Na década de 70, o Ford Maverick foi sucesso no Brasil e objeto de desejo de muitos aficcionados por carros!
O Maverick foi desenvolvido no Estados Unidos pela Ford em 1969, com o intuito de frear a venda de veículos europeus e japoneses no país.
Veja Também Dicas do Site Maverick 73:
Modelos Especiais Ford Maverick
Como Adaptar Pinça de Freio no Ford Maverick?
Teve como inspiração o Ford Mustang, fazendo com que o Maverick se torna-se um carro moderno, esportivo e familiar.
Fonte: Bring Trailer
Foram produzidas inicialmente a versão Super e Super Luxo e em seguida a versão esportiva GT, com motorização V8 de 4.95 l e direção e pintura metálica de fábrica.
Maverick Super
Fonte: Clube do Carro Antigo de Londrina
Conhecido como “Standard” foi o modelo básico que foi oferecido em três configurações de motores 4 cc, 6 cc e 8 cc e nas versões cupê e sedan.
Fonte: Maverick 73
Não possuía muitos frisos cromados e nem detalhes de acabamento, sendo identificado com o logotipo SUPER.
Maverick Super Luxo
Maverick Super Luxo
Fonte: Automotiva BR
A versão mais “caprichada” foi oferecida ao consumidor com diversos detalhes de acabamento com o motor 6 cc até 1976 e após esse período com os motores V8 e 4 cc.
Fonte: Maverick 73
Era equipado com diversos frisos cromados, emblemas diferentes, acabamentos especiais nas lanternas, luz no teto, bancos em curvim, calotas maiores e o emblema SUPER LUXO.
Versão GT
Ford Maverick GT
Fonte: Super Sucata
Utilizando motor em V o Maverick GT V8 era o desejo de muitos. A versão GT (Gran Turismo) possuía rodas mais largas, pintura diferenciada com faixas exclusivas e o famoso motor V8.
O Ford Maverick GT sofreu duas reestilizações. Na Fase I o veículo era pintado na cor preta no centro do capô e nas laterais se destacavam as faixas laterais com a escrita 302 V8.
Veja Também Dicas do Site Maverick 73:
Tabelas de Cores Ford Maverick
O capô possuía grampos que eram utilizados para facilitar a abertura durante as corridas e dar um apelo esportivo no dia a dia.
Em 1977 a Fase II retirou os grampos do capô, ganhou novo volante e grade. Além disso, o capô recebeu entradas falsas, novas calotas e lanternas.
AUTO ESPORTE – Ator de ‘Velozes e Furiosos’ MOSTRA SEU MAVERICK DE 400cv do canal CANTOSDAMATA
Garagem do Bellote TV: Maverick GT (quadrijet, câmbio Tremec T5 e 260 cv) do canal Renato Bellote
Maverick LDO (Luxury Decor Option)
Fonte: Jornal do Carro
A intenção do modelo foi substituir o modelo Super Luxo. Ocorreram alterações nos frisos laterais, inserção de refletores vermelhos na parte traseira do carro, interior monocromático, modificação nas calotas e volante do Ford Landau.
Crédito da foto de capa do Blog: Batistinha
Crédito do texto da matéria: Maverick 73
Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:
Motor
Turbinas
Filtro de ar
Pistões
Carburador
Escapamento