Sanitização com ozônio: da indústria para o dia a dia, elimina vírus e bactérias

gerador de ozonio para carros

Utilizado há décadas para esterilização, a oxi-sanitização ganhou ênfase no dia a dia de lava-rápidos e centros de estética automotiva ao ser utilizado para eliminação de vírus, bactérias e odores do interior de veículos. Veja a seguir como a limpeza com ozônio é importante para você.

Desde sua descoberta em 1785 pelo químico holandês Martinus Van Marum, o ozônio foi considerado um produto químico gasoso saudável e foi até mesmo utilizado como desinfetante para feridas na Primeira Guerra Mundial, porém ainda não era possível determinar sua quantidade adequada, que poderia desinfetar, mas também seria prejudicial em um grande volume.

Após décadas de estudos, foi identificado que o ozônio é um gás que deve ter aplicação controlada, pois a exposição e inalação em grande quantidade não são recomendadas, causando inflamação e alterações nas vias aéreas, porém, suas propriedades de oxidação, foram uma grande descoberta para a indústria. Mas onde os carros entram nessa conta?

Pode parecer exagero, mas segundo o jornal Metrópoles, pesquisadores de ciências biológicas da Universidade de Queen Mary na Inglaterra analisaram amostras do interior de veículos e de banheiros públicos, chegando a conclusão que: em média, existem 700 bactérias e organismos vivos nos volantes do veículo em uma área de pouco mais de 6 cm2, sendo o número, 10x maior do que foi encontrado em um assento de banheiro público.

Presente na desinfecção e sanitização industrial, o ozônio é amplamente utilizado para eliminar micro-organismos, vírus e bactérias. Fonte: allservices4u

Sanitizante, desinfetante e desodorizante

Na indústria o ozônio é utilizado para romper ligações de carbono-carbono, pode ser usado para branquear substâncias e matar micro-organismos no ar e em fontes de água. O ozônio pode ser utilizado no tratamento de água no lugar do cloro por exemplo, dentre outras utilizações:

  • Desinfetante para trajes hospitalares e fábricas de alimentos;
  • Elimina bactérias nos alimentos e superfícies;
  • Sanitização de piscinas;
  • Elimina insetos em grãos armazenados;
  • Ataca quimicamente contaminantes da água (ferro, arsênico, sulfeto de hidrogênio, dentre outros);
  • Elimina fungos do ar;
  • Auxilia no processamento de plástico para adesão de tintas;
  • Descontaminante de salas de cirurgia em hospitais.

Nos veículos

Hoje, geradores de ozônio ganharam um tamanho compacto, facilitando a utilização em automóveis, como exemplo, o OSW AIR fabricado pela Wurth. Para falar mais obre a limpeza e oxi-sanitização com o aparelho, conversamos com Evandro Cordova – Gerente da Divisão Auto da Wurth e Álvaro Angelim, técnico especialista no aparelho.

O gerador de ozônio OSW Wurth já está sendo utilizado na frota de empresas de viagens como a Viaje Vale que faz a sanitização do interior de seus veículos antes da utilização por passageiros.

A Wurth é uma grande fornecedora de produtos e soluções para o mercado profissional automotivo e o gerador de ozônio completa a linha de produtos de sanitização, antissepsia, composta pelo higienizador de ar-condicionado HSW PRO3 (elimina odores, limpa o sistema de ar-condicionado e auxilia no controle de micro-organismos); Granada HSW 200 Plus; o aparelho para limpeza do sistema de ventilação HSW Air; luvas e máscaras de proteção para aplicação.

O gerador de ozônio para automóveis é destinado a profissionais do setor e foi desenvolvido pela necessidade atual da purificação completa do ambiente interno do veículo “nós já tínhamos outras formas de realizar essa limpeza do sistema de ventilação e ambientes, através de produtos químicos. Com a chegada da pandemia, resolvemos aumentar o nosso portfólio de produtos, desenvolvendo esse equipamento que complementa o nosso modelo tradicional de limpeza química, sempre focando no profissional”, relata Evandro Cordova.

