Ações tecnológicas têm feito parte da estratégia de empresas que querem se destacar no mercado. Mas, afinal, quais são os pontos-chave para atingir o sucesso na digitalização?
Iniciativas digitais encabeçam a lista de prioridades de companhias que buscam a liderança em suas áreas de atuação.
Mas, para chegar ao topo, uma característica comum em empresas líderes de mercado tem chamado a atenção: o alto quociente digital.
A expressão refere-se à práticas que, juntas, apresentam melhores resultados para marcas que as adotam. Hoje, essas duas palavrinhas já se tornaram comum no vocabulário de quem despontou nos negócios.
+ Leia também: Tecnologia para crescer
Empresas com maior quociente digital tendem a conquistar melhor performance e retorno financeiro superior em comparação com seus concorrentes.
A constatação vem da consultoria americana McKinsey, que desenvolvera um programa – o Digital Quotient (DQ) – para medir a maturidade digital em companhias de diferentes segmentos.
Após analisar mais de 100 delas, quatro pontos foram colocados no centro de iniciativas que visam aumentar o DQ: estratégia, cultura, organização e capacidades. Em todos esses pilares, ações digitais são imprescindíveis para aumentar o poder das marcas no mercado.
Dessa forma, quem inserir projetos, da maneira correta, certamente elevará o quociente digital e, assim, se tornará líder em sua área de atuação.
Lino Rodrigues, professor da Faculdade de Economia e Administração (FEA/USP), concorda. Para ele, muitos empresários falam de estratégia competitiva, no entanto, nem todos sabem criar uma posição exclusiva e valiosa, envolvendo diferentes conjuntos de atividades.

“Por isso, a necessidade da inserção de projetos digitais em companhias de todos os portes e setores, pois só com a tecnologia é possível ter mais competitividade e avaliar, efetivamente, como uma marca está posicionada no mercado”, afirma.
Aumente o DQ da sua empresa
De acordo com o estudo Raising your Digital Quotient, da McKinsey, as companhias que hoje são líderes usam, como estratégia, iniciativas agressivas para resultados a longo prazo, além de utilizar o digital para remodelar a jornada do consumidor.
Nunca se esqueça que atualmente o cliente é o carro-chefe da sua marca – não mais o seu produto. Logo, sua empresa precisa estar onde ele está, se comunicando como ele se comunica, ou seja, por meios digitais.
Práticas que incentivam arriscar mais, testar e aprender, promover mais agilidade e colaboração têm de fazer parte da cultura de uma companhia. Nesse contexto, igualmente, a tecnologia é a melhor aliada para desenvolver esses processos.
+ Projetos digitais precisam do envolvimento do C-level
Sua organização tem talentos digitais? Equipes alinhadas e antenadas com o tema são fundamentais, assim como indicadores de desempenho claros (KPIs) e envolvimento do C-level nas estratégias tecnológicas.

Já as capacidades são exaltadas quando suas operações são orientadas por dados, que possibilitam criar e entregar boas experiências ao consumidor. Ter uma área de TI ágil, que forneça suporte para as principais atividades da empresa, além de desenvolver novas ações, também é vital.
Todos esses processos vão ajudar a elevar o quociente digital da sua marca, consequentemente, você terá mais chances de dominar o mercado.
O CWS coloca você na liderança
Nossa empresa desenvolve projetos digitais completos, criando um ecossistema que agrega valor à sua marca e aos seus clientes.
Isso significa que a sua transformação digital não precisa envolver mais de uma companhia. Entre as empresas que já elevaram o DQ com as nossas soluções, destacam-se o Grupo Ipiranga, Rodobens e Tracbel.
+ Veja mais: As 10 piores decisões na jornada digital
“Os concorrentes entregam as ferramentas para a construção da jornada digital; nós, oferecemos a jornada pronta, otimizando o tempo e os recursos da companhia contratante”, explica Vinícius Dias, CEO do CWS.
E a sua marca, está pronta para elevar o quociente digital e se tornar líder?