Quando Devo Trocar a Embreagem?

embreagem

Estar com os componentes do carro em dia é melhor maneira de economizar, mas sabe quando é a hora certa de trocar a embreagem?

A embreagem funciona acoplando o volante do motor ao câmbio, ela é responsável por transmitir a força do motor para a caixa de marchas para que dessa forma, através dos semieixos o carro movimente as rodas de tração.

Por ser um componente que funciona basicamente por atrito, não há como quantificar a hora certa de sua troca, pois a quilometragem ou o tempo do carro, não necessariamente correspondem a hora correta de sua troca e sim, o seu uso que dará os primeiros indícios de que a hora da troca chegará mais cedo ou mais tarde.

Por exemplo, se um veículo trafega constantemente em estradas, ele terá uma alta quilometragem, porém em velocidade constante, sem muitas trocas, o componente tende a durar mais. Já um veículo que tem pouco uso durante o ano, pode ter uma idade avançada mas ainda preservar o componente.

A situação mais comum de desgaste prematuro do componente é o uso severo do veículo, ou seja, no trânsito do dia a dia, portanto, é necessário que o condutor se atente para os sinais de que a embreagem já não está realizando seu papel como deveria.

Confira algumas dicas a seguir de como identificar problemas na embreagem

Altura do pedal da embreagem: a regulagem habitual da embreagem, seja cabo ou hidráulica, é que ela acople a partir do meio do curso do pedal. Se o carro está se movimentando apenas com o pedal próximo de estar solto, significa que há desgaste no sistema.

Trepidação: se o veículo trepida ao sair parado, essa vibração indica desgaste irregular do sistema, podendo estar relacionado a disco, platô ou até volante do motor. Outro fator é a instalação dos discos e garfo da embreagem.

Patinando: O sintoma é de subir o giro do motor com o veículo engatado, porém ele se movimentar com dificuldade ou não se movimentar. Quando o disco está com muito desgaste ele não consegue se acoplar ao platô, girando em falso.

Ruidos: grilados e barulhos quando a embreagem não está acionada e após acionar eles somem, é sinal de problemas com rolamento de embreagem. Faça a substituição nesse caso.

Marchas desengatando: quando o câmbio desengata sozinho, o problema pode estar no trambulador do câmbio ou também em sincronizados com desgaste.

Aranhando: nos câmbios com acionamento da alavanca por varão, isso era até comum, a famosa “terceirinha” do Fiat Uno mais antigo ou Corsa, porém não é um sintoma tão comum assim, ele é sinal de problemas com o engate, sendo os anéis sincronizadores geralmente os vilões, ou também fluído de transmissão baixo.

Veja esse vídeo, que foi feito pelo Doutor Carro e que o Canal da Peça selecionou para você ficar por dentro desse assunto.

Crédito da foto de capa do Blog: Shutterstock

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Cabos de Acionamentos
Anéis sincronizados
Coxins
Juntas & retentores da transmissão
Homocinéticas
Semieixos

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica