Confira a história do ícone de luxo da Chevrolet, o Chevrolet Opala. Conheça tudo sobre o carro desde que foi criado até os dias atuais.
Confira a história de um dos maiores ícones nacionais o Chevrolet Opala criado e desenvolvido pela General Motors (GM).
Foi no ano de 1966 que a GM projetou Chevrolet Opala, seu lançamento se deu 2 anos depois. Há indícios de que o nome foi dado na união dos modelos Opel e Impala vendidos pela montadora GM e não apenas pelo nome da pedra preciosa.
Fonte: OPALA COMODORO
Foi apresentado no Salão do Automóvel em 1968, em quatro versões, todas com 4 portas:
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Opala Standard com motores 2.5 e 3.8;
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Opala De Luxo com motores 2.5 e 3.8.
O cupê chegou em 1971 a GM fabricou o Opala cupê, fastback, sem as colunas na porta e coluna central com motorização 4.1 l.
Fonte: Revista Auto Esporte
Em 1973 ganhou nova grade, em relação a mecânica 4 cilindros, houve aumento do diâmetro dos cilindros e novo curso dos pistões o que reduziu de 153 para 151 polegadas cúbicas mas foi benéfico para a R/L do motor, tornando-o mais suave.
Fonte: Jornal do Carro
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O Chevrolet Opala foi remodelado em 1975 e ganhou modificações estéticas como partes dianteiras e traseiras redesenhadas, saliência central no capô, lanternas traseiras arredondadas, modificações no interior e foi iniciada a fabricação da versão perua.
Fonte: Pastore Car Collection
Fonte: Nictheroy Clube de Veículos Antigos
Opala Comodoro
Para substituir a versão Gran Luxo, a GM lançou a versão Comodoro. O modelo era “puro luxo” com excelentes acabamentos: detalhes no painel imitando jacarandá, teto em vinil, rádio, direção hidráulica eram alguns dos itens que equipavam o “Opalão”.
Fonte: Quatro Rodas
A versão SS era equipada com o motor seis cilindros de 4.1 litros com potência de 148 cv e transmissão de 4 marchas, com carburador de duplo corpo.
Série especial 250S
Lançado em 1976 o conjunto mecânico conhecido como 4.1 recebeu atualizações para performance. Utilizando tuchos mecânicos para altas rotações, taxa de compressão de 8,5:1 (gasolina azul) e carburador de corpo duplo (Solex-Brosol ou DFV), o 250-S brigava de igual para igual com o Ford Maverick GT.
Fonte: Kuir
Fonte: Kuir
Opala 1977 – 1978
Em 77 houve o lançamento do Opala Gama. O câmbio Gama possuía 4 marchas, com a relação direta da 3ª marcha e a 4ª marcha mais longa, com 0,86 (overdrive).
Fonte:Opala Gama
Em 78 o motor 250-S começou a equipar a perua esportiva Caravan SS.
Fonte: Quatro Rodas
Mais de 500 mil unidades vendidas
Desde o seu lançamento no Salão do Automóvel em 68 em apenas 10 anos foram produzidas 500 mil unidades.
Fonte: Tudo para Opala
Diplomata
Em 1980 o Diplomata é lançado e contava com diversos itens como direção e ar-condicionado como itens de série.
Fonte: Quatro Rodas
Uma outra novidade foi o motor quatro cilindros 2.5 a alcool. Esses motores foram equipados com partida a frio e tanque de combustível maior.
No ano de 1981 aconteceram alterações no interior como novo painel e volante.
O câmbio de cinco marchas foi introduzido em 83 com o motor 2500 e em 84 foi lançado o motor 4.1 a álcool.
Nova cara
A estética do Diplomata muda em 1985, com para-choques com extremidades em plástico, lanternas traseiras com piscas amarelos, maçanetas embutidas e rodas e calotas novas.
Fonte: Tudo para Opala
Em 89 parou de ser produzida a linha cupê do Opala e houve o aumento da taxa de compressão de 7,5:1 para 8,5:1 com alterações nos pistões, bielas, anéis e novo coletor de admissão.
Fonte: FlatOut!
Final da era do Opala
Após 1.000.000 de unidades produzidas, em 16 de Abril de 1992, o Opala deixou o mercado após seus 21 anos em fabricação.
História completa da linha Chevrolet Opala do canal MotorClube
Créditos da foto de capa: Automotiva
Crédito do texto da matéria: Kuir, Auto Serra e Auto Tecnica
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