

A história da Porsche 911 começa no final da década de 1950 quando surgiram os primeiros traços do sucessor do Porsche 356 e foi inspirado no protótipo Type 754 T7, conhecido também como Porsche 695 de 1961.

O 911 passou o período de 56 anos de sua existência por 8 gerações e continua sendo renovado, porém mantendo seu desenho característico de fastback, com tração e motorização traseiros.

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1963- Nascimento da Porsche 911 com o “901”

Lançado inicialmente com o nome de 901 no salão de Frankfurt em 1963 e depois de um ano, registrado oficialmente como 911, foi o primeiro portador do motor arrefecido a ar de 6 cilindros 2.0 (1991 cm3), que rendia cerca de 130 cv de potência, atingindo uma velocidade de 210 Km/h, muito superior ao seu antecessor 356 que coexistiu com o 911 até 1965.

Com a evolução do projeto, o motor foi sendo modificado e a litragem aumentando. Na versão RS Carrera de 1972, o motor 6 cilindros passou a 2.7, com potência de 210 cv e sua tampa traseira ganhava um spoiler conhecido como “ducktail”, em português: rabo de pato.

1975 até 1989 – Surgimento da série 930, marcada pelo lançamento do primeiro modelo turbo!

História do Porsche 911 mais de 50 anos de tradição

Porsche 911 geração G

Wikipedia/Alexandre Prévot

Foi o primeiro facelift feito pela Porsche, um dos modelos que se manteve sem muitas mudanças pela marca de 1975 a 1988, a geração já contava com cinto de segurança de 3 pontos, bancos com encostos de cabeça integrados e a icônica versão turbo.

Vamos dar uma volta a bordo do modelo série G do 911 junto com Magnus Walker, confira abaixo neste vídeo:

Confira abaixo, a montagem do motor arrefecido a ar mas com litragem de 2.5 no lugar do original 2.0 e o também do motor de 3.2 litros que equipava o mais desejados dos modelos o Carrera que começou a ser produzido em 1984.

Montagem do motor do 2.5 SRT

Montagem do motor do 3.2 do Carrera

1988 – O início da produção de diversas versões do modelo 964

Nessa época o modelo ganhou uma nova geração, sendo remodelado tanto na carroceria, quanto nos demais componentes presentes nos veículos. Contava com freios ABS, transmissão Tiptronic, direção hidráulica e a suspensão foi substituída de barra de torção para molas espirais. Saindo em versões Cabriolet, Coupé, Targa e o famoso Turbo.

Já vimos um pouco do que foi feito de novo, agora vamos observar suas linhas e design neste vídeo abaixo

Nem tudo são flores

Imprevistos acontecem e se for necessário realizar uma retífica, veja neste vídeo uma curiosidade de como é feita a instalação dos anéis dos pistões do 964:

1993 – O último a contar com motor boxer refrigerado a ar e o surgimento do uso dos modelos 993 bi-turbo.

A última da geração a contar com o motor refrigerado a ar, seu design foi alterado principalmente na região dos faróis e além das versões já disponibilizados nessa época, houve também a primeira versão bi-turbo.

É sempre bom acompanhar de perto uma revisão e acompanhá-la de perto ainda mais se o carro for um Porsche: confira no vídeo abaixo como é feita a revisão em um Porsche 911 da geração 993.

1997 – Lançamento da geração 996 e o início da era do motor refrigerado a água

A primeira versão com o motor boxer refrigerado a água e com 4 válvulas por cilindro e dotado de 300 cv.

Vamos conferir agora um pouco como os designers trabalharam para fazer essa mudança de visual nesse vídeo abaixo:

2004 a 2011 – Surgimento da geração 997 e os novos modelos no mercado

O 911 geração 997 teve mais de 24 edições diferentes: Carrera, Targa, Cabriolet, Turbo, GTS, tração traseira ou integral, edições de rua, séries especiais e carros de pista.

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Confira atualmente como é fabricado uma das versões do 911 mais rápidas produziadas pela marca atualmente no vídeo abaixo

Os 50 anos de Porsche 911

2012 a 2019 – A geração 991 do Porsche 911 ganha motores 3.8 e 4.0 e oito modelos

Mesmo usando apenas três carrocerias (fastback, targa e cabriolet), o Porsche recebeu diversas versões.

A geração 991 do Porsche 911 teve 22 versões: Carrera, Carrera Cabriolet, Carrera S, Carrera S Cabriolet, Carrera 4, Carrera 4 Cabriolet, Carrera 4S, Carrera 4S Cabriolet, Carrera GTS, Carrera GTS Cabriolet Carrera 4, Carrera 4 Cabriolet, Carrera GTS, Carrera GTS Cabriolet, Carrera 4 GTS, Carrera 4 GTS Cabriolet, Targa 4, Targa 4S, Targa 4 GTS, GT3, GT3 RS, 911 R, Turbo, Turbo Cabriolet, Turbo S e Turbo S Cabriolet.

Isso porque o 911 ganhou ao longo dos anos um público fiel e se tornou altamente colecionável.

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Porsche 911 geração 991

Wikipedia/David Villarreal Fernández

A versão básica Carrera era equipada com motor 3.4 de 350 cv, enquanto o Turbo S, chegou a ser produzido com 560 cv, uma grande diferença de potência, considerando a mesma geração do modelo.

 

 

Porsche 911 991

Porsche 911 991

PxHere/BerndH

O 911 Turbo e Turbo S receberam uma nova tecnologia com esterçamento das rodas traseiras e a versão Turbo S alcança os 0-100 km/h em apenas 3.1 segundos segundo a Porsche, porém algumas revistas especializadas chegaram a testar o carro com números abaixo disso.

2019 – presente. A geração 992 mantém visual limpo e perde o câmbio manual.

Lançado há pouco tempo, a nova geração do 911 possui 6 versões: Carrera, Carrera Cabriolet, Carrera 4, Carrera 4 Cabriolet, Carrera S, Carrera S Cabriolet, Carrera 4S, Carrera 4S Cabriolet, Turbo S e Turbo S Cabriolet. Todos equipados com câmbio PDK de 8 velocidades.

Todos agora são equipados com motor twin-turbo e a cilindrada foi reduzida para 3.0 nas versões: Carrera, Carrera 4 e Carrera S.

Porsche_992_Carrera

Porsche_992_Carrera

Wikipedia/Alexander Migl

A versão Turbo S agora possui motor 3.7 de seis cilindros boxer, twin-turbo e gera impressionantes 650 cv a 6750 rpm, alcançando 100 km/h a partir da imobilidade em apenas 2.7 segundos e 330 km/h de velocidade máxima, um verdadeiro superesportivo.

A suspensão dianteira da geração 992 mantém a estrutura MacPherson na dianteira e multi-link na traseira que era usada na geração 991. O carro é 2 cm mais longo do que o Carrera e 4,8 cm mais largo.

No vídeo abaixo, confira a evolução de todas as gerações do 911 até 2020

Aguardamos ansiosos pela opção de versões com câmbio manual da nova geração do 911. Os puristas agradecem.

Foto de capa: PxHere/BerndH

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