Motorservice – KS – apresenta dica de instalação das válvulas de admissão e escape

Motorservice - KS - apresenta dica de instalação das válvulas de admissão e escape

Travamento prematuro pode acontecer caso a folga na instalação não seja respeitada. Confira a seguir as dicas do fabricante

Válvula travando fechada, ou mesmo, não vedando da forma correta, são erros de montagem do motor. Respeitar a folga indicada pelo fabricante, permite que o funcionamento das válvulas seja feito de forma correta, tanto com o motor frio, como quando está em temperatura de funcionamento constante, quente.

Quando a folga não é suficiente, a sede de válvulas pode sofrer danos prematuros e quando há muita folga, perde-se o sincronismo do comando de válvulas.

A Motorservice, divisão do Grupo Rheinmetall que comercializa as marcas: Kolbenschmidt (KS), Pierburg e a BF, recomenda atenção e a verificação da folga entre a haste da válvula e a guia. A válvula de admissão possui o diâmetro da cabeça maior para que o motor admite o ar com oxigênio. Já a válvula de escape, se abre para deixarem os gases de escape provenientes da queima ar mais combustível saírem. 

Há uma diferença referente às folgas de montagem entre as válvulas de admissão e escape e as guias de válvulas. Mas, para medir corretamente as folgas, há a necessidade da utilização de um micrômetro e súbito. Tira-se a medida da haste da válvula com o micrômetro. A folga de montagem da válvula de escape é maior, pois trabalha num local muito quente, há maior dilatação. Por isso, o fabricante determina uma folga maior entre a válvula de escape e a guia de válvula, evitando, assim, o travamento prematuro. 

Veja também:

9 Passos Para o Enquandramento do Comando de Válvula AP

Troque o retentor de válvula sem remover o cabeçote do motor

Com a espessura da haste já no micrômetro, basta colocar o súbito e encontrar o zero no relógio comparador. O ponteiro não passa do zero porque a regulagem foi trazida até o limite do ponteiro. Quando tirar a medida interna da guia de válvula, dá para verificar a diferença, ou seja, mais apertado ou mais folgado porque o ponteiro vai passar do zero ou não vai chegar no zero. 

Adquira componentes KS no Canal da Peça

A válvula que trava na guia, às vezes, pode até não engripar, mas pode desgastar a guia internamente e trabalhará balançando, o que seria péssimo para a queima do combustível. Pode também parar de girar, sofrendo desgaste prematuro, queima de sede, da pista de contato. A Motorservice ressalta que a válvula de escape trabalha com uma folga maior. 

Confira valores padrão para a folga entre a guia da válvula e a haste da válvula:

No entanto, é recomendável procurar no manual do fabricante do motor a folga específica. Não deve trabalhar apertado, pois as peças dilatam e a lubrificação não passa entre a guia e a haste. O retentor de guia de válvula atua como dosador da lubrificação da haste da guia, até acumula um pouco de óleo no final da haste. 

Nos motores de injeção indireta, como passa a mistura ar e combustível, acaba removendo ou amolecendo a sujeira. Nos motores de injeção direta, o combustível é injetado dentro do cilindro e a borra fica e, às vezes, trava a haste na guia com a válvula aberta e o pistão acaba colidindo contra a válvula, entortando-a.

Dica para a mola de retorno de válvula – A válvula é aberta pelo comando de válvulas, mas quem a fecha é a mola de retorno. Basta colocá-la ao lado de um gabarito de 90 graus, um esquadro, ela deve ficar alinhada, se ficar torta, poderá entortar o trabalho da válvula, esforçando a haste contra a guia, resultando em desgaste prematuro. 

É preciso cuidado também com o ângulo da válvula, pois já vem usinada no ângulo certo. Qualquer correção ficará por conta da sede. 

Confira as dicas de montagem com o Doutor Carro e a Motorservice Group

Para mais informações, basta acessar o site https://www.ms-motorservice.com.br/ ou entrar em contato com o suporte técnico SAKS 0800 721 7878.

Sobre a Motorservice  

O grupo Motorservice é a organização de vendas da Rheinmetall para todas as atividades de pós-venda em todo o mundo.

Este é um dos maiores fornecedores de componentes do motor para o mercado de reposição independente.

Com as marcas premium Kolbenschmidt (KS), Pierburg, bem como a marca BF, a Motorservice oferece, no comércio e na oficina, um vasto e amplo portfólio de produtos com alta qualidade aos seus clientes.

Texto e foto: divulgação

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Válvulas
Guia de válvulas
Retentor de válvulas
Parafusos de cabeçote
Motor
Filtro de ar

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica