Estar com os componentes do carro em dia é melhor maneira de economizar, mas sabe quando é a hora certa de trocar a embreagem?
A embreagem funciona acoplando o volante do motor ao câmbio, ela é responsável por transmitir a força do motor para a caixa de marchas para que dessa forma, através dos semieixos o carro movimente as rodas de tração.
Por ser um componente que funciona basicamente por atrito, não há como quantificar a hora certa de sua troca, pois a quilometragem ou o tempo do carro, não necessariamente correspondem a hora correta de sua troca e sim, o seu uso que dará os primeiros indícios de que a hora da troca chegará mais cedo ou mais tarde.
Por exemplo, se um veículo trafega constantemente em estradas, ele terá uma alta quilometragem, porém em velocidade constante, sem muitas trocas, o componente tende a durar mais. Já um veículo que tem pouco uso durante o ano, pode ter uma idade avançada mas ainda preservar o componente.
A situação mais comum de desgaste prematuro do componente é o uso severo do veículo, ou seja, no trânsito do dia a dia, portanto, é necessário que o condutor se atente para os sinais de que a embreagem já não está realizando seu papel como deveria.
Confira algumas dicas a seguir de como identificar problemas na embreagem
Altura do pedal da embreagem: a regulagem habitual da embreagem, seja cabo ou hidráulica, é que ela acople a partir do meio do curso do pedal. Se o carro está se movimentando apenas com o pedal próximo de estar solto, significa que há desgaste no sistema.
Trepidação: se o veículo trepida ao sair parado, essa vibração indica desgaste irregular do sistema, podendo estar relacionado a disco, platô ou até volante do motor. Outro fator é a instalação dos discos e garfo da embreagem.
Patinando: O sintoma é de subir o giro do motor com o veículo engatado, porém ele se movimentar com dificuldade ou não se movimentar. Quando o disco está com muito desgaste ele não consegue se acoplar ao platô, girando em falso.
Ruidos: grilados e barulhos quando a embreagem não está acionada e após acionar eles somem, é sinal de problemas com rolamento de embreagem. Faça a substituição nesse caso.
Marchas desengatando: quando o câmbio desengata sozinho, o problema pode estar no trambulador do câmbio ou também em sincronizados com desgaste.
Aranhando: nos câmbios com acionamento da alavanca por varão, isso era até comum, a famosa “terceirinha” do Fiat Uno mais antigo ou Corsa, porém não é um sintoma tão comum assim, ele é sinal de problemas com o engate, sendo os anéis sincronizadores geralmente os vilões, ou também fluído de transmissão baixo.
Veja esse vídeo, que foi feito pelo Doutor Carro e que o Canal da Peça selecionou para você ficar por dentro desse assunto.
Crédito da foto de capa do Blog: Shutterstock
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