Além de eficiente esterilização do interior do veículo, a oxi-sanitização também elimina odores do veículo. Fonte: cleanmycar

Evandro destaca que o desenvolvimento do gerador de ozônio foi uma peça-chave na preocupação com a limpeza e sanitização “o ozônio é utilizado nos quatro cantos do mundo, ele é eficaz no combate a fungos, ácaros, vírus, bactérias e contaminações do ar que você tem dentro de um veículo, onde existem materiais que propagam esse tipo de contaminação”, além da eficácia contra estes micro-organismos, o aparelho também realiza o controle de odores “o ozônio é extremamente eficaz, combatendo odores de cigarro, restos de alimentos, suor, umidade da caixa evaporadora do ar-condicionado”, completa o gerente da divisão auto da Wurth.

“a aplicação do ozônio é uma potente ferramenta para deixar o ambiente esterilizado e para que seja uma proteção duradoura, uma camada química com os produtos HSW complementando. Esse é um conjunto perfeito e a proposta da Wurth para o mercado”

Um ponto de atenção dos geradores de ozônio que Evandro comenta é que para a manutenção do efeito e higienização por um período prolongado, se faz necessário complementar o processo com o tratamento químico, algo que hoje, só a Wurth oferece dentro da mesma linha de produtos “quando você desliga o equipamento, naturalmente esses micro-organismos voltam a se proliferar, portanto nós indicamos que seja utilizado junto com a limpeza por ozônio o complemento desse serviço, que é a nossa aplicação química, a família de produtos HSW (Higienização de Sistemas Wurth) estes produtos possuem poder de matar micro-organismos e eliminar odores. Então a aplicação do ozônio é uma potente ferramenta para deixar o ambiente esterilizado e depois uma camada química para dar proteção e durabilidade, é um conjunto perfeito e a proposta que nós temos para o mercado”.

desinfecção carro
Se a oxi-sanitização for complementada com produtos específicos para limpeza e desinfecção, seu efeito terá maior duração (fonte: Helle Hollis)

Uma das vantagens é que o ozônio pode ser aplicado, todos os dias se for necessário, por exemplo para esterilização em frotas de veículos como taxis, sendo necessária a aplicação para assepsia de 7 minutos em carros pequenos e 10 minutos para sedãs e SUVs, como demonstra a tabela a seguir, porém economicamente falando, a maior vantagem é utilizar o conjunto de soluções (aplicação de ozônio e proteção química por núvem).

Ambiente
Desodorização
Assepsia
Carro pequeno (hatch)10 minutos7 minutos
Carro grande (sedan ou SUV)15 minutos10 minutos
Van23 minutos16 minutos
Ônibus45 minutos32 minutos
Quarto (50m³) Aprox. 17m²60 minutos40 minutos
Cap. Máxima p/ desodorização
(200m³) Aprox. 70m²
227 minutos160 minutos
Cap. Máxima p/ antissepsia
(300m³) Aprox. 100m²
—–240 minutos

“Pensando numa frota, faz sentido ter a máquina de ozônio porque cada vez que esse veículo retorna à base, seria feita a limpeza, todo mundo gostaria de andar em carros da Uber, 99, Kovi, dentre outras empresas com esse nível de higienização”, relata Evandro.

Para os profissionais que desejam adquirir o OSW AIR da Wurth, não há contra indicações para a aplicação nos veículos, podendo ser utilizado em interiores com plástico, vinil, couro e tecido, segundo Álvaro Angelim “inclusive se tratando de veículos a maioria das borrachas são de EPDM (borracha etileno-propileno-dieno), então a única ressalva ao uso seria a aplicação em latex, que não está presente na maioria dos veículos”.

