O motor boxer 2.5 16v conhecido como EJ25 utilizado pela Subaru em diversos modelos e costuma apresentar problemas que reduzem sua vida útil. Veja a seguir quais são os mais comuns.
Segundo o reparador André Lira da Racing Box comenta que recebe diversas unidades que utilizam esse motor já chegaram na oficina com problemas internos.
Dentre os problemas relatados, está quebra de comando de válvulas, bronzinas que fundiram, com folga radial de virabrequim e também canaleta de pistão quebrada.
Veja também:
Tutorial de Sincronismo do Motor EJ20 e EJ25 da Subaru
8 Dicas na Desmontagem do Motor Boxer
Os problemas podem aparecer tanto em carros utilizados com preparação, porém até mesmo veículos utilizados no dia a dia podem apresentar problema.
Outro problema que o EJ25 apresenta é a trinca na lateral do cilindro do bloco. Segundo André, a troca de calor do motor é ineficiente e há ovalização dos pistões.
Veja a seguir a avaliação completa na Racing Box
O reparador comenta que em veículos com pistões forjados, virabrequim nitretado não costumam fundir bronzinas, como é comum em carros originais, ele indica a instalação de um radiador de óleo para carros originais e preparados.
Em veículos preparados, ele recomenda que não ultrapasse 360 cv para minimizar as possibilidades de quebra.
Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:
Motor
Coletores
Filtro de ar
Pistões
Bronzinas
Comando de válvulas