NAKATA entra em uma nova fase de crescimento de forma estruturada e digitalizada

fabrica nakata

A Nakata está na vanguarda das ações junto à cadeia de consumo. Nesta nova fase, a fabricante está ainda mais próxima de seus clientes e com uma nova gama de produtos

Sergio Montagnoli, Diretor de Vendas e Marketing da Nakata
Sergio Montagnoli, Diretor de Vendas e Marketing da Nakata

Se reinventar está no DNA da Nakata e há anos, eles estão à frente no desenvolvimento do relacionamento com a cadeia de consumo, agregando distribuidores, varejistas, reparadores e consumidores finais.

Hoje, possuem uma ampla gama de produtos para suspensão, que vão desde sua tradicional linha de amortecedores à produtos de metal-borracha para suspensão. Sem se intimidar com as crises, a Nakata não interrompe sua campanha de crescimento e para falar dela, conversamos com Sergio Montagnoli, Diretor de Vendas e Marketing da Nakata.

Para iniciarmos, por gentileza, poderia apresentar a sua formação acadêmica e experiência profissional?

Tenho formação em Estatística pela Universidade Estadual de Campinas e sou pós-graduado em Administração e Marketing pela PUC de Campinas/SP, atuando na área de reposição da indústria automotiva há muitos anos. Já trabalhei na Bosch, Ford, Visteon, Positron e estou no cargo de diretor da Nakata há 11 anos.

A Nakata é uma das maiores fabricantes de autopeças do Brasil e hoje faz parte da Fras-le. Como a experiência adquirida pela Nakata nos últimos anos impactará na pesquisa de novas tecnologias e produtos nessa nova fase?

A união das empresas resulta em um dos maiores fornecedores para o mercado de reposição de autopeças no Brasil, que, além da importância no faturamento e seu amplo portfólio de produtos, têm como resultado, o desenvolvimento de soluções cada vez melhores e inovadoras para a reparação, atendendo as necessidades atuais dos nossos clientes e aquelas que estão por vir neste mercado em constante evolução.

Fazer parte da Fras-le e por consequência, do grupo Randon ao qual pertence, amplia nossas possibilidades em pesquisa e capacidade de execução de forma contínua. Seja com base no centro de pesquisa voltado para tecnologia de produtos, o CTR Innovation Lab, com um ambiente de pesquisa, desenvolvimento e testes únicos na América Latina, seja pelo desenvolvimento de soluções para os meios de produção e automação industrial.

A Nakata possui iniciativas digitais como o marketplace www.comprenakata.com.br. Na sua opinião, como a participação da fabricante na digitalização da cadeia de consumo (distribuidores, varejistas e consumidores) vai impactar o marketshare da Nakata no Brasil nos próximos anos?

O fato é que já está impactando. A digitalização trouxe novas possibilidades para as empresas do nosso segmento. Hoje os canais digitais possuem muita força e geram impacto positivo para a marca. Isso já acontecia antes da pandemia e ficou ainda mais necessário com o novo contexto que vivemos.

Esse movimento digital engloba tudo o que fazemos desde os cursos EAD até a presença e atuação em marketplaces

Por meio digital, é possível alcançar nossos clientes e estar presente no dia a dia deles, seja por meio de informações sobre produtos, como por exemplo, com o catálogo eletrônico de peças interativo, ou com soluções e serviços que atendem as necessidades de informação, de capacitação e profissionalização dos agentes da cadeia.

Esse movimento digital engloba tudo o que fazemos desde os cursos de EAD até a presença como um “guarda-chuva Nakata” de atuação em marketplaces para nossos clientes mais identificados com a marca para os quais temos consultorias que os auxiliam a entrar e atuar com sucesso também neste ambiente da venda online.

Estruturada e Digitalizada, a Nakata Entra em Uma Nova Fase de Crescimento
O Marketplace Compre Nakata é uma das iniciativas da fabricante que a aproxima de varejistas e consumidores, além de facilitar a busca e aquisição de produtos

Acreditamos que a venda via comércio eletrônico tende a crescer nos próximos anos, principalmente pela mudança de hábito das pessoas, inclusive no setor de reposição, à medida que as experiências bem-sucedidas do consumidor ocorrem e eles voltam a fazer novas compras, utilizando estes canais. Também não podemos esquecer que o público jovem tem maior familiaridade com o digital, dando ritmo para esta tendência.

