Especial dia do Fusca: Troca do Dínamo pelo Alternador

Dínamo Fusca

A equipe de conteúdo técnico preparou uma matéria para os leitores do blog em homenagem ao dia do fusca

O fusca foi, e ainda continua sendo um ícone e agora vamos ver como foi essa história de trocar o dínamo pelo alternador.

Veículo que ficou famoso por ter um:

  • Preço acessível
  • Mecânica fácil
  • Muito resistente

O carro ainda faz os olhos de seus proprietários brilharem ao ouvir o ronco do motor boxer que o equipa.

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Um pouco da história

Os “Besouros” da Volkswagen, desde os primeiros modelos que foram fabricados e importados da Alemanha até os modelos que começaram a serem montados em território nacional.

Eles vinham de série com o famoso “dínamo”, que gerava uma baixa tensão contínua e que dependia também do regulador de tensão.

Esse regulador alimentava tanto os dispositivos elétricos do carro quanto o sistema de ignição.


volkswagen-beetle-1200-1964A grande desvantagem do dínamo era que se exigia uma velocidade mínima de rotação do motor para
que ele produzir-se tensão suficiente para alimentar os circuitos.

A partir daí a necessidade de um sistema regulador de tensão que entrava em ação quando era preciso que a tensão atinge-se o mínimo exigido.

Esse sistema tinha falhas, principalmente para aqueles que usavam o carro em meio urbano.

Onde geralmente usa baixas rotações e com isso dependiam do funcionamento do dínamo.

Porém, o dínamo não conseguia carregar de forma eficiente a bateria, causando alguns transtornos.

No ano de 1982, os Fuscas passaram a não depender mais deste sistema.

Os fuscas começaram a ser equipados com o alternador, que conseguia fazer todo o trabalho que o dínamo realizava, de forma muito mais eficiente.

O mesmo conseguia disponibilizar a mesma quantidade de tensão independente da rotação do motor.

Assim sendo, resolvia assim os problemas de falta de tensão do sistema.

Rolava assim, a troca do Dínamo pelo Alternador.

A substituição

Devido a esse transtorno muitos proprietários dos modelos do Fuscas fabricados antes de 1982 que possuíam o dínamo, começaram a migrar para o alternador que de forma simples e com algumas adaptações era possível.

A equipe de Conteúdo Técnico separou esse vídeo do Tonella, que explica como é feito essa adaptação e quais são as peças que você precisará para realizar a substituição. Confira!

Crédito da foto de capa do Blog: solarconflict.com

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

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