Acompanhe a trajetória da história do Ford Galaxie, Landau e LTD!

Podemos dizer entre os exemplares de época o Landau e o Galaxie não eram o sinônimo de super esportividade, muito menos de ser um carro rápido, porém eram o luxo em 4 rodas.

Galaxie Landau
Galaxie Landau

Fonte: Clube do Galaxie

O primeiro modelo do Ford Galaxie 500 foi lançado nos Estados Unidos no ano de 1959 e já apresentava as marcas principais do seu legado. O luxo, a enorme largura e um baita comprimento.

Após seu lançamento e devido ao seu sucesso, a Ford resolveu investir no segmento da plataforma do modelo, desenvolvendo versões coupé, pickup, station wagon e até mesmo a versão ambulância. Porém, nenhuma dessas versões além do sedan chegaram em solo brasileiro.

Galaxie Landau
Galaxie Landau

Fonte: Clube do Galaxie

O primeiro carro realmente produzido em solo brasileiro feito pela linha de produção brasileira foi o Ford Galaxie 500 já reestilizado, seguindo o padrão americano e tinha um motor com seus saudáveis 164 cv que eram gerados por um motor V8.

Veja mais:

5 Razões que Tornaram o Monza um Ícone da Década de 80

4 Motivos que Tornaram o Del Rey Referência em Luxo nos Anos 80!

Seu tamanho impressionava qualquer um na época e ainda surpreende muita gente. O Galaxie tinha seus 5,40 m de comprimento com 1,99 m de largura e até hoje ele é considerado o maior carro já fabricado no Brasil.

Galaxie Dianteira
Galaxie Dianteira

Fonte: Clube do Galaxie

O Galaxie não surpreendeu somente nos Estados Unidos, mas também aqui no Brasil a Ford vendo o sucesso estrondoso do modelo, resolveu fazer o extremo de dois mundos.

Lançando uma versão básica do Galaxie, a chamada Standard e a ultra luxo que ficou extremamente famosa, a Landau.

Propaganda Galaxie
Propaganda Galaxie

Fonte: Clube do Galaxie

O sedan em si em todas as suas versões era considerado um carro de luxo, porém o fato da versão Landau vir acompanhado de opcionais como direção hidráulica e ar condicionado já na década de 70, o colocava em um patamar a frente de qualquer modelo de época.

O modelo passou por poucas alterações até o fim de seu legado, antes de ceder o lugar de luxo para o Ford Del-Rey.

As principais foram a chegada da versão a etanol e algumas alterações nas grade dianteiras e faróis da frente e traseiros.

Foram 16 anos de legado e foram fabricadas 77.850 unidades no Brasil.

Veja as curiosidades do Landau por meio do vídeo do canal da Best Cars!

Crédito da foto de capa do Blog: Matel

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Válvulas de Admissão e Escape
Comando de Válvulas
Cabeçote do Motor
Bicos Injetores
Tuchos e Varetas

Comentários