Portanto, cabe aos agentes do setor combinar o que há de melhor no ambiente físico com o digital, auxiliando no melhor diagnóstico, na solução de manutenção e também em ter a peça certa, na hora e local certos.

Como você avalia a concorrência e como os produtos Nakata se diferenciam em qualidade e tecnologia?

Estamos sempre alinhados para o desenvolvimento de novas tecnologias para adotar novos materiais e novos processos de fabricação. Agora como parte do grupo Fras-le, mais ainda.

acreditamos no conceito estendido de produto, que envolve além da qualidade e performance da peça em si, todos os serviços relacionados ao pré e ao pós-vendas

Nosso objetivo é disponibilizar as peças de forma ágil e competitiva, atendendo a complexidade crescente dos novos modelos de veículos. Assim, acreditamos no conceito estendido de produto, que envolve além da qualidade e performance da peça em si, todos os serviços que estão relacionados ao pré e ao pós-vendas. Assim, temos mais elementos de diferenciação e reconhecimento da marca.

Hoje qual é o carro-chefe entre os produtos da Nakata e qual linha de produtos receberá maior investimento nos próximos meses?

Temos o portfólio mais amplo do Brasil para os componentes de suspensão, direção, freio e transmissão de força para as rodas. Contudo, são nos amortecedores onde está a nossa maior atenção e o maior investimento no momento. Temos também o compromisso com a acelerada expansão nas linhas de metal & borracha e molas helicoidais, esta última recém-lançada, com forte investimento.

molas helicoidais nakata
A linha de molas helicoidais da Nakata foi recém-lançada e atende diversos modelos do mercado

Clique aqui e adquira produtos Nakata

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Amortecedor Dianteiro Pressurizado HG – Nakata – HG 33043
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Terminal de Direção – Nakata – N 2020
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Junta Homocinética Fixa – Nakata – NJH25-129A

 

Para os reparadores e oficinas que fazem parte do nosso Clube Canal da Peça, quais são os principais meios para adquirir informações da Nakata sobre aplicação e dicas técnicas?

Para os mecânicos, os canais mais acessados são nossos reconhecidos 0800 e contato com a equipe de assistência técnica, que durante este período crítico de afastamento social foi impulsionado por ferramentas digitais, seja de acesso, como WhatsApp, e-mail e mídias sociais, como também o aprimoramento do suporte para pronta resposta e soluções técnicas de onde encontrar peças e atendimento de garantia.

Porém, o nosso melhor exemplo de autoatendimento é o Portal Feras da Oficina Nakata, no Instagram, que vai além de uma central de relacionamento e oferece conteúdo para quase 100 mil seguidores, com dicas técnicas de produtos, novos cursos de aprimoramento na reparação, desenvolvimento de carreira e muitas novidades do mundo automotivo. Todo o conteúdo técnico e de atendimento que a Nakata produz para o mecânico pode ser acessado por lá.

feras da oficina nakata
A Nakata possui um Instagram especializado em soluções para reparadores

Além do Feras da Oficina, temos os melhores Catálogos Eletrônicos do segmento, com tecnologia que permite comparativo de peças, material de informação complementar e a possibilidade de ser embarcado em várias plataformas de acesso em clientes diretos, indiretos, marketplaces e especialistas em informação do setor, sendo a inclusão no Canal da Peça nossa primeira ação em 2013.

Acreditamos também que o vendedor de autopeças melhor informado contribuirá muito no apoio aos aplicadores. Para eles, temos a série de Podcasts Feras da Venda, com conceitos para melhor atender e aprendizados específicos sobre os formatos de vendas atuais. A central de acesso com todo este conteúdo está em Feras da Venda Nakata no Instagram.

além deste conjunto, é importante que o consumidor reconheça a importância de buscar um mecânico de confiança, que faça um diagnóstico correto, quando houver algum problema em seu veículo

Agora, além deste conjunto, é importante que o consumidor reconheça a importância de buscar um mecânico de confiança, que faça um diagnóstico correto, quando houver algum problema em seu veículo. Assim, nosso plano de comunicação de 2021 nas mídias de massa reforça isso, estando presente nas rádios e TV aberta na grande SP e TV paga na grande BH, tudo somado à ação consistente nas mídias sociais digitais.

Um dos projetos da Nakata são os cursos de capacitação para mecânicos. Durante as restrições da pandemia, como foi a adesão aos módulos EAD? Há planos de expansão dos cursos?

Nossa central de Ensino a Distância obteve um crescimento de 180% nos últimos 12 meses, comparado ao mesmo período anterior. Ao longo dos últimos 24 meses, fomos desenvolvendo novos cursos e a adesão tem sido surpreendente a cada mês. São cursos voltados ao mecânico, que auxiliam muito o diagnóstico perfeito, aprimoram seu conhecimento e além de gratuitos, geram certificados.

cursos ead Nakata
Cursos de capacitação Nakata

Este ano lançamos um curso completo de Direção, já temos o de Suspensão e Amortecedores. A ideia é ampliar e oferecer mais conteúdos, inclusive para vendedores de autopeças. Estamos lançando, em breve, um EAD onde o aluno vendedor sairá com diploma de Especialista de Vendas Nakata. A Nakata acredita que pode contribuir muito para a capacitação de todos os elos da cadeia e tem se dedicado a prover cursos nesta direção.

Uma das frentes da Nakata é a comunicação com distribuidores. Como foi a recepção de iniciativas como o podcast Feras da Venda e quais são as próximas ações junto aos distribuidores e varejistas?

Fizemos estudo para selecionar os melhores formatos de capacitação para esse público. Sabemos que o vendedor de autopeças, seja ele balconista, telemarketing ou representante de vendas, precisa de conhecimento sobre peças, funcionamento, venda agregada, além de evoluções no aprendizado de técnicas de vendas e atendimento. O próprio distribuidor tem também investido cada vez mais na formação de equipes de alta performance e o varejo também.

podcast feras da venda nakata
Ações com distribuidores e varejo incluem o podcast Feras da Venda Nakata

A Nakata chega com conteúdo diferenciado, leve e educativo, o Podcast Feras da Venda é um exemplo disso. Além disso, estamos muito presentes em todas as mídias sociais, chegando até o vendedor e fazendo parte da vida deste profissional, com presença e conhecimento. Isso foi extremamente bem-visto pelos distribuidores, pois os ajudou em seus objetivos.

Os consumidores finais também estão no foco da Nakata com a produção de e-books falando da manutenção básica, guia de compras e limpeza dos veículos. Como está sendo o retorno desse investimento na comunicação com o consumidor final e quais são as próximas ações?

As ações com consumidores finais acompanham o mote de nossas campanhas como dissemos. Este ano o slogan é Chega Mais, tendo como ideia estar próximo do dono do carro e do profissional da cadeia. Queremos acompanhar o consumidor em sua jornada de manutenção e revisão do veículo para que ele se lembre da segurança em ter um profissional de confiança fazendo o diagnóstico, além do uso das marcas de qualidade quando precisar fazer a troca. Sempre lembrando do ditado “o barato pode sair caro”.

ebooks manutenção de carros e motos
A Nakata também conversa com os consumidores finais por meio de e-books de manutenção e dicas para o dia a dia com carros e motos

Portanto, estamos investindo na relação de confiança entre o mecânico e o dono do carro, com presença na TV e nos rádios, além das plataformas digitais. A ideia é construirmos uma relação de confiança, conveniência entre ele e que resulte em segurança e economia no fim das contas.

Por fim, na sua visão, quais serão os principais desafios para a Nakata nos próximos meses?

Temos de executar com excelência nossos planos, mas também que monitorar as necessidades do mercado neste cenário de incertezas, buscando ser solução. Portanto, o maior desafio é ser flexível o bastante, sem perder o foco daquilo que precisa ser entregue no curto e médio prazos. Mas isso está no DNA da Nakata e o que tem assegurado nosso sucesso.

Confira a campanha Chega Mais da Nakata

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