Confira como o “tanquinho” foi extinto definitivamente nos carros com tecnologia flexível de combustível e como funciona o sistema de partida com aquecimento
Uma das dificuldades no desenvolvimento da produção de carros movidos a álcool é a partida com o veículo ainda frio. Por ser um combustível com ponto de fulgor maior do que a gasolina, além das propriedades do combustível em si, como a presença de água, os carros movidos a etanol precisam de uma ajudinha na hora da partida.
Confira o Ponto de Fulgor e ponto de congelamento do álcool e da gasolina.
Combustível | Ponto de fulgor | Congelamento |
Etanol | 13 °C | -117 °C |
Gasolina | -42,8 °C | -100 °C |
Ou seja, abaixo de 13ºC, o álcool praticamente perde sua utilidade como combustível, pois é necessário estar acima dessa temperatura para que seja pulverizado. Por esse motivo fica tão difícil dar a partida em um carro movido a etanol em dias frios. O álcool apresenta poder calorífico baixo quando comparado ao da gasolina e sua densidade também é menor.
Por muitos anos os veículos movidos exclusivamente a álcool foram fabricados com sistema de partida a frio e este sistema, também foi utilizado em carros flexíveis em combustível, o famoso “tanquinho”.
Esse reservatório auxiliar é onde o proprietário do veículo tem o trabalho de abastecer com gasolina regularmente, para facilitar a primeira partida do dia. Após a primeira partida, com a câmara de combustão já aquecida é possível continuar a utilizar exclusivamente o álcool como combustível.
Em caso deste reservatório se esvaziar por completo, ligar o carro pode se tornar uma tarefa bem trabalhosa, principalmente no períodos de inverno.
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Com a chegada desse novo sistema, isso parou de ser um problema, pois quando é equipado com injeção eletrônica e aquecimento de combustível, o álcool é elevado à temperatura correta antes de ser aplicado à mistura para combustão, onde o reservatório de gasolina se torna dispensável. Confira neste vídeo do canal Gardi Treinamentos, que o Canal da Peça separou para você como funciona o sistema de aquecimento!
Veja a seguir a solução de bicos injetores aquecidos fabricados pela Delphi Tecnologies
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