Taxa de compressão variável: revolução no motor a combustão

taxa de compressão variável

Tecnologia otimiza a eficiência energética por flexibilizar a taxa de compressão do motor de acordo com a potência exigida

A Schaeffler – detentora das marcas LuK, INA e FAG – desenvolveu uma tecnologia que otimiza a eficiência energética dos motores a combustão interna, flexibilizando a taxa de compressão do motor de acordo com a potência e as condições de cargas requeridas pelo veículo. O Sistema de Variação de Taxa de Compressão (VCR) economiza combustível e reduz as emissões quando é exigida menor potência do motor, como por exemplo, quando o veículo está devagar ou desacelerando.

Nos últimos anos, a tendência de downsizing – o processo de redução do deslocamento de um motor – é uma medida frequentemente usada para reduzir o consumo de combustível e as emissões de CO₂ dos motores a gasolina.

Veja Também:

Passo a Passo Para a Troca do Retentor do Volante

Veja Como o Volante Bimassa do Motor Reduz as Vibrações

Para manter a potência e até aumentá-la, os motores downsizing têm normalmente maior taxa de compressão para o melhor aproveitamento da mistura ar/combustível mas existe um limite. O fenômeno da auto-ignição (batida de pino) causado por pressões e temperaturas. No sistema convencional o pistão se desloca sempre no mesmo curso – subindo e descendo –, comprimindo a mistura de ar e combustível, produzindo a faísca no motor e a queima do combustível. Independente da carga do motor (carro acelerando ou andando devagar), o deslocamento do pistão ocorre no mesmo curso, o que representa um obstáculo à maior economia de combustível. Veja na figura abaixo, esse intervalo é marcado na parte superior esquerda do mapa de carga do motor.

Taxa de compressão variável
A taxa de compressão fixa impõe limites por conta da pre-detonação da mistura (foto: divulgação Schaeffler)

Esse fenômeno pode ser combatido por duas medidas: A primeira seria atrasar o ponto de ignição nessa faixa de alta carga, porém isso também reduz a eficiência do motor e o consumo de combustível aumenta. A segunda medida envolve a redução da taxa de compressão do motor turboalimentado em comparação com um motor naturalmente aspirado.

Funcionamento do VCR problemas com temperatura do sistema comum de compressão
A alta taxa de compressão significa aumento na temperatura da câmara, prejudicando o funcionamento correto do motor (foto: divulgação – Schaeffler)

O conceito de taxa de compressão variável não é novo. Na década de 1920, motores de teste foram construídos usando compressão variável. Embora várias montadoras e fornecedores tenham experimentado a tecnologia desde então, nenhum dos projetos desenvolvidos atingiu o nível de maturidade necessário para a produção em massa. O principal desafio a ser superado foi projetar um mecanismo de ajuste que não fosse apenas robusto e confiável para durar a vida útil do motor, mas também, que pudesse ser controlado com rapidez e precisão.

Os sistemas atualmente em discussão podem ser subdivididos da seguinte forma:

• Cabeça do cilindro dobrável ou deslocável verticalmente

• Biela de comprimento variável

• Virabrequim posicionado excentricamente

• Movimento alternativo de pistões e bielas.

VCR Shaeffler
O sistema desenvolvido pela Schaeffler atua com a variação da posição do conjunto de bielas e pistões (foto: divulgação Schaeffler)

A Schaeffler está envolvida nos conceitos de VCR (variação da taxa de compressão) há muito tempo e comparou as diferentes propostas. Como resultado, o movimento variado do do virabrequim e bielas através de um sistema multi-link (figura acima) foi escolhido para o desenvolvimento do sistema. A Schaeffler começou a seguir esse conceito, incluindo um atuador.

O motor continua a ter bielas e um virabrequim. O colo da biela e o pino do virabrequim, no entanto, não são conectados diretamente, mas sim por um braço oscilante. Este braço é guiado por uma haste secundária através de uma terceira articulação.

Observe na figura acima, a posição rotacional do eixo de controle que controla a posição do ponto morto superior do pistão através do mecanismo descrito acima. Sendo capaz de ajustar diferentes taxas de compressão entre os valores mínimo e máximo podendo ser ajustada permanentemente.

VCR Schaeffler
O sistema funciona através de um atuador na ponta do eixo que recebe os sinais da central de injeção para o melhor rendimento (foto: Schaeffler)

As diferentes taxas de compressão são definidas girando o eixo de controle, conforme descrito acima. Devido aos níveis de torque muito dinâmicos e altos aos quais esse eixo é exposto, o ajuste é feito por um motor elétrico conectado a uma caixa de engrenagens. Um atuador eletrônico é usado para garantir um controle rápido e preciso com base nas informações enviadas pela central eletrônica do veículo.

VCR Schaeffler - sistema varíavel de taxa de compressão
O atuador se integra a um sistema de engrenagens que dão resistência ao conjunto (foto: Schaeffler)

“A introdução do Sistema de Variação de Taxa de Compressão é a solução encontrada pela Schaeffler para minimizar esse obstáculo. É o que faltava para o motor de combustão interna atingir seu mais alto grau de eficiência. A tecnologia possibilita a otimização da eficiência de todas as condições de carga do motor e, ao mesmo tempo, permite a adaptação do processo de combustão sob condições diversas de carga”, explica Claudio Castro, Diretor Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Schaeffler América do Sul.

Com a nova tecnologia VCR, que é acoplada ao virabrequim, a haste do pistão torna-se variável, possibilitando a variação do volume do motor. Ou seja, quando o veículo exige maior potência, o VCR tornará o curso do pistão mais longo. Mas quando o carro requerer menor potência, o curso do pistão será mais curto, gerando menos energia e, consequentemente, economizando combustível.

Confira um vídeo do canal Carotogr sobre o funcionamento do motor Infiniti com sistema de taxa de compressão variável

Créditos de foto de capa: Joshua Naidoo/Unsplash
Texto: Schaeffler / Edição: Rafael Micheski

Encontre lojas que entregam peças relacionadas a matéria:

Platô
Disco de Embreagem
Molas de Embreagem
Reservatório de Óleo da Embreagem
Anel de Embreagem

Comentários

Newsletter - Receba grátis conteúdo sobre mecânica

SIGA O CANAL DA PEÇA

Marcas

Marketplace

Oficinas Parceiras

Anuncie sua marca!

Sem Parar
PneuStore
Moderninha Smart
C6Bank

Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Utilizamos cookies para proporcionar a melhor experiência de navegação dos nossos usuários. Confira os detalhes na nossa Política de Privacidade

Newsletter
Receba grátis conteúdo sobre mecânica

Receba grátis conteúdos sobre mecânica