Fuga de corrente? Veja como detectar

porque a bateria descarrega

Bateria descarregando com facilidade muitas vezes não significa problemas com a peça em si. Veja a seguir como diagnosticar a descarga de energia em alguns componentes.

Muitas vezes ao analisar a parte elétrica de um veículo que possui problemas constantes de bateria descarregada, não há indícios de problemas e é necessária uma análise mais profunda.

Levando em consideração que a bateria apenas realiza o armazenamento de energia, o problema pode estar na geração de energia em comparação ao consumo dos componentes elétricos do carro.

Portanto vale a atenção ao alternador que realiza o abastecimento de energia da bateria e na outra ponta, o motor de arranque é um dos componentes que mais consome energia. Para que o consumo esteja em conformidade, é necessário que a bateria possua uma tensão constante em relação à energia gerada pelo alternador.

Confira também:

Veja como diagnosticar problemas no regulador de voltagem

7 Cuidados que Você Precisa Ter Com a Bateria

A modificação do sistema elétrico muitas vezes é o vilão da fuga de corrente elétrica. Se o veículo possui alarme antifurto, equipamento de som paralelo, vidros e travas elétricas instalados fora da concessionária, esse pode ser o ponto de atenção.

Durante o tempo parado na garagem, se há uma instalação que se mantém ligada, o consumo, mesmo que fraco de energia acaba dando fim à bateria, como mencionado anteriormente, sistemas aftermarket podem ser vilões nesses casos (alarmes, rádios, etc).

O dia a dia do veículo, se fica pouco tempo ligado durante curtos percursos, também prejudica a vida útil da bateria, pois não há tempo suficiente para recarregá-la ao nível máximo. O ideal são percursos de pelo menos 15 minutos para que essa carga seja feita por completo.

Veja a seguir o diagnóstico do Dr. Carro para fuga de corrente

Veja como o técnico da Bosch Diego Riquero no canal O Mecânico sobre o diagnóstico de equilíbrio elétrico

Foto de capa: Pixabay

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Eletroventiladores
Reguladores de voltagem
Bobinas de ignição
Bateria
Alternador
Chicote

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica