O Nivus é o novo crossover da Volkswagen e chega como mais uma opção dos SUVs compactos.
Há quem imaginasse que a VW completaria seu quadro de modelos com a entrada do T-Cross no merdado, porém o Nivus se enquadra um uma categoria ainda não explorada pela fabricante alemã.
Baseado na plataforma do Polo, o Nivus é um SUV compacto com visual cupê devido a caída do desenho em sua traseira. O visual não é novo no mercado, foi empregado na primeira vez no BMW X6 e em termos de tamanho, o Nivus estará mais próximo do BMW X4.
Veja Também:
VW UP : como diagnosticar e resolver os principais problemas crônicos!
Você Sabe Todos os Nomes das Rodas da Volkswagen?
Apesar de o Nivus se enquadrar em uma categoria abaixo do T-Cross, ele é mais comprido por causa do seu desenho, privilegiando o espaço para a cabeça nos bancos traseiros e também oferece um porta-malas maior que do T-Cross, com 415 litros. Falando em desenho, ele foi desenvolvido no Brasil, são 4,26 metros de comprimento e 1,49 de altura, 1,75 de largura e 2,56 na distância entre-eixos.
O design arredondado foge um pouco do que vem sendo aplicado aos modelos da VW – divulgação Volkswagen
A comparação constante com o T-Cross mostra como os dois carros são diferentes, o espaço interno no irmão maior é privilegiado por conta do entre-eixos baseado no Virtus, com 2,65 m enquanto no Nivus, se mantém com 2,56 m, a mesma distância que o Polo.
O Nivus contará com o modo ACC (controle adaptativo de cruzeiro) que permite o ajuste de velocidade e distância em relação ao veículo à frente; AEB (freio autônomo de emergência) que é responsável por frear o veículo quando em rota de colisão eminente; Front Assist para monitorar o tráfego; faróis e lanternas em LED.
O lançamento do SUV era previsto para junho porém deve atrasar por conta da pandemia de Covid-19, provavelmente dando tempo de concorrentes como a Fiat para deixar seu projeto de SUV pronto.
O motor usado no Nivus será o já conhecido 1.0 TSI de três cilindros com 128 cv abastecido com álcool ou 116 cv usando gasolina e 20,4 kgfm de torque.
A faixa de preço sugerida a princípio é de 80 mil a 100 mil reais, brigando na faixa intermediária com as versões básicas do T-Cross. Outros concorrentes devem ser Honda CR-V, Chevrolet Tracker e Renault Duster.
Confira abaixo um pequeno vídeo com as linhas do novo VW
Texto Rafael Micheski / Fotos: divulgação VW
Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:
Motor
Filtro de ar
Pistões
Carburador
Escapamento