Regulador de voltagem: identifique todos os tipos e aplicações!

Regulador de voltagem identifique todos os tipos e aplicações

Com a eletrônica dos carros cada dia mais complexa, os reguladores de tensão evoluíram e possuem aplicação cada vez mais específica. Veja como diagnosticar e como definir qual é o tipo ideal para cada veículo!

O regulador de voltagem é indispensável para o funcionamento correto do alternador, bateria e todo o sistema elétrico dos veículos. Sua função é receber a tensão elétrica em determinada voltagem e convertê-la para o valor ideal que foi desenvolvido para o veículo.

Outra função importante é estabilizar a voltagem e é utilizado não só em veículos mas na maioria dos sistemas elétricos que precisam de tensão constante para o funcionamento, como equipamentos de informática e iluminação.

Gerações

A primeira geração dos reguladores de voltagem, realizava a regulagem da tensão de saída do alternador, porém não realizava a leitura da voltagem que entrava na bateria. No início, quando a luz da bateria acendia no painel, praticamente em todos os casos o culpado era o regulador de voltagem.

regulador de voltagem primeira geração
A primeira geração do regulador de voltagem realizava apenas uma leitura simples e controle da tensão

Na segunda geração, o regulador começou a fazer a leitura da voltagem de outros equipamentos, como da bateria. Se o regulador detecta por meio de um sensor um problema de diferença na voltagem que saía do alternador e chegada na bateria, automaticamente a luz de indicação de problemas acendia.

regulador de voltagem segunda geração
A segunda geração dos reguladores de voltagem já são responsáveis por indicar alguns problemas não só dele mas do sistema de carregamento

Curto no rotor era um dos principais motivos de problemas do regulador de primeira geração e é algo que o regulador de segunda geração consegue se proteger, avisando no painel sobre o defeito, da mesma forma o regulador de segunda geração avisa de problemas com estator.

Na terceira geração que chegou ao Brasil nos modelos: Ford Focus e Renault Megane; nessa geração, a central de injeção também se comunica com o regulador de tensão. A bateria informa ao regulador qual a tensão que está sendo utilizada e o regulador informa à central qual a tensão e carga do trabalho do alternador. Através de um protocolo do tipo PWM qual a tensão que o regulador deve trabalhar.

regulador de voltagem terceira geração
A terceira geração dos reguladores de tensão se comunicam com a central do veículo para que o controle seja feito segundo parâmetros gravados para o componente

Esse controle de voltagem de saída é entre 14 e 14,5v na tensão de trabalho. Um defeito comum é a lâmpada do painel acesa mesmo carregando normalmente, isso acontece devido um fusível que faz parte do sistema e que pode queimar se for utilizado um equipamento errado para a leitura, por exemplo, queimando esse fusível. Nota, a lâmpada do painel é um indicativo agora feito pela central do veículo e não pelo regulador.

regulador de voltagem quarta geração
Os reguladores de quarta geração possuem protocolos específicos para conversar com cada tipo de central e modelo, podendo variar dentro do mesmo modelo o tipo de regulador a ser aplicado em cada carro

A quarta geração chegou em 2014 com dois tipos RDC e LIN. O RDC é uma modulação PWM e possui sensor de amperagem, como no caso da linha GM, informando à central a voltagem que está entrando, saindo e deixando a função de informar sobre o carregamento da bateria para a central. Caso a bateria esteja carregada, a central do veículo indica que o carregamento da bateria deve ser feita pelo alternador em 12,6v, apenas para manter a carga.

Veja também:

Veja como diagnosticar problemas no regulador de voltagem

Como testar o funcionamento do alternador?

Existem diversos sistema LIN (Local Interconnect Network), mas a diferença é basicamente é a quantidade de informações trocadas entre central e regulador. A comunicação é feita da central para o regulador e o regulador informa à central como está sendo feita a leitura. Nesse caso, muitas vezes não é possível utilizar um osciloscópio para encontrar possíveis defeitos na linha do sistema, pois a comunicação local entre os componentes é feito por uma rede serial de componentes conectados entre eles.

regulador de voltagem quarta geração equipamentos
Para que sejam feitos os testes e identificação do regulador de quarta geração, é necessário a utilização de equipamentos específicos para a leitura, como o BT200 e o BT030 da Gauss

Os reguladores de quarta geração, precisam ter exatamente as especificações gravadas na central do veículo. Por exemplo, algumas centrais possuem gravado que o regulador é específico de uma marca e código. Portanto, mesmo instalando um regulador de marca e modelo igual, se o código for diferente do específico daquele veículo, ele não comunicará com a central.

Uma das formas mais rápidas e práticas para identificar o regulador é com a utilização do sistema BT 030, um equipamento desenvolvido pela Gauss, esse sistema emula a central de injeção e fornece as informações que estão gravadas.

Veja a seguir com o especialista em reguladores de tensão Norberto Donizeti o processo correto para identificar o regulador de voltagem correto para o veículo

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Bateria
Alternador
Chicote
Regulador de Tensão
Módulos Eletrônicos

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica