Protetor de cárter: veja como instalar da forma correta

protetor de cárter

Seja o carro sem protetor ou com problemas nos parafusos, veja a seguir como resolver e instalar o protetor de cárter

Desde os carros mais básicos onde geralmente é oferecido como opcional na hora da aquisição de um zero-quilômetro, até os veículos top de linha, o protetor de cárter é um item essencial para a segurança do funcionamento do motor.

O equipamento, também conhecido como peito de aço, fica localizado abaixo do ponto mais baixo do motor, onde fica reservado o óleo para funcionamento do motor do veículo.

Sua função é evitar que, ao passar por desníveis, buracos, solavancos, valetas, lombadas ou qualquer outro tipo de obstáculo que passe por baixo do veículo, o cárter fique protegido contra amassados, no caso da peça em metal, ou rachaduras, caso o cárter seja feito em alumínio.

protetor de cárter - veja como instalar e proteger o motor
Cárter de um Chevrolet Astra danificado pela falta do protetor – Foto: Kameoka Garage Auto Center

No caso do cárter em metal, quando ele é amassado, corre-se o risco do pescador da bomba de óleo amassar também, prejudicando o funcionamento do motor. Já o cárter de alumínio, em caso de uma colisão e fissura, o motor pode perder óleo ao nível crítico provocando a quebra por falta de lubrificação.

São raros os casos em que, o protetor de cárter não é recomendado, como explica o pessoal da Car Up Dicas Automotivas

Para a instalação do protetor de cárter no veículo, recomenda-se a busca por um mecânico profissional que possua as ferramentas corretas para que seja feita a colocação e o proprietário não tenha problemas, tanto com a garantia do veículo, como também a própria segurança da peça.

Protetor de cárter original possui fixações pré-estabelecidas pela montadora. Veja a seguir a instalação de um protetor original do Fiat Argo

Veja a seguir a instalação de um protetor de cárter sem as ferramentas corretas em um Fiat Toro, que não possui o protetor de fábrica

Para que seja feita a instalação do protetor de cárter, observe se há fixações originais para os parafusos. No caso dos veículos que não possuam a porca-parafuso no agregado, deve-se aplicá-la com um alicate rebitador ou uma rebitadeira.

 

Para que seja feita a instalação, os protetores de cárter vendidos no mercado de reposição possuem um diagrama que deve ser seguido (fonte: Meubuscar)

Segundo Ricardo Veloso, Diretor de Engenharia de Aplicação da Böllhoff Brasil, os rebites podem ser de aço-carbono, inox, latão ou alumínio, e podem ser estampados a frio ou usinados. Sua rosca é laminada para proporcionar maior resistência mecânica e sua medida pode variar entre M3 a M12 (medidas equivalentes em polegadas). Com cabeça plana, fina ou extrafina, o rebite pode ter corpo redondo, recartilhado, sextavado ou projetado conforme desenho técnico. Da mesma forma, o acabamento superficial deve seguir as especificações do cliente. Para obter uma fixação de sucesso, é fundamental saber a força de aplicação que cada rebite exige.

Escolhendo a melhor rebitadeira para fixação de rebites

Ter à mão uma rebitadeira – ferramenta utilizada para a aplicação do rebite -, pode fazer toda a diferença no resultado final e na qualidade do trabalho, pois com essa ferramenta é possível ajustar e controlar a força ideal requerida para a fixação correta do rebite aplicado na linha de produção.

Para fazer a escolha da ferramenta certa é essencial conhecer alguns fatores-chave do processo de fabricação. Há modelos pneumáticos, hidropneumáticos, elétricos e a bateria. Em geral, as rebitadeiras não tem limitações de uso e proporcionam interações amigáveis aos seus usuários.

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Protetor de Cárter - DHF - DHF2310 - Unitário
Protetor de Cárter – DHF – DHF2310 – Unitário – Palio
Protetor de Cárter - DHF - DHF4511 - Unitário - Ecosport
Protetor de Cárter – DHF – DHF4511 – Unitário – Ecosport
 
Protetor de Cárter - DHF - DHF1250 - Unitário - VW Gol
Protetor de Cárter – DHF – DHF1250 – Unitário – VW Gol

Ao optar por um modelo de rebitadeira, é fundamental avaliar:

  • Saber onde a ferramenta será utilizada: se a rebitadeira será usada em um ambiente interno ou externo. Se no local há uma rede pneumática ou mesmo elétrica, para a configuração correta com relação ao modelo a bateria ou com fio.
  • Saber o tamanho do rebite: isto é fundamental para a escolha correta do modelo da rebitadeira.
  • Ergonomia: é preciso levar em consideração o tempo que o usuário irá utilizar a ferramenta, bem como sua posição de trabalho – neste caso, se estará a maior parte do seu tempo realizando a aplicação dos rebites em pé ou sentado. É importante escolher uma rebitadeira que tenha um peso capaz de proporcionar a melhor ergonomia e conforto para o operador.
  • Produtividade: velocidade e capacidade de rebitagem. Existem rebitadeiras hidropneumáticas para roscas que variam entre M3 à M12, e com capacidade de aproximadamente 15 rebitagens por minuto. Há ainda a rebitadeira elétrica / bateria para roscas M4 à M10, proporcionando aproximadamente 10 rebitagens por minuto.
  • Manutenção oferecida pelo fornecedor: há empresas como a Böllhoff Brasil, por exemplo, que oferecem rebites e rebitadeiras com suporte técnico local, para as mais diversas aplicações de diferentes indústrias: automotiva, aeronáutica, eletroeletrônica, linha branca, moveleira, construção civil e outras.

 

Além da diferença na qualidade da instalação, a utilização da ferramenta correta também garante velocidade no processo de instalação, sendo que, como vimos acima, no vídeo da Toro, pode-se reduzir até 10x o tempo de instalação da porca parafuso.

Há também casos onde o parafuso do protetor de cárter acaba espanando, isso acontece quando a força na hora de apertar é diferente da especificada, ou mesmo ele é apertado sem o contato da superfície correta do parafuso.

Confira como realizar a instalação do protetor de cárter no Hyundai HB20 com fixação padrão de fábrica

Veja a seguir como pode ser feito o reparo de instalação do protetor de cárter com a Gigi Automotivo

Foto de capa: reprodução MTT

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