Você sabe como funciona um cabeçote? Confira nesta matéria um pouco mais desta peça!
O cabeçote surgiu como uma peça apenas servir como uma tampa para o conjunto. Com a evolução dos motores a combustão, foi adquirindo outras responsabilidades.
O nome desta peça tem origem por conta de seu posicionamento no motor, na parte superior, surgiu como uma referência a “cabeça”, que fica acima do corpo.
Veja Também:
Motor Novo ou Retificado Precisa de Amaciamento?
Como é Fita a Retífica do Cabeçote AP?
Confira abaixo como funciona um cabeçote, e entenda a diferença entre cada um deles.
Cabeçotes Flathead
O V8 flathead foi desenvolvido pela Ford, possuía válvulas laterais e sua produção começou em 1932. Nesse motor, praticamente não existia um cabeçote, as válvulas eram alojadas no bloco do motor e o que havia acima disso era uma tampa onde eram encaixadas as velas e era entalhado um pequeno espaço para as válvulas abrirem para a câmara de combustão receber a mistura de ar e combustível.

Fonte: CIA 66
Cabeçote OHV
Os cabeçotes Over Head Valve (OHV) ou “Válvula em cima do cabeçote” revolucionaram o modo que o motor admite a mistura. O comando de válvulas aciona as válvulas no cabeçote através de varetas. Comumente usado nos primeiros projetos de motores V8.
Também é usado tuchos ou balancins. Se tornou obsoleto devido a perdas mecânicas e não permitir grandes regimes de rotação.

Fonte: Youtube
Neste projeto, as válvulas de admissão e escape encontram-se no cabeçote do motor (diferente do flathead que as válvulas ficam no próprio bloco do motor) e permitiram maior controle de admissão de mistura além de maior compressão, aumentando a eficiência e potência dos motores.
Motor OHV do Opala 4.1L 6 Cilindros em Linha
Fonte: Youtube
Cabeçote OHC ou SOHC
Os cabeçotes OHC possuem o comando de válvulas junto das válvulas no cabeçote, fazendo o acionamento delas de forma direta. Esse acionamento direto, possibilita maior precisão e eficiência.
O nome SOHC acrescenta o “S” para Single Overhead Camshaft, ou seja, é o sistema OHC, apenas especificando que ele possui único comando de válvulas.
Esta tecnologia permitiu uma redução de peças no sistema de comando de válvulas e consequentemente maiores rotações nos motores se comparado com os cabeçotes apresentados anteriormente.

Fonte: Mercado Livre
Cabeçote DOHC
O cabeçote DOHC (Double Overhead Camshaft) ou Duplo comando de válvulas no cabeçote permitiu comandar as válvulas de admissão e escape com dois eixos de comando de válvulas distintos, ganhando economia e performance.
Esta tecnologia permitiu o desenvolvimento de uma outra conhecida como variador de fase ou comando de válvula variável.

Fonte: Líder Motos
O sistema DOHC permitiu o uso de multiplas válvulas por cilindro. O sistema SOHC e SOHC são usados e desenvolvidos até hoje.
Para entender mais sobre o que foi apresentado nesta matéria confira o vídeo abaixo.
Cabeçote: Como Funciona do canal ALTARPM
Crédito de foto de capa do blog: Shutterstock
Créditos da matéria: ALTARPM
Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:
Válvulas de Admissão e Escape
Comando de Válvulas
Cabeçote do Motor
Bicos Injetores
Tuchos e Varetas