Peel P50: Conheça o menor carro do mundo

O Peel P50 é um carro bastante interessante. Aliás, um microcarro! Ele é extremamente leve, tem apenas três rodas e foi originalmente produzido entre os anos de 1962 e 1965, na Ilha de Man (território subordinado ao Reino Unido), pela Peel Engineering Company. O mais curioso deste veículo é que ele foi reconhecido pelo Guinness Book of World Records como o menor carro a ter entrado em produção em larga escala industrial. Mas suas peculiaridades não param por aí.

Econômico, mas não anda para trás

Além de possuir três rodas, duas na parte frontal e uma na traseira, o carro não oferece marcha a ré. Como é um veículo de pouco peso, uma alça foi colocada na sua retaguarda, que permite que ele seja manobrado fisicamente por seu condutor, quando necessário. Seu peso, quando vazio, fica em torno dos 60 Kg. Metade do peso de uma moto comum!

A transmissão, também manual, tem três velocidades. O pequeno carro é equipado com um motor de 49 cilindradas, que funciona à gasolina e que consome em torno de 2,8 litros por 100 km percorridos, oferecendo uma potência de 4cv e uma velocidade máxima de 61 km/h.

Prático e urbano

Concebido como um carro destinado para as vias urbanas, o Peel P50 foi bastante anunciado à década de 1960 como um automóvel capaz de acomodar “um adulto e uma sacola de compras”. Suas dimensões originais são: 1 metro e 37 centímetros de comprimento, 99 centímetros de largura, aproximadamente 1 metro de altura, e distância de 1 metro e 27 centímetros entre os eixos.

A porta única vem em seu lado esquerdo e, entre seus equipamentos mais importantes, está um limpador de para-brisas e um farol central, também único, localizado acima da chapa de identificação do veículo e entre as luzes de seta. Na sua traseira, somente as lanternas de freio, contornando o espaço para a placa traseira de identificação. Na fabricação da época, foram produzidos 50 modelos, nas cores Daytona Branco, Dragão Vermelho e azul escuro, dos quais restam notoriamente conhecidos pouco menos de 30 atualmente.

Ainda na ativa

O Peel P50 é um carro benquisto e legalmente admitido no Reino Unido, enquadrando-se na categoria de “três rodas”, rodando normalmente pelas vias urbanas. A maioria dos modelos ainda existentes está na Inglaterra, mas alguns foram exportados para outros países. Nos Estados Unidos ele também é street-legal, mas na Finlândia, por exemplo, fora classificado na categoria dos ciclomotores.

Em 2010, a produção de uma versão réplica foi cogitada e finalmente colocada em produção por uma empresa chamada Peel Engineering Ltd., sediada na Inglaterra e que não deve ser confundida com aquela primeira das Ilhas de Man. O carro ficou bem parecido com o modelo original, principalmente na carroceria e no desenho externo, mas houve muitas mudanças na parte mecânica, na suspensão e na direção. Impulsionado por um motor elétrico e com uma velocidade máxima de 16 km/h, esta versão foi produzida como um veículo exclusivo para mostras e exposições, não obtendo a liberação para rodar nas rodovias. Em 2011, finalmente, a fabricação deu margem a novas versões movidas a gasolina e eletricidade, agora legais para uso em estradas.

Num dos momentos mais clássicos de sua existência, o programa Top Gear, da BBC, resolveu andar com um desses modelinhos pelas ruas. A brincadeira adquiriu um novo patamar quando o teste seguiu por dentro da sede da BBC – o carro anda facilmente por corredores e mesmo pelo elevador da empresa!

 

Você teria coragem de rodar por aí em um carro tão pequeno? Comente!

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica