Patesca: Saiba como Funciona a Engenharia do Off-Road !

Confira para o que serve a patesca e o como o seu uso  é  engenharia pura!

Quem curte carro, e principalmente o público OFF Road  que realmente gosta de rodar fora de estrada e encarar desafios sabe que tem que ficar atento na manutenção de seu carro e conhecer o terreno que esta percorrendo, e ter a consciência e o bom senso se o veículo esta preparado para o tipo de situações de terrenos que pretende percorrer.

É importante reforçar para aqueles que gostam de uma aventura, que é sempre bom ter equipamentos de segurança e precaução para um passeio sem dor de cabeça.  Um bom trilheiro sempre tem sua caixa de ferramentas essênciais no porta malas de carro,  e dentre elas esta a “patesca”

A patesca nada mais é que uma polia por onde passa um cabo do guincho, que geralmente possui um furo em outra extremidade, onde pode ser preso um outro cabo, ou uma cinta. O seu princípio maior é usar um sistemas de polias que visa a multiplicação da força na ponta do cabo e diminuir o esforço exercido pelo guincho. Existe uma variedade de tipos de patesca de todos os tamanhos e materiais.

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O uso da patesca é muito importante também para dar uma vida util maior para o guincho, pois ela chega reduzir cerca de cinquenta por cento da força exercida sobre o cabo e o guincho, é muito usada em trilhas quando ocorre atolamentos.

O seu preço pode varias entre modelos mais simples  R$150 á R$700 reais com os mais sofisticadas.

Pensando mais uma vez naqueles que gostam de uma aventura, entenda um pouco como usar a patesca em casos de emergência em uma trilha!

 

Off Road, Trilha, Jeep , Troller
Manual da Patesca

Crédito: Jornal O POVO

 

Independente do tipo do uso da patesca, seja para guinchar algum amigo ou sair de uma atoleiro fundo e difícil o uso da regra de como ancorar é a mesma usada para todas as situações. Sempre procure uma arvore ou qualquer tipo de superfície sólida que ofereça a sustentabilidade real para que possa acontecer um real trabalho em conjunto.

Porém quando não se possui uma fonte de sustentação também se tem a opção do posicionamento de” veículo a veículo” ou seja o carro com guincho em frente ao atolado.

Nestas condições onde ocorre um socorro de um atolamento onde um veículo socorro puxa o atolado deve-se ficar extremamente atento quando é usado cabo de aço, pois isso pode se tornar uma situação perigosa para os motoristas e para as pessoas que estão em volta acompanhando

Quando se efetua esse tipo de socorro pode ocorrer acidentes, pois dependendo da força aplicada mesmo com a patesca, se o cabo não estiver bom ele pode se quebrar e ferir as pessoas envolvidas no resgate gravemente, podendo levar até a óbito em alguns casos dependendo do efeito “chicote” que o cabo faz.

 

Recomenda-se que levante o capô do carro para dar mais segurança ao motorista que esta dentro do carro atolado , pois é um obstaculo a mais que o cabo tem para bater se caso estoure , e com isso não vai direto no vidro, podendo matar o motorista como por exemplo o que ocorreu no vídeo.

Créditos do Texto Blog: Jornal O POVO

Créditos da Foto Facebook e Blog: Trilheiro Matheus Haron

 

 

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