Projetos digitais precisam do envolvimento do C-level

Saiba porque executivos do alto escalão necessitam estar alinhados ao tema para que as ações implementadas na empresa possam gerar melhores resultados

Quando falamos em transformação digital em uma companhia, logo vem à mente a imagem do CTO. No entanto, atualmente, é cada vez mais comum a participação de outros membros da empresa.

Afinal, para uma real transformação, é necessário mudar a cultura organizacional – e para tal, o envolvimento de todos os executivos é de fundamental importância.

+ Leia também: O B2B está mudando mais rápido do que se imagina

A transição precisa começar de cima para baixo. “A participação do CEO é essencial, porque dele se origina as decisões que precisam ser tomadas quase sempre em tempo real”, diz Roberto Alonso, professor de marketing da Fundação Instituto de Administração (FIA).

Mais chances de sucesso

Segundo a consultoria americana McKinsey, quando há engajamento do C-level em ações de transformação digital, as chances de êxito aumentam em até 1,7 vezes.

Roberto Alonso, professor de marketing da Fundação Instituto de Administração (FIA). Foto: divulgação
Roberto Alonso, professor de marketing da Fundação Instituto de Administração (FIA). Foto: divulgação

Já quando há envolvimento maior de outras áreas da companhia, o ganho pode ser até 1,8 vezes superior. Para Roberto Alonso, a empresa, como um todo, precisa absorver o mindset digital.

+ Tecnologia é a chave do sucesso

“Para a transformação ocorrer é necessário compartilhar entendimento, ter o compromisso da alta gestão no sentido de auxiliar no planejamento e implementar ações que envolvem agilidade, conectividade, interação e uso de dados, para possibilitar levar a informação correta à pessoa certa, no tempo adequado e com objetivo definido”, afirma.

CEO: torne sua empresa mais competitiva

Que tal começar 2019 com novas estratégias e planejamento digital definido? De acordo com Alonso, os executivos precisam traçar planos que contemplem objetivos e prazos determinados, observando suas vocações, missão como empresa e recursos, sem deixar de lado as tendências para seu mercado de atuação.

“O empresário deve, ainda, buscar fazer previsões e diagnósticos no sentido de implementar políticas, processos e adoção de novas tecnologias”, ressalta Alonso.

Fazer benchmarking, ou seja, buscar referências, também é de grande valia neste processo. “Desenvolver competências é fundamental. Equipes alinhadas com as estratégias e antenadas com o mercado, com conhecimento e técnicas atualizadas, fazem toda a diferença”, analisa.

Empresas bem-sucedidas se esforçam para que suas organizações tenham um mindset digital. E a participação do CEO é fundamental para servir de exemplo para outras áreas.

+ Veja mais: O mercado quer investir em empresas que estão se digitalizando

Estimular o uso de tecnologias, aliando criatividade e inovação, tem que encabeçar a lista de prioridades para o próximo ano. Essa é a transformação que vai garantir o sucesso.

Sua empresa está preparada para essa jornada?

Foto: PxHere

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica