Com a eletrônica dos carros cada dia mais complexa, os reguladores de tensão evoluíram e possuem aplicação cada vez mais específica. Veja como diagnosticar e como definir qual é o tipo ideal para cada veículo!
O regulador de voltagem é indispensável para o funcionamento correto do alternador, bateria e todo o sistema elétrico dos veículos. Sua função é receber a tensão elétrica em determinada voltagem e convertê-la para o valor ideal que foi desenvolvido para o veículo.
Outra função importante é estabilizar a voltagem e é utilizado não só em veículos mas na maioria dos sistemas elétricos que precisam de tensão constante para o funcionamento, como equipamentos de informática e iluminação.
Gerações
A primeira geração dos reguladores de voltagem, realizava a regulagem da tensão de saída do alternador, porém não realizava a leitura da voltagem que entrava na bateria. No início, quando a luz da bateria acendia no painel, praticamente em todos os casos o culpado era o regulador de voltagem.
Na segunda geração, o regulador começou a fazer a leitura da voltagem de outros equipamentos, como da bateria. Se o regulador detecta por meio de um sensor um problema de diferença na voltagem que saía do alternador e chegada na bateria, automaticamente a luz de indicação de problemas acendia.
Curto no rotor era um dos principais motivos de problemas do regulador de primeira geração e é algo que o regulador de segunda geração consegue se proteger, avisando no painel sobre o defeito, da mesma forma o regulador de segunda geração avisa de problemas com estator.
Na terceira geração que chegou ao Brasil nos modelos: Ford Focus e Renault Megane; nessa geração, a central de injeção também se comunica com o regulador de tensão. A bateria informa ao regulador qual a tensão que está sendo utilizada e o regulador informa à central qual a tensão e carga do trabalho do alternador. Através de um protocolo do tipo PWM qual a tensão que o regulador deve trabalhar.
Esse controle de voltagem de saída é entre 14 e 14,5v na tensão de trabalho. Um defeito comum é a lâmpada do painel acesa mesmo carregando normalmente, isso acontece devido um fusível que faz parte do sistema e que pode queimar se for utilizado um equipamento errado para a leitura, por exemplo, queimando esse fusível. Nota, a lâmpada do painel é um indicativo agora feito pela central do veículo e não pelo regulador.
A quarta geração chegou em 2014 com dois tipos RDC e LIN. O RDC é uma modulação PWM e possui sensor de amperagem, como no caso da linha GM, informando à central a voltagem que está entrando, saindo e deixando a função de informar sobre o carregamento da bateria para a central. Caso a bateria esteja carregada, a central do veículo indica que o carregamento da bateria deve ser feita pelo alternador em 12,6v, apenas para manter a carga.
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Veja como diagnosticar problemas no regulador de voltagem
Como testar o funcionamento do alternador?
Existem diversos sistema LIN (Local Interconnect Network), mas a diferença é basicamente é a quantidade de informações trocadas entre central e regulador. A comunicação é feita da central para o regulador e o regulador informa à central como está sendo feita a leitura. Nesse caso, muitas vezes não é possível utilizar um osciloscópio para encontrar possíveis defeitos na linha do sistema, pois a comunicação local entre os componentes é feito por uma rede serial de componentes conectados entre eles.
Os reguladores de quarta geração, precisam ter exatamente as especificações gravadas na central do veículo. Por exemplo, algumas centrais possuem gravado que o regulador é específico de uma marca e código. Portanto, mesmo instalando um regulador de marca e modelo igual, se o código for diferente do específico daquele veículo, ele não comunicará com a central.
Uma das formas mais rápidas e práticas para identificar o regulador é com a utilização do sistema BT 030, um equipamento desenvolvido pela Gauss, esse sistema emula a central de injeção e fornece as informações que estão gravadas.
Veja a seguir com o especialista em reguladores de tensão Norberto Donizeti o processo correto para identificar o regulador de voltagem correto para o veículo
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