Pampa: a primeira picape nacional de pequeno porte 4×4!

ford pampa

A primeira picape nacional de pequeno porte 4×4!

Nos anos 80, a Ford procurava preencher a lacuna que faltava no seguimento de picapes, então começou a desenvolver um carro que fosse versátil, econômico e baseado em um carro de pequeno porte.

Ford Pampa 4x4
Ford Pampa 4×4

Fonte: Autovideos

A partir dessas diretrizes, a montadora começou a desenvolver a picape em cima da plataforma da segunda geração do Corcel. Em 1982, saia das linhas de montagem a Ford Pampa.

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Foi o primeiro veículo nacional do nicho de utilitários da marca, que foi desenvolvido em cima de uma plataforma de carro de passeio comum.

Concorrente direto da picape do Fiat 147, conhecida por muitos com o apelido de “saboneteira”; a Pampa se destacava, pois conseguia carregar mais carga e ter mais conforto.

Ford Pampa
Ford Pampa, carregava até 600kg

Fonte: Ford Delrey Express

A Pampa surpreendia, conseguia carregar 600 kg de carga, isto devido às modificações que a montadora americana teve que desenvolver.

Os entre-eixos foram expandidos de 2,44 m comparado ao que era usado no Corcel, para 2,58 m e a altura do veículo precisou ser alterada junto e passou a rodar com 3 cm a mais de altura.

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O sistema de suspensão foi todo retrabalhado no carro, passando a utilizar a suspensão por feixe de mola na traseira e McPherson na dianteira.

Os primeiros modelos saíram com o motor de 1.6 litros CHT e tração somente na dianteira, além do câmbio de 5 marchas com relações adaptadas para o projeto do carro.

Porém, o auge da história da pequena picape da Ford, foi o lançamento do modelo 4×4 em 1984. A série 4×4 chegava com uma caixa de transferência, eixo rígido na região traseira e roda livre automática.

Encarte Propaganda Ford Pampa
Encarte Propaganda Ford Pampa

Fonte: Motor 1

A tração permanente da picape era a dianteira, a traseira era opcional e poderia ser acionada por meio da alavanca à direita do câmbio de 4 marchas. Um ponto curioso é que a Pampa precisou de dois tanques de combustível porque o eixo traseiro passou a usar parte do espaço do tanque, portanto um tanque auxiliar foi incluído na dianteira.

Em termos de visuais, o modelo 4×4 era um pouco diferente do 4×2. A grade dianteira foi recriada, os pneus foram escolhidos para ser feito o uso misto on e off-road, as rodas tinham um desenho diferente com cubos que sobressaíam das rodas e os para-choques foram redesenhados e possuíam aletas que serviam como garras para reboques.

Um dos pontos negativos do modelo 4×4 para o 4×2 é a quantidade de carga que cada uma tinha capacidade de carregar.

Ao contrário que muita gente acha, o modelo 4×4 carregava menos carga que o 4×2, cerca de 160 Kg a menos, por ser mais pesada.

Em 1986, a Ford lançava os modelos “L” e “GL” com modificações estéticas e opcionais.

Uma grande mudança houve, em 1989, com a Autolatina e a introdução do motor AP nos modelos e versões 4×2, enquanto os 4×4 permaneciam com o CHT.

Pampa Geração S
Pampa Geração S

Fonte: Motor 1

Em 1991 a Pampa ganha uma versão esportiva denominada como “S”, em 1995 o modelo 4×4 foi descontinuado e dois anos depois, o restante da linha foi aposentado com o lançamento da Courier.

Confira mais sobre a história da Ford Pampa por meio do canal do Canal Markin Rocha!

Créditos da foto de capa: Wikipedia / Common Copyright

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