“Pensando numa frota, faz sentido ter a máquina de ozônio porque cada vez que esse veículo retorna à base, seria feita a limpeza, todo mundo gostaria de andar em carros da Uber, 99, Kovi, dentre outras empresas com esse nível de higienização”

O técnico da Wurth também dá dicas de melhorar a eficiência da aplicação “uma das formas de maximizar a eficiência da oxi-sanitização é que o veículo esteja na sombra pois a luz UV acaba degradando o ozônio mais rápido. Não há uma limitação de temperatura, podendo ser aplicado até próximo de 40ºc, porém quanto mais frio, mais o ozônio fica estável, portanto se for possível, utilize o ar-condicionado na temperatura mínima, com a velocidade máxima do ventilador e a recirculação ligada”.

Complementando, ele ainda relata características que dão vantagem para o OSW “vale a pena ressaltar que além do processo de oxi-sanitização ser muito simples, ele consome pouca energia, sendo a potência do OSW da Wurth de 50 watts com funcionamento bivolt. Ele utiliza a célula geradora de vidro, desenvolvida pela Wurth que possui uma durabilidade e estabilidade muito maior do que a maioria dos equipamentos importados com células de cerâmica, garantindo uma eficiência com o produto da Wurth muito maior. Só ressaltando que o equipamento Wurth é um dos únicos que possui controle digital que permite customização de tempo de aplicação frente a outros equipamentos do mercado”, finaliza Alvaro.

Se você é profissional, conheça a linha de produtos Wurth para limpeza e sanitização do interio de veículos. Clique aqui.

Gerador de Ozônio OWS Air - Wurth - 0703999101 - Unitário
Gerador de Ozônio OWS Air – Wurth – 0703999101 – Unitário
Limpa Ar Condicionado Spray W-Max 200ml - W-Max - 0893764261 - Unitário
Limpa Ar Condicionado Spray W-Max 200ml – W-Max – 0893764261 – Unitário
Limpador do Sistema de Ar Condicionado HSW PRO 3 80ml - Wurth - 0893764702 - Unitário
Limpador do Sistema de Ar Condicionado HSW PRO 3 80ml – Wurth – 0893764702 – Unitário

Aplicação

Para realizar a oxi-sanitização não há grandes segredos, o processo em si é muito simples, basta ligar o ventilador e a recirculação de ar no interior do veículo, seguindo o tempo estabelecido no manual. A recomendação é que o processo seja feito sem o filtro anti-pólem para o ar recircular sem restrições e ao final, seja feita sua substituição.

Veja a seguir o OSW Air Wurth em funcionamento com o Executive Centro Estético Automotivo

Av Rubem Berta, 980 Tramandaí, RS (55) 98199-0001

Para melhorar a eficiência, o técnico da Wurth dá algumas dicas: “uma das formas de maximizar a eficiência da oxi-sanitização é que o veículo esteja na sombra pois a luz UV acaba degradando o ozônio mais rápido e não há uma limitação de temperatura, podendo ser utilizado até próximo de 40ºc, porém quanto mais frio, mais o ozônio fica estável, portanto se for possível, utilize o ar-condicionado na temperatura mínima, com a velocidade máxima do ventilador e a recirculação ligada”.

Um dos cuidados recomendados é o contato de pessoas com o interior do veículo apenas após 20 minutos depois da aplicação “esse tempo de contato é importante tanto para o ozônio se desassociar no ambiente, como para a eliminação dos micro-organismos, seja o Sars-CoV-2, bactérias ou qualquer outro micro-organismo”, finaliza Alvaro.

Veja a seguir o processo de limpeza de ar-condicionado utilizando o HSW 200 pelo canal  Seresom

Caso ainda tenha curiosidade ou dúvida sobre o OSW Air – Gerador de Ozonio da Wurth, confira a ficha técnica completa do produto, clique aqui.

Texto: Rafael Micheski 

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Produtos químicos
Selantes
Aditivos
Limpeza e lubrificação

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica