Por quê os pilotos reduzem a marcha fazendo o movimento chamado punta-tacco?
Antigamente, antes dos câmbios sincronizados, o movimento de punta-tacco (“aportuguesando” seria: ponta e calcanhar) era usado para adequar a rotação das engrenagens do câmbio antes da marcha entrar, para não ocorrer arranhões ou mesmo a marcha não entrar.
A razão é muito simples: se o condutor pisar na embreagem, reduzir a marcha e soltar a embreagem, o motor e a transmissão estarão em rotações diferentes e terá um “tranco”.
Isso pode diminuir a vida útil das peças do conjunto de transmissão e pode até mesmo desestabilizar o carro, caso esteja fazendo uma curva por exemplo.
Fonte: Car and Driver
Para fazer um punta-tacco é preciso colocar o pé direito no freio e no acelerador ao mesmo tempo!
A ideia é que ao mesmo tempo que o carro está com a embreagem acionada, o piloto eleve o giro do motor antes de acoplar a marcha reduzida.
Geralmente, o condutor freia com a ponta do pé ao mesmo tempo que acelera com o calcanhar. Junto a essa ação ele também pisa na embreagem com o pé esquerdo e reduz a marcha com a mão.
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Quando se faz o punta-tacco, a rotação da transmissão e do motor são sincronizadas suavemente, sem nenhum tranco.
Confira Neste Vídeo do canal ALTARPM que o Canal da Peça separou especialmente para você onde o Marcio Murta explica como é feito um Punta Tacco.
Veja também esse vídeo do Edson Coelho Jr. fazendo o Punta Tacco na prática, no autódromo de Interlagos.
Crédito foto de capa: Explore
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