Veja a seguir como o Scanner automotivo pode auxiliar na verificação do sincronismo do motor.

O sincronismo do motor trata-se da movimentação ao mesmo tempo de virabrequim e comando de válvulas para que o funcionamento seja realizado dentro do exato tempo determinado.

O comando de válvulas é responsável pelo exato momento de abertura e fechamento das válvulas de admissão e exaustão, que precisa ter seu movimento exato com os pistões do motor.

Veja Também:

Scanner automotivo – Função Osciloscópio e Multímetro

Scanner automotivo – Análise de bicos injetores

Uma das formas de realizar a verificação do sincronismo é utilizando um scanner, como o Sun PDL 5500 que mostramos a seguir.

Ele faz a leitura para a verificação do sincronismo do motor por meio dos sensores de fase e de rotação sem a necessidade de desmontar os componentes do veículo!

Na hora de conferir o sincronismo do motor, também é importante a verificação das correias, sobretudo a correia dentada que é responsável pela parte física desse sincronismo.

Utilizando o Manual Técnico da Continental, há como conferir informações sobre a correia exata para cada modelo, dentre eles, veículos nacionais e franceses.

É apresentado os procedimentos e particularidades para a substituição das correias sincronizadoras ou correias dentadas de motores 8, 16 e 20 válvulas.

Ele tem os principais fabricantes: Fiat, Ford, Volkswagen, GM, Mercedes-Benz, Land Rover, Peugeot, Citroën e Renault. Entre os motores, está o famoso EA-111, AP 1.6, Chevrolet Familia I e II, dentre outros.

Foto de capa: Wallpaperflare

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Motor
Scanners
Bancada de Testes
Pistões
Carburador
Escapamento

Comentários