Manutenção preventiva do sistema de freio: saiba como e quando fazer

Freios manutenção ferramentas

Um dos principais motivos para a busca por manutenções automotivas, o sistema de freios preocupa qualquer motorista. E não é por menos: qualquer anormalidade neste mecanismo pode ocasionar graves acidentes de trânsito.

Normalmente a verificação é realizada a cada 5.000 ou 10.000 km. Essa periodicidade depende do modelo de veículo e exigência do sistema de freio, conforme manual de instruções.

Durante o uso dos freios, é possível encontrar alguns sinais de desgaste, tais como:

– Ruídos agudos;

– Vibrações ao frear;

– Pedal muito duro ou muito baixo;

– Carro perdendo o traçado, se desviando da trajetória durante a frenagem;

Confira a troca das pastilhas de freio do Fiat Punto pelo Canal TV Reparação Automotiva

Os ruídos vem do atrito da pastilha (ou o que sobrou dela) com o disco. Muitas vezes detritos (como pedriscos por exemplo), entram no espaço entre os dois, causando esse sintoma quando o freio é acionado.

As vibrações, possivelmente são de deformação na superfície dos discos. Há como fazer uma retífica do disco, o chamado “passe”, porém, geralmente não é suficiente para sanar completamente o problema.

O pedal duro ou baixo, pode ser causado por problemas no sistema de hidrovácuo do freio ou fluído de freio baixo.

Um dos motivos do carro perder o traçado durante uma frenagem, é um dos lados está freando mais que o outro. Pode ser causado por desgaste irregular das pastilhas.

Sempre que o veículo apresentar um destes sintomas, é importante levá-lo a um profissional de reparação automotiva, para que possa ser feito o diagnóstico e reparo do sistema. Na maioria dos casos, a substituição das pastilhas de freio é necessária.

Para a inspeção ser mais assertiva e o usuário poder acompanhar o processo com mais conhecimento, listamos o passo a passo do profissional durante o trabalho. Lembrando que toda manutenção deve seguir as normas vigentes e orientações do fabricante.

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retirada das rodas com ferramentas corretas
Retire a roda do veículo, pode ser utilizado chave ou pistola pneumática (foto: divulgação Tramontina)

PASSO A PASSO

1. Tirar as rodas do veículo

Antes de mais nada, o técnico de manutenção automotiva precisa retirar as rodas do veículo. Atenção: para as rodas de liga, a indicação é utilizar soquetes com proteção para evitar danos à roda

Utilização da ferramenta de calibre
Verificação do desgaste da pastilha de freio. Pode ser usado uma ferramenta de calibre como o Tramontina PRO 44061/102 (foto: divulgação Tramontina)

2. Verificação do desgaste das pastilhas

O exame desse desgaste é o que vai determinar a necessidade ou não da substituição das pastilhas. Pastilhas com menos de 3 mm de espessura devem ser substituídas imediatamente.

3. Substituição das pastilhas

O processo de substituição das pastilhas é bem simples: o técnico de manutenção deverá desmontar o sistema de freio, recuar o êmbolo de freio e realizar a substituição das pastilhas. O êmbolo é a peça do sistema de freio responsável por pressionar a pastilha no disco. Ele deve ser recuado com ferramentas especiais para possibilitar o encaixe da pastilha nova.

Aperto das rodas com torquímetro
Aperto das rodas com torquímetro (foto: divulgação Tramontina)

4. Montagem do sistema

Após finalizar a substituição da pastilha e verificar o sistema, o técnico deverá fazer a montagem do freio e rodas. Os parafusos das rodas, ou porcas, no caso de carros com prisioneiros, devem ser apertados com torquímetro para garantir o aperto adequado, conforme especificação e modelo de cada veículo e roda.

Lembrando que fazer o aperto dos parafusos ou porcas de rodas fora das especificações, podem causar desgaste no cubo de roda ou nos parafusos, muitas vezes sendo necessária a troca do componente. Confira a tabela de torque de rodas neste link.

Neste ano, a Tramontina PRO ampliou a linha de Ferramentas Automotivas para acelerar trabalhos como esses em oficinas. São diversos itens, divididos por segmento de aplicação: escapamento, injeção, sistema de ignição, direção, suspensão, arrefecimento, polias de comando, pistão, freio, rodas, lubrificação, combustível, lanternagem, chapeação, painel e iluminação.

Abaixo, as ferramentas adequadas para o passo a passo apresentado:

Kit de ferramentas manutenção freios
Kit de ferramentas (foto: divulgação Tramontina)

Produzida em aço especial temperado, o kit de ferramentas para retornar êmbolos da pinça de freio possui 22 peças. Seus diferentes perfis permitem utilizar a ferramentas em automóveis nacionais e importados. Os fusos possuem sistema imantado para fixar a ferramenta, além de conter fosso com rosca esquerda e direita com manípulo e encaixe sextavado de 22 mm. Para armazenamento, organização e transporte, o kit acompanha maleta plástica com nichos para encaixar as peças.

Ferramenta para retornar êmbolo da pinça de freio
Ferramenta para retornar êmbolo da pinça de freio (foto: divulgação Tramontina)

Com abas produzidas em aço cromo molibdênio para garantir a resistência, essa ferramenta é utilizada para retornar êmbolo da pinça de freio dianteira. Fuso e manípulo são fabricados em aço com acabamento fosfatizado que protege contra oxidação. Possui sistema duplo de guia para aumentar a resistência da ferramenta, além de diminuir o esforço físico para retornar o êmbolo da pinça e não causar danos ao sistema hidráulico.

Calibre de inspeção para pastilhas de freio
Calibre de inspeção para pastilhas de freio (foto: divulgação Tramontina)

Produzida em chapas de aço, possui 8 níveis de inspeção graduados em milímetros e polegadas separados em três cores: verde (seguro), amarelo (atenção) e vermelho (perigoso).

Torquímetros de estalo
Torquímetros de estalo (foto: divulgação Tramontina)

Todo controle é essencial, pois um aperto fora da especificação do fabricante poderá prejudicar a fixação de equipamentos ou até mesmo causar acidentes. Disponíveis em 9 modelos para apertos de 2 até 1.000 N.m., os produtos são submetidos a diversos testes de qualidade, entre eles o de calibração, para garantir maior controle e precisão no torque.

As ferramentas do kit possuem certificado de calibração, emitido no laboratório de torque da própria fábrica e acompanha o produto sem custos adicionais. Isso garante mais qualidade, agilidade e praticidade para as empresas que necessitam deste certificado para o cumprimento de exigências das normas e sistemas de qualidade como a ISO 9001. Com cabeça forjada em aço cromo vanádio e tambor em tubo de aço estampado, este modelo emite sinal sonoro (estalo), quando o torque é atingido. Além disso, possui empunhadura ergonômica em plástico e borracha, sistema de quick release (solta rápido) e escalas de trabalho marcadas em N.m e Lbf-pé.

Confira a dica do Marcelo Tonella sobre o uso do torquimetro.

Crédito da foto de capa do blog: divulgação Tramontina

Crédito da matéria: Agência FattoCom / edição: Rafael Micheski

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